O jogo da 1ª rodada da Ligue 1 entre Nice e Toulouse acontecerá no dia 16 de agosto, no estádio Allianz Riviera. Nice x Toulouse: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Nice
No campeonato francês anterior, a equipe ficou em 4º lugar, seu melhor resultado desde a temporada 2016/17, quando terminou em terceiro. Destaca-se a alta produtividade do clube no último campeonato da Ligue 1, com 66 gols, ficando em 3º lugar em número de gols marcados, atrás apenas do PSG (92) e do Marseille (74). A equipe teve seu melhor desempenho em termos de gols desde a temporada 1984/85, quando marcou 72 vezes. Vale mencionar que o Nice teve um desempenho forte em casa no último campeonato, não perdendo em 15 das 17 partidas (11 vitórias, 4 empates), e sofreu menos gols em casa do que qualquer outra equipe, apenas 15. Durante a pré-temporada, o clube disputou 6 amistosos, vencendo 4 (1 empate, 1 derrota). No entanto, foi eliminado da Liga dos Campeões, perdendo duas vezes na qualificação para o Benfica por 2 a 0.
No verão, o Nice perdeu seus principais artilheiros do último campeonato – Evann Guessand e Gaëtan Laborde, que marcaram juntos 23 gols, além do goleiro titular Marcin Bulka. Para substituí-los, foram contratados o goleiro Yehvann Diouf do Reims e o atacante sueco Isak Jansson do Rapid.
- Em casa, o clube venceu 9 dos 12 jogos anteriores na Ligue 1 (1 empate, 2 derrotas).
- O Nice marcou pelo menos duas vezes em 10 dos últimos 14 jogos em casa neste torneio.
- Foram marcados pelo menos 3 gols em 6 dos 8 jogos anteriores da equipe no campeonato.
Escalação provisória do Nice (3-4-3)
Yehvann Diouf – Kojo Oppong, Djuma Ba, Antoine Mendy – Jonathan Clauss, Tom Lusche, Djibril Koulibaly – Badredine Bouanani, Isak Jansson, Terem Moffi.
A equipe enfrenta uma série de lesões, com os defensores Dante, Ali Abdi, Moïse Bombito, Mohamed Abdelmonem, Youssouf Ndayishimiye e o meio-campista Tanguy Ndombélé fora de ação. Outro meio-campista, Pablo Rosario, está em processo de transferência para um novo clube e também estará ausente.
Toulouse
O clube teve sua melhor temporada desde o retorno à Ligue 1, terminando em 10º lugar no último campeonato, anteriormente terminando em 13º e 11º. A equipe demonstra estabilidade nos resultados, sendo um time mediano no campeonato francês. Na última temporada da Ligue 1, o clube não perdeu em 20 das 34 partidas (11 vitórias, 9 empates) e terminou com um saldo de gols positivo – 44:43, algo que não acontecia desde a temporada 2012/13. Curiosamente, fora de casa, o Toulouse teve um desempenho ligeiramente melhor do que em casa, conquistando 22 pontos contra 20. Assim como o Nice, a equipe disputou 6 partidas amistosas no verão, mas não conseguiu vencer nenhuma (2 empates, 4 derrotas).
Na pré-temporada, o clube perdeu 3 atacantes, dois dos quais foram os principais artilheiros do clube no último campeonato – Zakaria Aboukhlal e Joshua King, além de Xavi Babicka. Entre as contratações, destacam-se o atacante argentino Santiago Hidalgo e os meio-campistas Abu Francis e Mario Sauer.
- Houve troca de gols em 8 dos últimos 10 jogos do Toulouse no campeonato.
- O clube terminou a última temporada da Ligue 1 com uma série de 4 jogos sem perder (2 vitórias, 2 empates).
- A equipe marcou em 6 dos 8 jogos anteriores fora de casa neste torneio.
Escalação provisória do Toulouse (5-3-2)
Guillaume Restes – Jaidi Kanwo, Mark McKenzie, Dejan Metal, Warren Kamanzi, Charlie Cresswell – Aron Dønnum, Mario Sauer, Yann Gboho – Noah Edjouma, Frank Magri.
O meio-campista Christian Cásseres não jogará devido a suspensão, e os meio-campistas Abu Francis, Niklas Schmidt e Vincent Sierro estão indisponíveis devido a lesões.
Árbitro
Thomas Léonard (França)
Partidas – 20 (Ligue 1, 2024/25);
Cartões amarelos mostrados (incluindo segundos) – 71;
Média de cartões amarelos por partida – 3,5;
Cartões vermelhos mostrados – 2;
Faltas em média por partida – 25;
Pênaltis – 20%.
Palpite para o jogo Nice x Toulouse
Os anfitriões já iniciaram a nova temporada de partidas oficiais, jogando contra o Benfica na Liga dos Campeões. Embora esses jogos tenham sido difíceis para o Nice devido à força do adversário, a equipe deve estar em um ritmo de jogo muito melhor do que o próximo oponente, que não se preparou para partidas europeias. O Nice já é de uma classe superior ao adversário, que perdeu jogadores-chave no ataque durante a janela de transferências de verão, e ainda por cima, tem um desempenho excelente em casa no campeonato. Na última temporada da Ligue 1, o clube não perdeu em 15 dos 17 jogos em casa, com um saldo de gols de 38:15.
Não acredito que o enfraquecido Toulouse tenha chances de vencer os anfitriões. Além disso, a estatística não está a favor dos visitantes, que não conseguiram vencer o Nice fora de casa em 8 dos 9 jogos anteriores no campeonato francês (3 empates, 5 derrotas). Também acrescento que o clube da Riviera Francesa venceu os últimos 3 jogos em casa na Ligue 1 com um placar total de 9:1.
Estou confiante de que os anfitriões estarão mais próximos da vitória no próximo jogo, meu palpite é "Nice com handicap (0)"