O duelo da 17ª rodada da Ligue 1 entre Monaco e Lyon será realizado em 3 de janeiro no Stade Louis II, em Fontvieille. Monaco x Lyon: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Monaco
O Monaco viveu uma fase ruim entre novembro e dezembro, perdendo 5 das últimas 6 partidas do Campeonato Francês. Curiosamente, a única vitória no bimestre foi diante do PSG (1:0). Para o confronto, a equipe vem de duas derrotas fora de casa, ambas por 0:1, para Brest e Marseille. É importante mencionar que o clube não registrava duas partidas seguidas sem balançar as redes na Ligue 1 desde abril de 2023. O ano começa com o Monaco em uma modesta 9ª posição, nove pontos distante da zona de Champions. Ainda vale destacar que a última vez que a equipe somou 7 derrotas e terminou com saldo de gols negativo após 16 rodadas foi na temporada 2019/20.
- O clube não marcou mais de 1 gol em seis dos últimos jogos na Ligue 1.
- Nos 16 jogos caseiros mais recentes no campeonato, o Monaco perdeu apenas duas vezes (12 vitórias e 2 empates).
- Ao menos três gols foram assinalados em 12 de 17 jogos anteriores do Monaco em casa na Ligue 1.
Escalações provisórias do Monaco (4-2-3-1)*
Lukash Gradecki – Caio Henrique, Tilo Kehrer, Vanderson de Oliveira, Mohammed Salisu – Denis Zakaria, Lamine Kamara – Aleksandr Golovin, Takumi Minamino, Magn Akliush – Folarin Balogun.
Lamine Kamara e Krépin Diatta estão com suas seleções. Takumi Minamino é baixa por lesão. A participação do meio-campista Paul Pogba é dúvida. Denis Zakaria cumprirá suspensão e ficará de fora da partida.
Lyon
O Lyon terminou o ano com vitória em casa sobre Le Havre (1:0). Foi o segundo triunfo seguido em casa no campeonato (antes, sobre Nantes), embora nas sete partidas anteriores a equipe não tenha conseguido vencer (3 empates e 2 derrotas). O time de Paulo Fonseca ocupa a 5ª posição na tabela, a cinco pontos da zona de Champions. Além disso, o clube sofre em média 1 gol por jogo, o que é o quarto melhor índice da Ligue 1.
- Em 5 dos últimos 6 jogos do Lyon no campeonato, ao menos uma das equipes não marcou.
- O Lyon não vence fora de casa há cinco partidas seguidas na Ligue 1 (3 empates e 2 derrotas).
- O clube marcou no máximo um gol em 8 dos últimos 10 jogos fora de casa no campeonato.
Escalações provisórias do Lyon (4-1-2-3)*
Dominik Greif – Abner Vinícius, Clinton Mata, Moussa Niakhaté, Hans Hateboer – Tyler Morton – Halis Merah, Corentin Tolisso – Pavel Šulc, Afonso Moreira, Martin Satriano.
Os zagueiros Moussa Niakhaté e Clinton Mata estão disputando a Copa das Nações Africanas. Por lesão, ficam de fora o meia Tanner Tessmann e os atacantes Ernest Nuamah e Malik Fofana. Foi acertado também o primeiro reforço: o atacante Endrick foi contratado por empréstimo junto ao Real Madrid.
Árbitro
Jérôme Brisard (França)
Partidas – 9 (Ligue 1, 2025/26);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 41;
Média de amarelos por partida – 4,6;
Mostrou cartões vermelhos – 4;
Faltas em média por partida – 25;
Penalidades – 22%.
Monaco – Lyon: palpite do jogo
O Monaco de Sebastian Pocognoli teve um fim de ano claramente abaixo do esperado e, por isso, deixou de figurar entre os candidatos à vaga na Champions. Muito desse declínio vem da baixa efetividade nas finalizações: nas seis últimas partidas da Ligue 1, o time não marcou mais de um gol em nenhuma ocasião. Em casa, o clube também não conseguiu balançar as redes mais de uma vez em quatro partidas consecutivas no campeonato.
O Lyon apresenta uma das melhores defesas da Ligue 1 e, ao que tudo indica, dificilmente permitirá que os donos da casa marquem mais de um gol — situação verificada em quatro dos últimos confrontos do Lyon no campeonato. Além disso, nas três últimas partidas fora de casa na Ligue 1 a equipe sofreu apenas um gol.
Meu palpite é Monaco Menos de 1,5
* Para cada equipe, foi indicada a escalação inicial da sua última partida neste torneio.
