A primeira partida da semifinal da Liga Europa 2024/25 entre Athletic (Espanha) e Manchester United (Inglaterra) ocorrerá no dia 1º de maio, no estádio San Mamés, em Bilbao. Athletic x Manchester United: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Athletic
Os bascos estavam ausentes das competições europeias desde 2018. O retorno a um dos torneios continentais foi excelente – conseguiram chegar às semifinais da Liga Europa, algo que não acontecia desde a temporada 2011/12. Nos playoffs, os espanhóis passaram por duas fases, superando a Roma e o Rangers. Contra os italianos, avançaram graças a um melhor resultado no jogo em casa (1:2 e 3:1), enquanto no confronto de ida e volta com os escoceses, a equipe de Ernesto Valverde se destacou na defesa – 0:0 e 2:0.
- O clube não perdeu em 10 dos 12 jogos anteriores na Liga Europa (8 vitórias e 2 empates).
- Foram marcados pelo menos dois gols em 8 dos últimos 9 encontros do Athletic nesta competição europeia.
- Os bascos sofreram apenas um gol nos últimos oito primeiros tempos neste torneio.
Escalação provisória do Athletic (4-3-3)
Julen Agirrezabala – Óscar De Marcos, Lekue, Yeray Álvarez, Daniel Vivian – Mikel Vesga, Íñigo Ruiz de Galarreta, Oihan Sancet – Álex Berenguer, Nico Williams, Maroán Sanhaji.
O meio-campista Oihan Sancet está no departamento médico.
Manchester United
Nos últimos oito anos, os Red Devils chegaram pela quarta vez à fase semifinal da Liga Europa. Assim como os bascos, os ingleses avançaram diretamente para as oitavas de final do torneio, onde superaram com segurança outro representante da La Liga, o Real Sociedad (1:1 e 4:1). No entanto, na fase anterior, não faltou sorte: ambos os jogos contra o Lyon terminaram com o mesmo placar de 2:2, mas conseguiram vencer os franceses na prorrogação (3:2). Curiosamente, na história das competições europeias, este é o primeiro caso em que cinco gols foram marcados na prorrogação, e uma das equipes (Manchester United) marcou dois gols após o 120º minuto.
- O clube de Manchester é o único entre todas as equipes que participaram nesta temporada da Liga dos Campeões e da Liga Europa que não sofreu nenhuma derrota no tempo regulamentar (6 vitórias e 6 empates).
- Ambas as equipes marcaram ao término dos 90 minutos em 7 dos 8 jogos anteriores do Manchester United na Liga Europa.
- Nos últimos nove jogos dos ingleses neste torneio, o primeiro tempo terminou empatado em oito ocasiões.
Escalação provisória do Manchester United (3-4-3)
André Onana – Harry Maguire, Leni Yoro, Noussair Mazraoui – Diogo Dalot, Patrick Dorgu, Casemiro, Bruno Fernandes – Manuel Ugarte, Alejandro Garnacho, Rasmus Højlund.
Devido a lesões, os defensores Diogo Dalot, Aidan Heven e Lisandro Martínez, assim como o atacante Joshua Zirkzee, estão fora. A participação do atacante Amad Diallo e do defensor Matthijs de Ligt está em dúvida.
Árbitro
Espen Eskås (Noruega)
Partidas – 13 (Encontros internacionais, 2024/25);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 53;
Média de cartões amarelos por partida – 4,1;
Mostrou cartões vermelhos – 3;
Faltas em média por partida – 23;
Penalidades – 23%.
Palpite do jogo Athletic x Manchester United
Em confrontos entre adversários desse nível, o fator campo será decisivo. Suponho que os bascos tentarão vencer a primeira partida, de preferência sem sofrer gols, e no jogo de volta contarão com sua excelente defesa, que é a melhor da La Liga. Vencer o clube de Bilbao é incrivelmente difícil: nesta temporada, os espanhóis venceram todos os seis jogos em casa na Liga Europa, sofrendo apenas dois gols.
É importante mencionar que o Athletic também é forte em casa no campeonato, onde em 17 partidas da atual La Liga, sofreu apenas uma derrota (10 vitórias e 6 empates). Embora o Manchester United ainda não tenha perdido nesta temporada europeia, fora de casa, em seis jogos, conseguiu apenas duas vitórias (4 empates), e essas foram contra adversários modestos – Viktoria Plzeň e FCSB. Vale lembrar também da fraqueza dos Red Devils em jogos fora na Premier League, onde venceram apenas 4 dos 16 jogos nesta temporada (5 empates e 7 derrotas).
Meu palpite é "Vitória do Athletic"