O jogo de ida do mata-mata da Liga Conferência 2025/26 entre Sigma (República Tcheca) e Lausanne (Suíça) será disputado em 19 de fevereiro, no estádio Andruv, em Olomouc. Sigma x Lausanne: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Sigma
Em sua estreia na Liga Conferência, os tchecos passaram direto pela fase de grupos. A equipe de Tomáš Janotka somou 7 pontos (2 vitórias e 1 empate) e ficou na última posição que garante vaga nos playoffs. Ainda assim, a Sigma teve o segundo pior número de gols sofridos entre os 24 primeiros colocados (9). E é difícil esperar algo diferente de um time que não conseguiu passar um jogo sequer sem ser vazado.
- Ambas as equipes marcaram em cinco jogos seguidos dos tchecos na Liga Conferência.
- A equipe não venceu em 8 das últimas 10 partidas em competições europeias (1 empate e 7 derrotas).
- Em 4 das últimas 5 partidas em casa no cenário internacional, o clube marcou no máximo um gol.
Escalação provisória da Sigma (4-4-2)*
Jan Koutný – Abdoulaye Silla, Matěj Hadaš, Jakub Elbel, Louis Lurvink – Jáchym Šíp, Ahmad Ghali, Peter Barát, Michal Beran – Antonín Růsek, Daniel Šturm.
No departamento médico estão os atacantes Yunusa Muritala e Artur Dolzhnikov, o zagueiro Jan Král e o meia Filip Urytsa.
Lausanne
Os suíços não ficaram atrás dos tchecos. Em sua primeira participação na Liga Conferência, o Lausanne fez uma campanha bastante sólida, sem perder em 5 de 6 jogos (3 vitórias e 2 empates). Com isso, o clube terminou na 9ª colocação, a apenas um ponto do top-8. A equipe de Peter Zeidler se destacou pela solidez defensiva: ficou no top-5 em gols sofridos e, em número de jogos sem sofrer gols (4), só ficou atrás do AEK Larnaca.
- No máximo dois gols foram marcados nos últimos cinco jogos do Lausanne na Liga Conferência.
- A equipe não perdeu em 4 das últimas 5 partidas fora de casa neste torneio (3 vitórias e 1 empate).
- Em 4 das últimas 5 partidas como visitante na Liga Conferência, o clube não sofreu gols.
Escalação provisória do Lausanne (4-4-2)*
Karlo Letica – Theo Bergvall, Kévin Muanga, Karim Sow, Morgan Poaty – Olivier Custodio, Nathan Butler-Oyedeji, Bejatt Lekweiry, Jamie Orellaña – Seydou Traoré, Niki Beloko.
O meia Souleyman Ndiaye e o atacante Theo Bair estão lesionados.
Árbitro
Sander van der Eijk (Holanda)
Partidas – 11 (Jogos internacionais, 2025/26);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 27;
Média de cartões amarelos por partida – 2,4;
Mostrou cartões vermelhos – 5;
Faltas em média por partida – 25;
Penalidades – 27%.
Sigma x Lausanne: palpite do jogo
O Lausanne marcou apenas 6 gols na fase de grupos — várias equipes eliminadas tiveram números melhores no ataque. Mesmo assim, a baixa produtividade ofensiva não impediu o clube de terminar no alto da tabela. O principal mérito foi a defesa confiável. A equipe de Peter Zeidler só sofreu mais de um gol na partida contra o Lech, mas os poloneses terminaram no top-3 em gols marcados. Além disso, em 4 das últimas 5 partidas fora de casa na Liga Conferência, os suíços sequer foram vazados.
Os tchecos marcam com frequência, mas dificilmente entregam goleadas. A Sigma balançou as redes mais de uma vez em apenas 2 dos últimos 10 jogos na Liga Conferência. Para completar, a última vez que a torcida viu o time fazer ao menos dois gols em uma partida oficial foi no fim de novembro. No campeonato nacional, o cenário também é ruim na criação e na conclusão: a Sigma é a quinta pior em gols marcados.
Meu palpite: Sigma menos de 1,5 gols
* Para cada equipe, foi indicada a escalação inicial do seu último jogo.
