A partida da 7ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2024/25 entre o Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e o Brest (França) acontecerá no dia 22 de janeiro na Veltins-Arena em Gelsenkirchen (Alemanha). Shakhtar Donetsk x Brest: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Árbitro: Sandro Schärer (Suíça)
Partidas – 7 (Encontros internacionais, 2024/25);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 23;
Média de cartões amarelos por partida – 3,3;
Mostrou cartões vermelhos – 0;
Faltas em média por partida – 23;
Penalidades – 14%.
Escalações provisórias para o jogo Shakhtar Donetsk x Brest
Shakhtar Donetsk (4-3-3): Dmitriy Riznyk – Yefim Konoplya, Valeriy Bondar, Mykola Matviyenko, Alaa Ghram – Dmytro Kryskiv, Artem Bondarenko, Heorhiy Sudakov – Oleksandr Zubkov, Eginaldo, Kevin.
Brest (4-3-3): Marco Bizot – Mathias Pereira Lage, Abdulaye Ndiaye, Brendan Chardonnet, Kenny Lala – Edimilson Fernandes, Mahdi Camara, Hugo Magnetti – Kamory Doumbia, Ludovic Ajorque, Abdallah Sima.
Shakhtar Donetsk
Os ucranianos chegam ao próximo confronto após duas derrotas consecutivas na Liga dos Campeões. Primeiro, a equipe perdeu fora de casa para o PSV por 2:3, e depois em Gelsenkirchen para o Bayern (1:5). Os "mineiros" têm apenas uma vitória sobre o Young Boys (2:1) e um empate sem gols com o Bologna. Com 4 pontos, o Shakhtar está na 27ª posição na tabela de classificação, quatro pontos atrás da zona de playoffs. A equipe precisa vencer o próximo jogo para manter as chances de avançar para a próxima fase do torneio europeu. Um empate provavelmente deixará o clube fora dos 24 melhores na fase de grupos, especialmente com uma diferença de gols negativa significativa (-8).
O defensor Pedro Henrique Azevedo está suspenso e não jogará. O atacante Danilo Sikan está em processo de transferência para outro clube.
- Pelo menos três gols foram marcados em 9 dos 13 jogos anteriores do Shakhtar neste torneio.
- Os "mineiros" não marcaram no segundo tempo em seus últimos seis jogos na Liga dos Campeões.
Brest
A estreia dos franceses neste torneio europeu foi incrivelmente bem-sucedida. A equipe está na sétima posição após seis rodadas e, se vencer o próximo jogo, garantirá sua vaga nos playoffs. Na fase de grupos, o clube perdeu apenas uma vez, para o Barcelona, fora de casa, por 0:3. Nos outros jogos do torneio, os comandados de Éric Roy conquistaram 4 vitórias e empataram com o Bayer (1:1).
O defensor Julien Le Cardinal está suspenso e não jogará. No departamento médico do clube estão o meio-campista Jona Martin e os defensores Jordan Amavi, Massadio Haidara, Bradley Locko.
- Os jogadores do clube marcaram em 5 dos 6 jogos anteriores na Liga dos Campeões.
- Pelo menos um gol foi marcado no primeiro tempo em todos os seis jogos do Brest neste torneio europeu.
- A equipe não venceu no segundo tempo em suas últimas quatro partidas na Liga dos Campeões (3 empates e 1 derrota).
Shakhtar Donetsk x Brest: palpite do jogo
Os anfitriões nominais do próximo confronto não têm outra opção a não ser vencer os dois jogos restantes para avançar para a próxima fase do torneio europeu. Vencer os franceses é possível, apesar de sua alta posição no torneio. Os comandados de Éric Roy tiveram sorte com o calendário, enfrentando apenas adversários sérios como Bayer e Barcelona. O clube ucraniano é muito mais experiente que o Brest e saberá se preparar para o jogo. Estou confiante de que os jogadores entendem que, para conquistar três pontos, precisam atacar desde o início e tentar marcar o máximo de gols possível.
O Shakhtar marcou em 15 dos 19 jogos anteriores na Liga dos Campeões, incluindo contra adversários muito mais fortes que os franceses. Além disso, o Brest só conseguiu manter sua defesa intacta contra o PSV e o Salzburg na fase de grupos. Vale ressaltar que os franceses estão na segunda metade da tabela da Ligue 1, sofrendo gols como as equipes da zona de rebaixamento do campeonato.
Mas também espero gols dos visitantes, que não conseguiram marcar apenas contra os catalães na atual Liga dos Campeões. Além disso, os próprios ucranianos sofreram gols em 19 dos últimos 22 jogos neste torneio. Portanto, meu palpite é "Ambas as equipes marcam – sim"