O jogo da 16ª rodada da La Liga entre Rayo Vallecano e Betis será realizado em 15 de dezembro, no estádio Campo de Vallecas, em Madri. Rayo Vallecano – Betis: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Rayo Vallecano
Após 3 empates consecutivos, na última rodada a equipe sofreu uma derrota mínima para o Espanyol (0:1). Assim, o Rayo Vallecano estendeu sua série sem vitórias na Primera para 5 partidas (3 empates, 2 derrotas). Em 4 dessas 5 partidas, os madrilenos sequer conseguiram balançar a rede. Ao longo da temporada, o clube tem mostrado um rendimento ofensivo bastante modesto: na La Liga, os comandados de Íñigo Pérez marcaram apenas 13 gols — apenas o Oviedo tem menos (7). Ao mesmo tempo, considerando o total de gols sofridos (16), o Rayo Vallecano perde apenas para três equipes.
- Ao menos uma equipe ficou sem marcar em 8 dos 9 últimos jogos dos madrilenos no campeonato.
- No máximo 2 gols foram anotados em 5 dos 6 jogos anteriores do clube neste torneio.
- O Rayo Vallecano não sofreu mais de 1 gol em 7 partidas seguidas em casa na Primera.
Escalações provisórias do Rayo Vallecano (4-2-3-1)
Augusto Batalla – Andriy Latsyuk, Florian Lejeune, Nobel Mendy, Pep Chavarría – Óscar Valentín, Unai López – Isi Palazón, Gerard Gumbau, Francisco Pérez – Jorge de Frutos.
O meio-campista Unai López está suspenso; o meia Pape Siss já cumpriu a suspensão e pode voltar ao time. Os zagueiros Abdul Mumin e Alfonso Espino, o atacante Aleman e os meias Pedro Díaz, Óscar Trejo e Randy Nteka não estão prontos devido a lesões.
Betis
O clube segue lutando por uma vaga nas competições europeias, mas na última rodada da La Liga os sevillanos perderam em casa num confronto de muitos gols contra o Barcelona (3:5). Em apenas uma partida o Betis sofreu mais do que havia sofrido nas 5 partidas anteriores no torneio (4 gols). Com esse resultado, o time interrompeu uma série de 4 jogos sem derrota no campeonato (2 vitórias, 2 empates). Além disso, a equipe de Manuel Pellegrini caiu para a 6ª posição na tabela, ficando 6 pontos atrás do Espanyol, apesar de ter um jogo a menos. Vale destacar que a sequência ofensiva dos sevillanos na Primera chegou a 5 partidas.
- O Betis sofreu gols em 6 dos últimos 8 jogos na La Liga.
- Foram marcados ao menos 2 gols em 13 partidas do clube neste torneio.
- Os sevillanos marcaram em 16 jogos consecutivos como visitante no campeonato.
Escalações provisórias do Betis (4-2-3-1)
Álvaro Valles – Marc Bartra, Nathan, Aitor Ruibal, Valentín Gómez – Sergi Altimira, Marc Roca – Antonio Mateu, Pablo Fornals, Abde Ezzalzouli – Kucho Hernández.
Por problemas de saúde estão indisponíveis o meia Isco e os defensores Héctor Bellerín e Júnior Firpo. Os meias Sofyan Amrabat e Giovani Lo Celso podem voltar ao elenco.
Árbitro
Ricardo de Burgos Bengoetxea (Espanha)
Jogos – 8 (La Liga, 2025/26);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 30;
Média de cartões amarelos por partida – 3,7;
Mostrou cartões vermelhos – 1;
Faltas em média por partida – 23;
Pênaltis – 38%.
Palpite para o jogo Rayo Vallecano – Betis
O Rayo Vallecano não tem impressionado na primeira metade da temporada. Após 15 rodadas da La Liga, o clube soma apenas 4 vitórias e 6 derrotas. Os madrilenos tiveram apenas uma fase positiva em outubro, quando somaram os 9 pontos possíveis, mas desde então não conseguem vencer há 5 rodadas (3 empates, 2 derrotas). Embora tenham a vantagem de jogar em casa, esse fator dificilmente será determinante — o time venceu apenas 1 das últimas 8 partidas em casa no Campeonato Espanhol.
O Betis sofreu apenas 3 derrotas na atual temporada da La Liga, todas para equipes do topo da tabela. Importante notar que as derrotas aconteceram exclusivamente em casa. Nos últimos 7 jogos fora no campeonato, a equipe conquistou 2 vitórias e 5 empates. Ainda vale acrescentar que o Betis somou ao menos um ponto em 11 dos 12 últimos confrontos diretos com o Rayo Vallecano na Primera (6 vitórias, 5 empates).
O palpite é Vitória do Betis ou empate
* Para cada equipe foi indicada a escalação inicial em sua última partida neste torneio.
