A partida da 1ª rodada da Ligue 1 entre Lens e Lyon acontecerá no dia 16 de agosto, no estádio Bollaert-Delelis. Lens x Lyon: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Lens
O clube terminou próximo da zona de competições europeias na última temporada do campeonato francês, ficando em oitavo lugar. Assim, o Lens demonstra relativa estabilidade nos resultados, tendo ficado em 7º lugar na Ligue 1 no ano anterior. É importante mencionar que os jogos da equipe na edição anterior do torneio foram os menos produtivos, junto com os do Reims, com uma média de 2,4 gols por jogo. Além disso, a defesa do clube foi sólida na última temporada da Ligue 1, sofrendo 39 gols, menos apenas que o campeão PSG (35) e o Lille (36). Também é importante dizer que, em casa, o Lens teve um desempenho ruim, ficando apenas em 11º lugar na lista das melhores equipes do torneio, enquanto nos jogos fora de casa ficou em 3º lugar. No verão, o clube realizou 7 partidas amistosas, sem perder em 6 delas (4 vitórias, 2 empates).
As principais perdas do Lens na pré-temporada foram a saída dos atacantes mais prolíficos do clube no campeonato anterior, Neal El Aynaoui e Mbala Nzola, além do defensor Facundo Medina. Entre os reforços, destacam-se a chegada do atacante Florian Thauvin e do defensor Samson Baidu. É importante acrescentar que o clube agora é comandado por um novo treinador, Pierre Sage, que anteriormente dirigiu justamente o Lyon.
- A série implacável em casa da equipe na Ligue 1 é de 14 jogos (6 vitórias, 8 derrotas).
- Um dos oponentes não conseguiu marcar nos últimos 5 jogos do Lens em casa no campeonato francês.
- O clube sofreu gols em 5 dos 6 jogos anteriores neste torneio.
Escalação provisória do Lens (5-3-2)
Robin Risser – Samson Baidu, Deiver Machado, Malang Sarr, Mathieu Udol, Ruben Aguilar – Morgan Guilavogui, Adrien Thomasson, Andy Diouf – Wesley Said, Ryan Fofana.
O defensor Jonathan Gradit não jogará devido a suspensão. Devido a lesões, o defensor Joaner Chavez e o meio-campista Remy Labeau-Lascary perderão a partida.
Lyon
Os lioneses milagrosamente mantiveram seu lugar na Ligue 1, após manobras econômicas do antigo proprietário, o clube foi rebaixado para a Ligue 2, mas, após a mudança de proprietário e um recurso apresentado, conseguiu retornar à elite do futebol francês e também à Liga Europa. O Lyon conquistou a vaga no torneio europeu na última temporada do campeonato francês, ficando em 6º lugar. O clube terminou em sexto na Ligue 1 pelo segundo ano consecutivo. Os lioneses foram a quarta equipe mais produtiva do campeonato anterior, marcando 65 vezes. Além disso, fora de casa, na última temporada da Ligue 1, o clube teve um desempenho inferior, conquistando 22 pontos contra 35 em casa. Na pré-temporada, o Lyon disputou 6 amistosos, conquistando 4 vitórias (1 empate, 1 derrota).
Ao final da última temporada, o time perdeu seu líder de ataque, Alexandre Lacazette. Também saíram o atacante Rayan Cherki, o goleiro Lucas Perry, o meio-campista Nemanja Matic e os defensores Jordan Veretout, Duje Caleta-Car. Não houve reforços significativos na linha de ataque, entre os jogadores que chegaram na pré-temporada estão os meio-campistas Tyler Morton, Pavel Schulz e o defensor Ruben Kluivert.
- Fora de casa, o clube não conseguiu vencer em 7 dos 10 jogos anteriores no campeonato (1 empate, 6 derrotas).
- Houve troca de gols em 8 dos 10 últimos jogos fora de casa do Lyon na Ligue 1.
- A equipe não empata há 15 partidas no principal campeonato francês (9 vitórias, 6 derrotas).
Escalação provisória do Lyon (5-3-2)
Remy Deschamps – Abner, Sael Kumbedi, Clinton Mata, Ainsley Maitland-Niles, Moussa Niakhate – Halis Mera, Tyler Morton, Tanner Tessmann – Malik Fofana, Georges Mikautadze.
Os atacantes Enzo Molebe, Ernest Nuamah e o meio-campista Orel Mangala estão indisponíveis devido a problemas de saúde. O meio-campista Mamadou Diavara não foi relacionado para o jogo.
Árbitro
Romain Lissorgue (França)
Partidas – 14 (Ligue 1, 2024/25);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 53;
Média de cartões amarelos por partida – 3,8;
Mostrou cartões vermelhos – 6;
Faltas em média por partida – 28;
Penalidades – 43%.
Palpite para o jogo Lens x Lyon
Os anfitriões terminaram a última temporada na Ligue 1 com uma sequência de 3 jogos sem derrotas (2 vitórias, 1 empate), mas mesmo um final bem-sucedido não lhes permitiu terminar na zona de competições europeias, ficando 5 pontos atrás da 7ª posição. Curiosamente, após o término do campeonato anterior, o Lens foi comandado pelo ex-técnico do Lyon, Pierre Sage, que foi demitido de seu cargo no final de janeiro deste ano. Isso certamente adicionará um elemento de rivalidade ao próximo jogo. Estou confiante de que ele tentará vencer seu antigo time, do qual foi demitido antes do término do contrato, e motivará seus novos jogadores adequadamente.
O Lyon, por sua vez, tem tido dificuldades recentes contra o Lens, não conseguindo vencer nos últimos 4 confrontos diretos da Ligue 1 (1 empate, 3 derrotas). E fora de casa, não derrota o próximo adversário no campeonato desde janeiro de 2015. Além disso, as perdas do Lyon na pré-temporada parecem insubstituíveis, a saída de jogadores tão importantes e criativos deve impactar os resultados do clube.
Acredito que os anfitriões, mais motivados, prolongarão sua série de sucesso nos jogos contra o Lyon. Além disso, fora de casa, o Lyon raramente consegue levar vitórias, não vencendo em 7 dos últimos 10 jogos fora no campeonato, sofrendo 6 derrotas. Portanto, meu palpite é "Vitória do Lens ou empate".
* Para cada equipe, está listada a escalação inicial em seu último jogo.