O jogo da 16ª rodada da La Liga entre Atlético de Madrid e Valencia será disputado em 13 de dezembro no estádio Riyadh Air Metropolitano. Atlético de Madrid – Valencia: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Atlético de Madrid
O início do inverno não foi favorável ao clube. No outono, o Atlético passou a maior parte do período invicto, alcançando uma série de 13 jogos sem derrota na La Liga (9 vitórias, 4 empates) e chegou a emendar seis triunfos consecutivos, mas nas duas primeiras partidas de dezembro a equipe não somou pontos. Os madrilenos sofreram duas derrotas seguidas no Campeonato Espanhol pela primeira vez desde março. O clube segue na 4ª posição, enquanto os concorrentes abriram vantagem; a diferença para a líder Barcelona subiu para 9 pontos. É importante mencionar que o Atlético interrompeu uma série de 17 jogos com gols no Campeonato Espanhol. Ainda assim, apesar dos resultados recentes, a equipe de Diego Simeone continua entre as mais sólidas do torneio: até o momento foram somente 15 gols sofridos na temporada, pior número têm apenas o Villarreal (13). Além disso, o Atlético ainda não perdeu em seu estádio nesta edição da La Liga: em 8 jogos em casa somou 22 pontos, ficando atrás apenas do Barcelona (24).
- Ao menos uma equipe não marcou em 6 dos 8 últimos jogos do Atlético na La Liga.
- O Atlético está invicto em 12 partidas em casa no campeonato (11 vitórias, 1 empate).
- A série de jogos decisivos no torneio chega a 8 partidas (6 vitórias, 2 derrotas).
Escalação provisória do Atlético de Madrid (4-5-1)
Jan Oblak – Nahuel Molina, Marc Pubill, Clément Lenglet, David Ganczko – Conor Gallagher, Pablo Barrios, Thiago Almada, Nicolás González, Giuliano Simeone – Julián Álvarez.
O zagueiro José María Giménez, assim como os meio-campistas Marcos Llorente, João Cardoso e Alex Baena, estão fora por lesão. A participação do defensor Clément Lenglet é dúvida.
Valencia
A equipe continua na parte de baixo da tabela, mas os resultados do último mês mostram algum progresso. Na última rodada o Valencia arrancou um empate nos acréscimos contra o Sevilla (1:1), estendendo a série invicta na La Liga para 4 jogos (1 vitória, 3 empates), sendo que antes desta sequência o clube não havia passado de duas partidas sem perder no campeonato. Porém, nos últimos 10 confrontos pelo torneio os valencianos venceram apenas uma vez. Além disso, o time ainda não venceu fora de casa na La Liga nesta temporada, somando apenas 3 pontos – desempenho pior tem somente o Osasuna (2).
- O Valencia sofreu gols em 20 dos 21 jogos anteriores na La Liga.
- Em 6 dos 7 últimos jogos do time neste torneio foram marcados no máximo 2 gols.
- Na atual temporada do campeonato, o Valencia já sofreu 23 gols no total, número só superior ao de três clubes.
Escalação provisória do Valencia (4-2-3-1)
Julián Aguirresábala – Thierry Correia, César Tarrega, José Manuel Copete, José Luis Gayà – Javi Guerra, Pepelu – Luis Rioja, André Almeida, Arnaut Danjuma – Hugo Duro.
O zagueiro titular César Tarrega está suspenso. A participação do defensor Muktar Diakabi é dúvida.
Palpite para o jogo Atlético de Madrid – Valencia
Após um período excelente no outono, o Atlético caiu de rendimento e sofreu duas derrotas seguidas, ainda que ambas tenham sido fora de casa. Em seu estádio a equipe mantém longa invencibilidade na La Liga (12 jogos) e só um desses confrontos terminou empatado. A série de vitórias em casa no campeonato alcança sete partidas, e em seis dessas o Atlético marcou ao menos dois gols — já vimos atuações com 3 e até 5 gols na temporada.
O Valencia segue entre os piores visitantes da competição: soma nove jogos sem vitória fora (4 empates, 5 derrotas) e teve dificuldades evidentes contra os clubes do grupo de frente, perdendo por goleada para Barcelona e Real Madrid no outono. Jogando fora, o time apresenta a pior média de gols sofridos por partida na La Liga nesta temporada.
Meu palpite – P1 e IT1 MAIS 1,5
* Para cada time é indicada a formação inicial no seu último jogo nesta competição.
