A partida da 1ª rodada da Ligue 1 entre Rennes e Marseille ocorrerá no dia 15 de agosto, no estádio Roazhon Park. Rennes x Marseille: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Rennes
Os bretões decepcionaram na última temporada do Campeonato Francês, terminando apenas na 12ª posição. A última vez que ficaram fora do top 10 da Ligue 1 foi na temporada 2013/14, quando também terminaram em 12º lugar. No novo milênio, esta foi apenas a 5ª vez que o Rennes terminou fora das dez melhores equipes do campeonato. Vale destacar que os bretões foram o clube mais inflexível da última temporada da elite francesa, empatando apenas 2 vezes (13 vitórias, 19 derrotas), com um saldo de gols de 51:50. É importante mencionar que em casa, na última temporada, o Rennes teve um desempenho muito melhor, conquistando 28 dos seus 41 pontos. Além disso, a defesa em casa foi muito mais sólida, sofrendo 17 gols contra 33 fora. Antes da preparação para a temporada, o clube disputou 6 amistosos, empatando 4 deles (1 vitória, 1 derrota).
No período de transferências, o elenco foi reforçado com o defensor Przemyslaw Frankowski, além do defensor Quentin Merlin e do meio-campista Valentin Rongier, que vieram do Marseille. Também houve perdas: o goleiro titular Steve Mandanda, os defensores Adrien Truffert, Lorenz Assignon e o meio-campista Azor Matusiwa deixaram o clube.
- A série inflexível da equipe no campeonato é de 26 partidas (11 vitórias, 15 derrotas).
- Os bretões marcaram gols nos últimos 6 jogos da Ligue 1.
- Não mais que 3 gols foram marcados em 9 dos 10 últimos jogos em casa do Rennes na elite francesa.
Escalação provisória do Rennes (5-3-2)
Brice Samba – Jérémy Jacquet, Quentin Merlin, Mikaël Faye, Anthony Rouault, Przemyslaw Frankowski – Jaouen Hadjam, Seko Fofana, Fabian Rieder – Mohamed Meïté, Moussa Al-Tamari.
A principal ausência para os anfitriões será a do seu melhor artilheiro da última temporada, Arnaud Kalimuendo, que está próximo de se transferir para o Nottingham Forest. O defensor Lilian Brassier não jogará devido a uma lesão, enquanto o goleiro Gauthier Gallon e o meio-campista Glen Kamara não foram incluídos na lista para a partida.
Marseille
Os marselheses, após um desempenho insatisfatório na temporada 2023/24, quando terminaram apenas na oitava posição da Ligue 1, foram vice-campeões na edição anterior do torneio, ficando atrás apenas do inatingível PSG. Curiosamente, o clube ocupou o 2º lugar em 3 das últimas 6 temporadas do principal campeonato francês. O pior resultado nesse período foi justamente a 8ª posição mencionada. O Marseille também foi a segunda melhor equipe visitante da última temporada da Ligue 1, além de uma das mais produtivas, com 74 gols marcados. No entanto, é importante destacar a defesa pouco confiável dos marselheses, que terminaram o campeonato anterior com uma série de 10 jogos sofrendo gols, tendo retirado a bola da rede 18 vezes nesse período. Durante a pré-temporada, a equipe disputou 6 amistosos e não perdeu nenhuma vez (3 vitórias, 3 empates), marcando em todos eles.
O Marseille adquiriu vários jogadores de qualidade, destacando-se o defensor Facundo Medina, o meio-campista Angel Gomes e os atacantes Timothy Weah e Igor Paixão, que se tornou a contratação mais cara do clube na janela de transferências atual. Entre as perdas, destaca-se a saída do meio-campista Luis Henrique para o Inter.
- O clube não perde na Ligue 1 há 5 jogos (4 vitórias, 1 empate).
- Houve troca de gols nos últimos 5 jogos do Marseille neste torneio.
- Foram marcados pelo menos 3 gols em 5 dos últimos 6 jogos fora de casa da equipe no campeonato.
Escalação provisória do Marseille (4-3-3)
Gerónimo Rulli – Amir Murillo, Leonardo Balerdi, Ulisses Garcia, Facundo Medina – Pierre-Emile Højbjerg, Adrien Rabiot, Angel Gomes – Mason Greenwood, Amine Gouiri, Jonathan Rowe.
O defensor Facundo Medina não jogará devido a uma suspensão, enquanto os atacantes Igor Paixão e o defensor Pol Lirola estão fora por lesões. O atacante Neal Maupay não foi incluído na lista para o jogo.
Árbitro
Jérémy Pignard (França)
Partidas – 18 (Ligue 1, 2024/25);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 79;
Média de cartões amarelos por partida – 4,4;
Mostrou cartões vermelhos – 4;
Faltas em média por partida – 21;
Penalidades – 22%.
Palpite do jogo Rennes x Marseille
Os adversários encerraram a última temporada da Ligue 1 com um confronto direto, do qual os marselheses saíram vitoriosos por 4:2. Espero que esta partida também seja produtiva. Os anfitriões certamente querem se redimir diante de sua torcida pelo fracasso da última temporada e começar bem na nova. Portanto, espero ver um Rennes ativo no ataque, pois mesmo na temporada anterior, em que foram mal, os bretões se destacaram na linha de frente, marcando 51 gols.
Quanto à produtividade dos visitantes, já foi mencionado acima: o Marseille foi a segunda equipe com mais gols na última temporada da Ligue 1, marcando 74 vezes. Além disso, o clube reforçou seu potencial ofensivo com algumas contratações de qualidade durante a pré-temporada. Os últimos jogos das equipes no campeonato francês também foram produtivos: pelo menos 3 gols foram marcados em 5 dos 6 jogos anteriores do Rennes e em 8 dos 9 últimos jogos do Marseille neste torneio. Em 5 dessas partidas dos bretões, houve troca de gols, e ambos os oponentes marcaram nos últimos 5 jogos dos marselheses na Ligue 1.
Tendência semelhante foi observada nos amistosos dos clubes nesta pré-temporada. Em 5 dos 6 últimos jogos de preparação do Rennes e em 4 dos 5 jogos anteriores do Marseille, os adversários marcaram gols entre si. Destaco que a defesa não é o ponto forte dos próximos oponentes. Estou confiante de que a partida será produtiva, com chances para anfitriões e visitantes marcarem. Meu palpite é "Mais de 2,5 e Ambas as Equipes Marcam – Sim"