O confronto da 7ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2024/25 entre Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e Brest (França) acontecerá no dia 22 de janeiro, na Veltins-Arena, em Gelsenkirchen (Alemanha). Shakhtar Donetsk x Brest: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Árbitro: Sandro Schärer (Suíça)
Partidas – 7 (Encontros internacionais, 2024/25);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 23;
Média de cartões amarelos por partida – 3,3;
Mostrou cartões vermelhos – 0;
Faltas em média por partida – 23;
Penalidades – 14%.
Escalações provisórias para o jogo Shakhtar Donetsk x Brest
Shakhtar Donetsk (4-3-3): Dmitriy Riznyk – Yukhym Konoplya, Valeriy Bondar, Mykola Matviyenko, Alaa Ghram – Dmytro Kryskiv, Artem Bondarenko, Georgiy Sudakov – Oleksandr Zubkov, Eginaldo, Danylo Sikan.
Brest (4-1-2-3): Marco Bizot – Luc Zohore, Abdulaye Ndiaye, Brendan Chardonnet, Kenny Lala – Edimilson Fernandes – Mahdi Camara, Hugo Magnetti – Kamory Doumbia, Ludovic Ajorque, Mama Baldé.
Shakhtar Donetsk
Os ucranianos chegam para o próximo confronto após duas derrotas consecutivas na Liga dos Campeões. Primeiro, a equipe perdeu fora de casa para o PSV por 2:3, e depois em Gelsenkirchen para o Bayern (1:5). O Shakhtar tem apenas uma vitória sobre o Young Boys (2:1) e um empate sem gols com o Bologna. Com 4 pontos, os ucranianos estão na 27ª posição na tabela e a quatro pontos da zona de playoffs. A equipe precisa vencer o próximo confronto para manter as chances de avançar para a próxima fase do torneio europeu. Um empate provavelmente deixará o clube fora dos 24 melhores na fase de grupos, já que os ucranianos têm uma diferença de gols negativa significativa (-8).
O defensor Pedro Henrique Azevedo não jogará devido a suspensão.
- Em 9 dos 13 últimos jogos do Shakhtar neste torneio, foram marcados pelo menos três gols.
- O Shakhtar não marcou no segundo tempo em seus últimos seis jogos na Liga dos Campeões.
Brest
A estreia dos franceses nesta competição europeia foi incrivelmente bem-sucedida. A equipe está na sétima posição após seis rodadas e, se vencer o próximo confronto, garantirá sua vaga nas oitavas de final. Na fase de grupos, o clube perdeu apenas uma vez – para o Barcelona em seu campo por 0:3. Nos demais jogos do torneio, os comandados de Éric Roy conquistaram 4 vitórias e empataram com o Bayer (1:1).
O defensor Julien Le Cardinal ficará de fora devido a suspensão. No departamento médico do clube estão o meio-campista Jonas Martin e os defensores Jordan Amavi, Massadio Haïdara, Bradley Locko e Soumaïla Coulibaly.
- Os jogadores do clube marcaram em 5 dos 6 últimos jogos na Liga dos Campeões.
- Pelo menos um gol foi marcado no primeiro tempo em todos os seis jogos do Brest nesta competição europeia.
- A equipe não venceu no segundo tempo em quatro das últimas partidas na Liga dos Campeões (3 empates e 1 derrota).
Shakhtar Donetsk x Brest: palpite do jogo
Os anfitriões nominais do próximo confronto não têm outra opção a não ser vencer os dois jogos restantes para avançar para a próxima fase do torneio europeu. Derrotar os franceses é possível, apesar de sua alta posição no torneio. Os comandados de Éric Roy tiveram sorte com o calendário, e entre os adversários de peso, enfrentaram apenas o Bayer e o Barcelona. O clube ucraniano é muito mais experiente que o Brest e conseguirá se preparar para o próximo jogo. Estou confiante de que os jogadores entendem que, para conquistar três pontos, é preciso atacar desde os primeiros minutos e tentar marcar o máximo de gols possível.
O Shakhtar marcou em 15 dos 19 jogos anteriores na Liga dos Campeões, e contra adversários bem mais fortes que os franceses. E o Brest na fase de grupos só conseguiu manter seu gol intacto contra o PSV e o Salzburg. Também vale mencionar que os franceses estão na segunda metade da tabela na Ligue 1 e sofrem gols no nível dos três últimos colocados do campeonato.
Mas espero gols também dos visitantes, que não conseguiram marcar apenas contra os catalães na atual Liga dos Campeões. E os próprios ucranianos sofreram gols em 19 dos últimos 22 jogos neste torneio. Portanto, meu palpite é "Ambos marcam – sim"