A partida de volta dos playoffs da qualificação da Liga Conferência 2025/26 entre o Servette (Suíça) e o Shakhtar Donetsk (Ucrânia) acontecerá no dia 28 de agosto, no Stade de Genève. Resultado do primeiro jogo – 1:1. Servette x Shakhtar Donetsk: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Servette
Os comandados de Jocelyn Gourvennec ficaram satisfeitos com o resultado da primeira partida, afinal, conseguiram empatar com um adversário forte, além disso, fora de casa. Os suíços marcaram um gol rápido, mas não conseguiram manter a vantagem – empate em 1:1. Agora, a equipe precisa vencer nos 90 minutos para avançar à fase principal da Liga Conferência. Vale lembrar que na temporada passada isso não foi possível – na fase de playoffs, o Servette foi derrotado pelo Chelsea (2:1 e 0:2).
- O clube não venceu no tempo regulamentar em 9 dos últimos 11 jogos em competições europeias (4 empates e 5 derrotas).
- No máximo três gols foram marcados nos 90 minutos em 11 dos 13 jogos anteriores do Servette em competições europeias.
- Em casa, os suíços conquistaram apenas 1 vitória no tempo regulamentar nos últimos 7 confrontos europeus (3 empates e 3 derrotas).
Escalação provisória do Servette (5-3-2)
Joël Mall – Anthony Baron, Bradley Mazikou, Dylan Bronn, Lilian Nyo, Loan Srdjanovic – Lamine Fomba, Timothé Cognat, Alexis Antunes – Keyan Varela, Miroslav Stevanovic.
Shakhtar Donetsk
Os ucranianos não tiveram sorte na finalização da primeira partida. Os comandados de Arda Turan tiveram 71% de posse territorial, superaram o adversário no número de chutes a gol (23:2), além dos escanteios – 14:3, mas conseguiram marcar apenas 1 gol. Assim, a série invicta dos "mineiros" no tempo regulamentar em competições europeias chegou a 7 partidas (3 vitórias e 4 empates). Agora, os jogadores de Donetsk precisam vencer fora de casa, e se houver novo empate, haverá prorrogação.
- No máximo dois gols foram marcados nos 4 jogos anteriores do Shakhtar em competições europeias.
- Os ucranianos não sofreram mais de 1 gol nos 90 minutos em 6 dos 7 encontros europeus anteriores.
- Nas últimas 10 partidas fora de casa em competições europeias, os "mineiros" conquistaram apenas 1 vitória (3 empates e 6 derrotas).
Escalação provisória do Shakhtar Donetsk (4-5-1)
Dmitriy Riznyk – Mykola Matviyenko, Pedro Henrique Azevedo, Valeriy Bondar, Vinicius Tobias – Alisson Santana, Marlon Gomes, Heorhii Sudakov, Nevertón, Pedrinho – Kauan Elias.
Árbitro
Guillermo Cuadra Fernández (Espanha)
Partidas – 8 (Encontros internacionais, 2023/24–2025/26);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 38;
Média de cartões amarelos por partida – 4,8;
Mostrou cartões vermelhos – 1;
Faltas em média por partida – 25;
Penalidades – 50%.
Palpite para o jogo Servette x Shakhtar Donetsk
Os suíços tiveram claramente sorte na primeira partida. Os ucranianos foram muito superiores, mas simplesmente faltou precisão na finalização de suas jogadas. Acredito que no jogo de volta, os "mineiros" terão mais facilidade, já que os anfitriões passarão mais tempo no ataque, o que será aproveitado pelo clube ucraniano.
O Shakhtar ainda não perdeu nenhum jogo nesta temporada europeia, mas acabou na terceira competição europeia mais forte. A equipe já não tem mais onde recuar, e em jogo está a reputação dos "mineiros". O Servette não é um clube tão forte e, nas últimas 7 partidas europeias em casa, não venceu 6 vezes. Além disso, a equipe nessa série de jogos em casa marcou mais de um gol apenas uma vez.
Meu palpite é "Vitória do Shakhtar Donetsk"