A final da Liga Conferência 2024/25 entre Betis (Espanha) e Chelsea (Inglaterra) acontecerá no dia 28 de maio, no estádio Wrocław (Polônia). Betis x Chelsea: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Betis
No semifinal da Liga Conferência, os sevilhanos enfrentaram a Fiorentina. As equipes trocaram vitórias em casa por 2 a 1, após o que o Betis venceu na prorrogação por 1 a 0. Nos seis jogos anteriores na Liga Conferência, os comandados de Manuel Pellegrini sofreram apenas uma derrota no tempo regulamentar, conquistando três vitórias e dois empates. Também é importante mencionar que os espanhóis chegaram pela primeira vez na história à final de um torneio continental. Antes disso, o melhor desempenho do Betis foi chegar às quartas de final da Taça dos Vencedores das Taças (nas temporadas 1977/78 e 1997/98).
- O clube não foi derrotado nos 90 minutos em 8 dos últimos 10 jogos na Liga Conferência (6 vitórias e 2 empates).
- Foram marcados pelo menos dois gols no tempo regulamentar em seis dos últimos jogos do Betis neste torneio.
- Os sevilhanos não sofreram gols no primeiro tempo em 12 dos últimos 13 jogos nesta competição europeia.
Escalação provisória do Betis (4-3-3)
Adrián Castillo – Natan, Ricardo Rodríguez, Marc Bartra, Youssouf Sabaly – João Cardoso, Isco, Pablo Fornals – Antony Matheus, Abde Ezzalzouli, Cédric Bakambu.
Devido a lesões, os defensores Diego Llorente e Héctor Bellerín, o meio-campista Marc Roca e o atacante Chimy Ávila não jogarão.
Chelsea
Os ingleses, ao contrário do adversário, passaram pela semifinal do torneio sem grandes dificuldades. Os londrinos venceram o Djurgården fora de casa por 4 a 1 e, em casa, jogaram pelo resultado, limitando-se a uma vitória modesta por 1 a 0. Vale ressaltar que, nos últimos seis anos, o clube inglês jogará pela terceira vez na final de um torneio europeu: na temporada 2018/19, a equipe venceu a Liga Europa e, em 2021, conquistou o troféu da Liga dos Campeões. Se o Chelsea vencer a próxima final, se tornará o primeiro clube a vencer os três torneios europeus que existem atualmente.
- Nos últimos 12 jogos na Liga Conferência, os comandados de Enzo Maresca conquistaram 11 vitórias, sofrendo apenas uma derrota.
- Chelsea marcou pelo menos dois gols em 9 dos 12 jogos anteriores neste torneio.
- Não foram marcados mais de três gols em 5 dos últimos 6 jogos dos ingleses nesta competição europeia.
Escalação provisória do Chelsea (4-3-3)
Filip Jorgensen – Malo Gusto, Benoît Badiashile, Trevoh Chalobah, Marc Cucurella – Moisés Caicedo, Enzo Fernández, Cole Palmer – Pedro Neto, Noni Madueke, Nicolas Jackson.
Devido a lesões, o defensor Wesley Fofana e o meio-campista Omari Kellyman estão fora de jogo. Além disso, devido a uma suspensão por tempo indeterminado, o atacante Mykhailo Mudryk está fora, e o meio-campista Romeo Lavia está indisponível devido às regras da UEFA.
Árbitro
Irfan Peljto (Bósnia e Herzegovina)
Partidas – 15 (Encontros internacionais, 2024/25);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 53;
Média de cartões amarelos por partida – 3,5;
Mostrou cartões vermelhos – 5;
Faltas em média por partida – 21;
Penalidades – 60%.
Palpite do jogo Betis x Chelsea
Os londrinos passaram por esta temporada europeia com muito mais confiança. O clube terminou a fase de grupos em primeiro lugar sem problemas, conquistando seis vitórias com um placar agregado de 26 a 5. Nos playoffs, os ingleses venceram 5 dos 6 jogos, e a única derrota nesse período foi para o Legia – em uma situação em que o desfecho geral do confronto já estava decidido.
Os sevilhanos, por outro lado, garantiram sua vaga nos playoffs da Liga Conferência apenas na última rodada da fase de grupos. Além disso, a equipe teve dificuldades em jogos contra clubes que dificilmente podem ser considerados medianos no futebol europeu.
Acredito que o Chelsea sairá vitorioso na final da Liga Conferência. Os londrinos estão em um nível consideravelmente superior a todos os outros participantes deste torneio. Além disso, a equipe tem uma vasta experiência em competições europeias, bem como experiência em finais de torneios continentais.
Considerando todos esses fatores, meu palpite é "Vitória do Chelsea"