O duelo da 18ª rodada da La Liga entre Rayo Vallecano e Getafe será no dia 2 de janeiro, no estádio Campo de Vallecas, em Madri. Rayo Vallecano x Getafe: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Rayo Vallecano
Antes da curta pausa no campeonato, a equipe sofreu uma derrota pesada fora de casa para o Elche (0:4). Num único jogo da Primera, o Rayo Vallecano sofreu mais gols do que nos cinco rodados anteriores somados (2 gols). A série sem vitórias dos madrilenos na La Liga já alcança 7 partidas (3 empates, 4 derrotas). Os problemas estão principalmente relacionados à produtividade ofensiva: nas últimas 7 partidas o clube marcou apenas 1 gol. Após a recente viagem a Elche, o Rayo Vallecano passa por três jogos seguidos sem balançar as redes no campeonato espanhol. Na tabela, o time caiu para a 15ª posição, com apenas 3 pontos de vantagem para a zona de rebaixamento.
- Nesta temporada da Primera, os madrilenos marcaram 13 gols no total — somente o Oviedo (7) tem pior número.
- Houve empate em 7 dos 9 últimos jogos do clube em casa nesta competição.
- Não foram marcados mais de 2 gols em 5 dos 6 últimos jogos do Rayo Vallecano na La Liga.
Escalação provisória do Rayo Vallecano (4-2-3-1)*
Augusto Batalla – Iván Balliu, Florian Lejeune, Nabil Mendy, Pep Chavarría – Óscar Valentín, Unai López – Isi Palazón, Alfonso Espino, Álvaro García – Sergio Camello.
O zagueiro Andrei Radu cumpriu suspensão. Os meias Pape Siss e Randy Nteka estão indisponíveis devido à participação na Copa Africana de Nações. O zagueiro Abdul Mumin e o meio-campista Jorge de Frutos seguem fora por lesão.
Getafe
Assim como o Rayo Vallecano, na última rodada da La Liga o Getafe perdeu fora de casa por 0:4 — o rival foi o Betis. Com essa goleada, o Getafe caiu para a 11ª colocação na tabela, ficando 8 pontos atrás da zona de competições europeias. A derrota em Sevilha foi a 5ª em 6 jogos recentes do campeonato. É característico que, em todas essas partidas negativas, a equipe de José Bordalás tenha perdido sem marcar. No total, assim como o futuro adversário, o Getafe soma apenas 13 gols marcados desde o início da temporada da Primera.
- A equipe sofreu gols em 6 dos 7 jogos anteriores no campeonato.
- A sequência ruim do Getafe na La Liga já dura 10 partidas (3 vitórias, 7 derrotas).
- Não foram marcados mais de 2 gols em 5 dos 6 últimos jogos do clube nesta competição.
Escalação provisória do Getafe (5-3-2)*
David Soria – Kiko Femenía, Juan Iglesias, Djené, Domingos Duarte, Allan Nyom – Mauro Arambarri, Mario Martín, Luis Milla – Adrián Liso, Borja Mayoral.
O zagueiro Davinchi não está disponível por lesão.
Árbitro
Miguel Ángel Ortiz (Espanha)
Partidas – 9 (La Liga, 2025/26);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 35;
Média de amarelos por partida – 3,9;
Mostrou cartões vermelhos – 2;
Faltas em média por partida – 23;
Penalidades – 22%.
Rayo Vallecano x Getafe: palpite do jogo
Cada um dos adversários está perto de uma situação de crise, e a principal razão é a produtividade ofensiva catastrófica. Por exemplo, o Getafe perdeu 5 das 6 partidas anteriores na La Liga e, em todas essas derrotas, a equipe não conseguiu sequer marcar. Fora de casa, o time foi derrotado em 6 dos 7 últimos jogos na Primera, conseguindo evitar a derrota sem marcar em apenas 1 desses 7 confrontos.
O Rayo Vallecano marcou apenas 1 gol nas 7 rodadas mais recentes do campeonato. No entanto, ao contrário do Getafe, o clube só perde com menos frequência graças a uma atuação relativamente sólida na defesa. Em pelo menos uma equipe não marcou em 10 dos 11 jogos anteriores dos madrilenos na La Liga, mas os comandados de Iñigo Pérez perderam apenas 4 dessas 11 partidas. Em casa, o Rayo conquistou ao menos 1 ponto em 10 dos 11 últimos jogos na Primera (2 vitórias, 8 empates).
Acrescento que a série do Rayo Vallecano sem derrotas para o Getafe no campeonato dura 8 confrontos diretos (3 vitórias, 5 empates), e houve troca de gols em apenas 1 desses 8 jogos. Palpite — 1X + Ambas marcam — não
* Para cada equipe, a escalação inicial indicada é a do último jogo da equipe nesta competição.
