O jogo da 1ª rodada da Premier League entre Tottenham e Burnley acontecerá no dia 16 de agosto, no estádio Tottenham Hotspur, em Londres. Tottenham x Burnley: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Tottenham
Os londrinos terminaram na 17ª posição no último campeonato, tornando aquela temporada a pior para o clube desde a criação da Premier League. No entanto, pela primeira vez em 17 anos, a equipe conquistou um troféu – na final da Liga Europa, os londrinos venceram o Manchester United (1:0). É importante mencionar que o Tottenham concentrou todos os seus esforços na competição europeia e não se arrependeu, mas na Premier League o clube teve uma sequência de 7 jogos sem vitórias no final da temporada (1 empate e 6 derrotas). Na pré-temporada, os londrinos disputaram 6 amistosos, perdendo apenas uma vez (2 vitórias e 3 empates). Depois disso, a equipe perdeu a Supercopa da UEFA para o PSG (2:2, nos pênaltis 3:4).
Em julho, os londrinos foram comandados por Thomas Frank, que anteriormente trabalhou por muito tempo no Brentford. O time também se reforçou com os atacantes Mohammed Kudus e Mathys Tel, o meio-campista João Palhinha, além dos defensores Kevin Danso e Luka Vuskovic. Deixaram o clube o atacante Son Heung-min e o meio-campista Pierre-Emile Højbjerg.
- O clube não venceu em 11 dos 12 jogos anteriores na Premier League (2 empates e 9 derrotas).
- Ambas as equipes marcaram em 6 dos últimos 8 jogos do Tottenham no campeonato.
- Em casa na Premier League, a equipe venceu apenas 2 dos últimos 14 jogos (3 empates e 9 derrotas).
Escalação provisória do Tottenham (4-3-3)
Guglielmo Vicario – Djed Spence, Cristian Romero, Micky van de Ven, Pedro Porro – Lucas Bergvall, João Palhinha, Rodrigo Bentancur – Wilson Odobert, Dominic Solanke, Mohammed Kudus.
Devido a lesões, os defensores Destiny Udogie e Radu Dragusin, os meio-campistas James Maddison e Dejan Kulusevski estão fora de jogo.
Burnley
Scott Parker assumiu o clube em julho do ano passado e, na primeira tentativa, o devolveu à Premier League. A equipe ficou em segundo lugar no Championship, com a mesma pontuação do Leeds (100). Vale destacar que o Burnley sofreu apenas 2 derrotas em 46 jogos na segunda divisão da Inglaterra e terminou o campeonato com uma sequência de 5 vitórias. Além disso, a equipe sofreu apenas 16 gols no Championship 2024/25. No verão, o Burnley disputou cinco amistosos, conquistando 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.
Durante a janela de transferências, o clube perdeu o goleiro James Trafford, o defensor CJ Egan-Riley, os meio-campistas Josh Brownhill e Han-Noah Massengo. Chegaram ao time os atacantes Armando Broja e Lume Chawna, os defensores Bashir Humphreys e Quillindsy Hartman, e o meio-campista Lesley Ugochukwu.
- Nos últimos 20 jogos na Premier League, o clube venceu apenas 2 vezes (7 empates e 11 derrotas).
- Ambas as equipes marcaram nos 6 jogos anteriores do Burnley na Premier League.
- Pelo menos 3 gols foram marcados em 8 dos últimos 10 jogos fora de casa da equipe na Premier League.
Escalação provisória do Burnley (4-2-3-1)
Etienne Green – Connor Roberts, Maxime Estève, Joe Worrall, Lucas Pires – Josh Cullen, Josh Laurent – Hannibal Mejbri, Marcus Edwards, Jadon Anthony – Ashley Barnes.
Devido a lesões, o defensor Bashir Humphreys e o atacante Zeki Amdouni perderão a 1ª rodada. A participação do goleiro Martin Dúbravka, do meio-campista Benson Manuel e do atacante Zian Flemming é incerta.
Árbitro
Michael Oliver (Inglaterra)
Partidas – 26 (Premier League, 2024/25);
Cartões amarelos mostrados (incluindo segundos) – 116;
Média de cartões amarelos por partida – 4,5;
Cartões vermelhos mostrados – 5;
Faltas em média por partida – 23;
Pênaltis – 12%.
Palpite para o jogo Tottenham x Burnley
O clube londrino decepcionou no último campeonato, quebrando todos os seus recordes negativos na Premier League. Acredito que o jogo do Tottenham não mudará drasticamente, mesmo após a chegada do novo treinador. A equipe precisará de tempo para se adaptar às exigências do técnico, por isso não espero que os donos da casa consigam uma vitória convincente já na primeira partida, ainda mais considerando que nos últimos 12 jogos na Premier League, os londrinos venceram apenas uma vez com uma vantagem de mais de 1 gol.
Com a chegada de Scott Parker, o Burnley passou a jogar muito melhor na defesa. No Championship, a equipe sofreu muito menos gols do que qualquer outra (em média 0,35 gol por partida), e ambas as suas derrotas foram por um placar mínimo de 0:1. Presumo que na Premier League a equipe continuará apostando na defesa e não permitirá que o Tottenham se destaque no ataque.
Meu palpite é "Burnley com handicap (+1,5)"