O primeiro jogo do playoff para a vaga na Ligue 1 entre Metz e Reims acontecerá no dia 21 de maio, no estádio Saint-Symphorien. Metz x Reims: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Metz
O clube terminou em 3º lugar na atual edição da Ligue 2, garantindo o direito de disputar um lugar na divisão de elite. O Metz avançou para a fase decisiva dos playoffs ao derrotar o Dunkerque nas semifinais por 1 a 0. Vale lembrar que na temporada passada, a equipe deixou a Ligue 1 após perder nos playoffs contra o Saint-Étienne (1:2; 2:1, 0:1 na prorrogação). É importante mencionar que, na atual edição da Ligue 2, o Metz sofreu o menor número de derrotas entre todos os clubes - 5 (18 vitórias, 11 empates). Além disso, a equipe terminou o torneio principal com uma sólida diferença de gols positiva - 64:34. Em casa, sob o comando de Stéphane Le Mignan, perderam apenas uma vez nesta temporada da Ligue 2, vencendo em 10 jogos e empatando 6.
- Houve troca de gols em 10 dos 11 jogos anteriores do Metz na Ligue 2 e nos playoffs.
- Foram marcados pelo menos 3 gols em 10 dos últimos 11 jogos do clube nesses torneios.
- Em casa, a equipe não perdeu em 31 dos 32 jogos anteriores na segunda divisão e nos playoffs (19 vitórias, 12 empates).
Escalação provisória do Metz (4-5-1)
Pape Si – Matthieu Udol, Yury-Michel Mbula, Sadibou Sane, Koffi Kouao – Alpha Touré, Jessy Deminguet, Morgan Bokele, Gautier Hein, Pape Diallo – Cheikh Sabaly.
Reims
Após sofrer 3 derrotas consecutivas no final do campeonato, o Reims terminou em 16º lugar na Ligue 1. Como resultado, a equipe é obrigada a lutar para manter sua posição na elite através dos playoffs. O Reims, ao contrário do Metz, não jogou na fase preliminar dos playoffs, indo direto para a final. Na atual edição da Ligue 1, o clube conseguiu vencer apenas 8 partidas (9 empates, 17 derrotas), comemorando menos vitórias que o Montpellier, que ficou em último lugar na tabela do torneio (4). Destaca-se o fraco desempenho ofensivo do clube, com apenas 33 gols no atual campeonato, menos que apenas o Angers (32) e o próprio Montpellier (23). Além disso, fora de casa na Ligue 1, a equipe teve um desempenho ligeiramente melhor, conquistando 17 pontos contra 16 em casa.
- O Reims não venceu em 20 dos últimos 23 jogos no campeonato francês (7 empates, 13 derrotas).
- O clube não marcou mais de 1 gol em 5 partidas consecutivas neste torneio.
- Pelo menos um adversário não conseguiu marcar em 7 dos 8 jogos anteriores fora de casa do Reims na Ligue 1.
Escalação provisória do Reims (5-4-1)
Yehvann Diouf – Sergio Akieme, Cédric Kipré, Joseph Okumu, Hiroki Sakine, Aurélio Buta – Junya Ito, Mori Gbane, Amadou Kone, Valentin Atangana Edoa – Jordan Siebatcheu.
Os meio-campistas Yaya Fofana, Teddy Teuma, Reda Khadra e o atacante Mohamed Daramy não jogarão devido a problemas de saúde.
Árbitro
Hakim Ben El Hadj (França)
Partidas – 20 (Ligue 1 e Ligue 2, 2024/25);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 82;
Média de cartões amarelos por partida – 4,1;
Mostrou cartões vermelhos – 2;
Faltas em média por partida – 28;
Penalidades – 25%.
Palpite do jogo Metz x Reims
Os anfitriões superaram a fase anterior dos playoffs com dificuldade, derrotando o Dunkerque apenas no final do jogo, marcando o gol decisivo no 93º minuto de acréscimo. Essa partida também foi realizada em casa, onde o Metz tem se destacado nesta temporada, como mencionado anteriormente. Durante todo o campeonato da Ligue 2, a equipe perdeu em casa apenas uma vez, marcando 37 gols e sofrendo 15. No geral, a atual temporada foi estável para os comandados de Stéphane Le Mignan, que terminaram merecidamente entre os três melhores.
Por outro lado, não se pode dizer o mesmo sobre o próximo adversário do Metz. O Reims teve um período desastroso na Ligue 1 de novembro a março, quando a equipe não venceu durante 15 partidas (6 empates, 9 derrotas). Depois disso, o clube se recuperou, estando em 13º lugar com 5 pontos de vantagem sobre a zona de rebaixamento a três rodadas do fim do campeonato. No entanto, devido ao final de temporada ruim, o Reims caiu inesperadamente para o 16º lugar, forçando a federação a reorganizar as datas dos playoffs, já que no sábado jogará a final da Copa da França contra o PSG. Isso, sem dúvida, afetará a preparação dos visitantes para o próximo confronto.
Duvido que o Reims, em uma situação tão inesperada, consiga se recompor. O clube já teve um desempenho fraco no atual campeonato, e agora enfrenta um Metz bastante sólido, que é excelente em casa e não perdeu em 31 dos 32 jogos anteriores na Ligue 2 e nos playoffs. O Reims, por sua vez, não conseguiu vencer fora de casa em 10 dos 11 jogos anteriores na Ligue 1. Além disso, em casa, o Metz nunca perdeu para o Reims no novo milênio nos campeonatos franceses de primeira e segunda divisão (3 vitórias, 7 empates). Estou confiante de que os anfitriões não perderão desta vez, meu palpite é "Vitória do Metz ou empate".