A primeira partida das quartas de final da Liga Europa 2024/25 entre Lyon (França) e Manchester United (Inglaterra) acontecerá no dia 10 de abril no estádio Parc Olympique Lyonnais. Lyon x Manchester United: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Lyon
Os comandados de Paulo Fonseca terminaram a fase de grupos da Liga Europa na sexta posição (4 vitórias, 3 empates e 1 derrota). Graças ao término entre os oito primeiros, os franceses evitaram os playoffs e se qualificaram diretamente para as oitavas de final. Nesta fase, o Lyon superou facilmente o FCSB, vencendo o adversário com um placar agregado de 7:1. Vale ressaltar que a equipe esteve ausente das competições europeias por três anos e, na última vez que jogou na Liga Europa, em 2022, não passou das quartas de final, sendo eliminada por outro clube inglês – o West Ham (1:1 e 0:3).
- A série invicta do Lyon neste torneio é de sete partidas (4 vitórias e 3 empates).
- Pelo menos dois gols foram marcados em 11 dos últimos 13 jogos dos franceses nesta competição europeia.
- O empate ocorreu no primeiro tempo em 7 dos últimos 10 jogos em casa do clube na Liga Europa.
Escalação provisória do Lyon (4-4-2)
Lucas Perry – Abner, Moussa Niakate, Clinton Mata, Ainsley Maitland-Niles – Rayan Cherki, Tanner Tessmann, Jordan Veretout, Corentin Tolisso – Ernest Nuamah, Georges Mikautadze.
O atacante Ernest Nuamah está fora até o final da temporada devido a uma lesão no joelho. Além disso, o atacante Malik Fofana está fora por lesão, e o meio-campista Tanner Tessmann perderá o jogo por motivos pessoais.
Manchester United
Os Red Devils permanecem invictos na atual Liga Europa. A equipe passou pela fase de grupos com confiança, vencendo cinco partidas e empatando três. Da terceira posição, os ingleses se qualificaram diretamente para as oitavas de final, onde enfrentaram a Real Sociedad. As dificuldades surgiram apenas na Espanha, onde houve um empate (1:1), mas em Old Trafford, os ingleses venceram os bascos por 4:1. Vale destacar que a última vez que a equipe jogou nesta competição europeia foi na temporada 2022/23, também chegando às quartas de final, mas foi eliminada pelo Sevilla (2:2 e 0:3).
- A série invicta do clube na Liga Europa é de 10 partidas (6 vitórias e 4 empates).
- Ambas as equipes marcaram em 5 dos últimos 6 jogos do Manchester United neste torneio.
- Os Red Devils abriram o placar em 8 dos últimos 10 jogos nesta competição europeia.
Escalação provisória do Manchester United (3-4-3)
André Onana – Matthijs de Ligt, Ayden Heaven, Noussair Mazraoui – Diogo Dalot, Patrick Dorgu, Casemiro, Bruno Fernandes – Joshua Zirkzee, Alejandro Garnacho, Rasmus Højlund.
Devido a lesões, os defensores Ayden Heaven, Lisandro Martínez e Jonny Evans, além do atacante Amad Diallo, estão fora de jogo.
Árbitro
Glenn Nyberg (Suécia)
Partidas – 10 (Encontros internacionais, 2024/25);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 30;
Média de cartões amarelos por partida – 3;
Mostrou cartões vermelhos – 1;
Faltas em média por partida – 23;
Penalidades – 30%.
Palpite do jogo Lyon x Manchester United
Diferente dos Red Devils, que já perderam a motivação no campeonato nacional, os franceses lutam na Ligue 1 por uma posição entre os quatro primeiros. Atualmente, a equipe está em quinto, mas está apenas um ponto atrás do quarto lugar. Os comandados de Paulo Fonseca estão tão bem colocados graças à boa produtividade – após 28 rodadas, a equipe marcou 54 gols. No entanto, também sofreram muitos gols – 38 ao todo.
Sabendo que na Inglaterra será complicado, o Lyon provavelmente jogará de forma ofensiva nesta partida, buscando marcar o máximo possível para garantir ao menos uma vantagem mínima sobre o adversário antes do jogo de volta. No entanto, o Manchester United está focado neste torneio, pois há a possibilidade de conquistar o troféu e garantir uma vaga na próxima Liga dos Campeões. Portanto, acredito que os ingleses também marcarão, especialmente porque a equipe balançou as redes em todas as 10 partidas deste torneio. No entanto, é improvável que os Red Devils mantenham o gol intacto, já que sofreram gols em 5 dos últimos 6 jogos na Liga Europa.
Meu palpite: "Ambas as equipes marcam – sim"