O jogo de ida do mata-mata da Liga dos Campeões 2025/26 entre Monaco (França) e PSG (França) será disputado no dia 17 de fevereiro, no estádio Louis II, em Fontvieille. Monaco x PSG: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Monaco
O Monaco só entrou no top-24 da fase de liga quase no milagre. A equipe terminou na 21ª colocação graças ao empate conquistado na última rodada contra a Juventus (0:0). Ao mesmo tempo, é importante mencionar que, nos últimos 7 jogos na Champions, os franceses perderam apenas uma vez — justamente para o Real Madrid, fora de casa (1:6). Esta é a segunda classificação seguida do clube para os playoffs via mata-mata, mas, na temporada passada, o time acabou eliminado pela Benfica no placar agregado. Também não dá para ignorar que o Monaco perdeu os cinco últimos confrontos de ida e volta que disputou em competições europeias.
- O clube não venceu em 9 dos últimos 11 jogos na Liga dos Campeões (5 empates e 4 derrotas).
- Em casa, o Monaco está invicto há quatro partidas neste torneio (1 vitória e 3 empates).
- No máximo um gol saiu em 5 dos 6 últimos jogos do Monaco como mandante na Liga dos Campeões.
Escalação provisória do Monaco (3-4-2-1)
Philipp Köhn – Denis Zakaria, Thilo Kehrer, Wout Faes – Lamine Camara, Aladji Bamba, Maghnes Akliouche, Krépin Diatta – Simon Adingra, Aleksandr Golovin – Folarin Balogun.
Por lesão, estão fora o goleiro Lukáš Hrádecký; os meio-campistas Paul Pogba (fora da lista de inscritos) e Takumi Minamino; e os zagueiros Mohammed Salisu e Eric Dier. Por problema físico, o zagueiro Christian Mawissa provavelmente também não joga.
PSG
O clube da capital tem parcela grande de culpa por não ter se classificado diretamente às oitavas. A equipe somou 4 vitórias nas primeiras 5 rodadas e achou que isso seria mais do que suficiente para terminar no top-8. Depois, vieram empates frustrantes com o Athletic (0:0) e o Newcastle (1:1), além de uma derrota inesperada para o Sporting (1:2). No fim, os parisienses ficaram na 11ª colocação, com impressionantes 21 gols marcados — na fase de liga, só três equipes balançaram as redes mais vezes. Vale acrescentar que o PSG chegou ao mata-mata pela 14ª temporada seguida. E, no ano passado, também precisou disputar os playoffs contra um rival da Ligue 1: atropelou o Brest nos dois jogos, com placar agregado de 10:0.
- O PSG não perdeu em 9 dos últimos 11 jogos na Liga dos Campeões (7 vitórias e 2 empates).
- Ambas as equipes marcaram em 6 dos últimos 7 jogos dos parisienses nesta competição europeia.
- Três ou mais gols foram marcados em 7 dos últimos 10 jogos do PSG fora de casa neste torneio.
Escalação provisória do PSG (4-3-3)
Matvey Safonov – Achraf Hakimi, Marquinhos, Willian Pacho, Nuno Mendes – Warren Zaïre-Emery, Vitinha, João Neves – Khvicha Kvaratskhelia, Désiré Doué, Ousmane Dembélé.
O meio-campista Fabián Ruiz ainda é dúvida por conta de um problema físico. Já o meia Quentin Ndjantu segue fora por lesão.
Árbitro
Jesús Gil Manzano (Espanha)
Jogos – 9 (Partidas internacionais, 2025/26);
Aplicou cartões amarelos (incluindo segundos) – 33;
Média de cartões amarelos por jogo – 3,7;
Aplicou cartões vermelhos – 4;
Faltas em média por jogo – 23;
Pênaltis – 44%.
Monaco x PSG: palpite do jogo
Confrontos entre clubes franceses em duelos de ida e volta nas competições europeias são raros. E o último, inclusive, chocou a Liga dos Campeões: há um ano, o PSG atropelou o Brest (7:0 e 3:0). Agora, o Monaco espera com cautela por mais um clássico francês na Champions. Ainda assim, apesar da diferença contundente na pontuação na Ligue 1 (20), não vou arriscar uma vitória seca dos visitantes.
O PSG caiu de rendimento defensivamente e passou a sofrer muitos gols. A saída no verão do goleiro titular Gianluigi Donnarumma pesa bastante. O clube da capital foi vazado em 6 dos últimos 7 jogos na Liga dos Campeões. Além disso, os parisienses não conseguiram sair sem sofrer gol em 9 dos últimos 11 jogos oficiais.
Acredito que este duelo terá gols dos dois lados. Afinal, o Monaco marcou em 14 dos últimos 17 jogos oficiais como mandante. Além disso, ambos marcaram em 5 dos 7 últimos confrontos diretos pela Ligue 1. Portanto, meu palpite é Ambas marcam – sim.
