O jogo das oitavas de final da Copa do Rei entre Racing Santander e Barcelona será em 15 de janeiro, no estádio El Sardinero. Racing Santander – Barcelona: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Racing Santander
O clube que lidera a Segunda División já protagonizou uma grande surpresa nesta edição da Copa. Após vitórias sobre SD Logroñés e Ponferradina nas fases iniciais, o Racing eliminou inesperadamente o Villarreal — um dos líderes atuais da La Liga. Assim, a equipe avançou para as oitavas de final pela primeira vez em 12 anos; na temporada 2013/14, a trajetória na Copa terminou nas quartas de final. O melhor desempenho do clube nesta competição permanece as semifinais, em 2008 e 2010.
- A sequência de jogos com gols do Racing na Copa do Rei já dura 7 partidas.
- O clube não perdeu no tempo regulamentar em 5 das 6 partidas anteriores nesta competição (4 vitórias, 1 empate).
- A equipe sofreu gols em 10 dos 12 jogos mais recentes na Copa do Rei.
Escalação provisória do Racing Santander (4-2-3-1)
Jokin Ezkieta – Álvaro Mantilla, Javier Castro, Facundo González, Jorge Salinas – Magette Gueye, Gustavo Puerta – Peio Canales, Iñigo Vicente, Marco Sangalli – Andrés Martín.
O lateral Clément Michelin, o meio-campista Sergio Martínez e os atacantes Juan Carlos Arana e Asier Villalibre estão lesionados.
Barcelona
O Barcelona é o atual detentor do troféu. A participação nesta edição começou na fase anterior, quando o time venceu o Guadalajara por 2 a 0. Com esse resultado, a sequência invicta dos comandados de Hansi Flick na Copa do Rei chegou a 7 partidas. Considerando apenas o tempo regulamentar, nesse período a equipe soma 5 vitórias e 2 empates. É importante mencionar que o Barcelona é o clube mais vitorioso na história da Copa do Rei, conquistando o título 32 vezes. No ano passado, a equipe derrotou o Real Madrid na final após a prorrogação (3:2).
- O Barcelona tem marcado em 10 jogos consecutivos na Copa do Rei.
- Foram pelo menos 2 gols em 10 das 11 partidas mais recentes do clube nesta competição.
- A equipe não sofreu gols em 4 partidas seguidas como visitante na Copa do Rei.
Escalação provisória do Barcelona (4-3-3)
Joan García – Jules Koundé, Pau Cubarsí, Eric García, Alejandro Balde – Frenkie de Jong, Fermín López, Pedri – Lamine Yamal, Raphinha, Robert Lewandowski.
O defensor Andreas Christensen e o meio-campista Gavi estão indisponíveis por lesão. A equipe teve a chegada do lateral João Cancelo.
Palpite para o jogo Racing Santander – Barcelona
O Racing é, com justiça, apontado como amplo azarão, mas na rodada anterior da Copa o clube, em papel similar, surpreendeu ao eliminar o Villarreal, que figura entre os líderes da La Liga. Nas 6 partidas recentes nesta competição, a equipe sofreu apenas uma derrota — contra o Celta, após dois gols nos minutos finais. Tradicionalmente, o Racing costuma competir mesmo em jogos onde é considerado inferior; a última derrota por diferença de dois gols ou mais na Copa do Rei foi em 2018.
O Barcelona, como atual campeão nacional, quer defender o título, tal como fez recentemente na Supercopa da Espanha. No entanto, nas oitavas o time precisou suar para bater o Guadalajara (2:0). Curiosamente, não tem havido vitórias folgadas do clube na Copa do Rei nas últimas quatro partidas. Nas 13 partidas mais recentes nesta competição, o Barcelona goleou o adversário apenas em 3 ocasiões.
É provável que a diferença de nível não impeça o anfitrião de impor certa resistência. Palpite – Racing Santander com handicap (+2,5)
* Para cada equipe, a escalação indicada corresponde à sua partida anterior.
