O jogo da 1ª rodada da Ligue 1 entre Mônaco e Le Havre acontecerá no dia 16 de agosto, no estádio Louis II, em Fontvieille. Mônaco x Le Havre: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Mônaco
O clube do principado, após terminar em 2º lugar na temporada 2023/24, ficou em 3º no último campeonato francês. Curiosamente, nos últimos 5 torneios, o Mônaco terminou em terceiro lugar 3 vezes. Na temporada anterior da Ligue 1, o Mônaco foi consistentemente eficaz, marcando 63 gols. Assim, a equipe superou a marca de 60 gols em cada um dos últimos 5 campeonatos franceses. Vale destacar que o Mônaco foi o segundo melhor time em casa na última temporada da Ligue 1, atrás apenas do PSG, não perdendo em 15 dos 17 jogos (12 vitórias, 3 empates). A diferença de gols foi de 38:16. No verão, o Mônaco disputou 8 amistosos, perdendo apenas o último para o Inter por 2 a 1, enquanto venceu 5 e empatou 2.
Durante a janela de transferências, o clube fez algumas contratações de destaque, incluindo Paul Pogba e Ansu Fati. Também é importante mencionar a chegada do goleiro Lukas Hradecky e do zagueiro Eric Dier. Além disso, o clube manteve seus líderes, sem perdas significativas no elenco.
- Não mais de 3 gols foram marcados em 10 das últimas 12 partidas do time na Ligue 1.
- O Mônaco venceu 7 dos últimos 8 jogos em casa neste torneio (1 empate).
- O time marcou pelo menos dois gols em 10 dos últimos 11 jogos em casa no campeonato.
Escalação provisória do Mônaco (4-4-2)
Lukas Hradecky – Caio Henrique, Thilo Kehrer, Wilfried Singo, Vanderson – Eliesse Ben Seghir, Lamine Camara, Denis Zakaria, Maghnes Akliouche – Georges Ilenikhena, Mika Biereth.
Os novos jogadores, Paul Pogba e Ansu Fati, ainda não estão prontos para jogar. A participação do atacante Folarin Balogun é incerta devido a uma lesão. O meio-campista Soungoutou Magassa está suspenso.
Le Havre
Após retornar à Ligue 1, a equipe terminou ambas as temporadas na 15ª posição na tabela. No entanto, vale destacar que na última edição do torneio, o Le Havre teve um desempenho defensivo pior. Enquanto na temporada 2023/24 o clube sofreu apenas 45 gols, no campeonato francês anterior, sofreu 71. Apenas Montpellier (79) e Saint-Étienne (77), que foram rebaixados, sofreram mais gols. É importante mencionar que a maior parte dos pontos do Le Havre foi conquistada fora de casa – 23 de 34, ficando em 6º lugar entre os melhores times visitantes do torneio, mas foi o pior em casa. Durante a pré-temporada, o clube jogou apenas 5 amistosos, sem vencer nenhum (2 empates, 3 derrotas) e marcou apenas um gol.
O Le Havre não fez contratações de destaque na pré-temporada. Entre os novos jogadores, destacam-se os defensores Thomas Delaine, Ayumu Seko e o atacante Younes Namli. Deixaram o clube os goleiros principais – Mathieu Gorgelin, Arthur Desmas, o meio-campista Daler Kuzyaev e os atacantes Antoine Joujou, Josué Casimir, André Ayew.
- A série de gols do Le Havre no campeonato francês é de 15 jogos.
- Houve troca de gols em 6 dos últimos jogos do clube na Ligue 1.
- Fora de casa, a equipe não perdeu em 7 dos últimos 9 jogos no principal campeonato francês (5 vitórias, 2 empates).
Escalação provisória do Le Havre (5-3-2)
Mory Diaw – Arouna Sangante, Yanis Zouaoui, Thomas Delaine, Gautier Lloris, Ayumu Seko – Simon Ebondo, Yassine Kechta, Rassoul Ndiaye – Issa Soumaré, Younes Namli.
Árbitro
Ruddy Buquet (França)
Partidas – 17 (Ligue 1, 2023/24);
Cartões amarelos (incluindo segundos) – 61;
Média de cartões amarelos por partida – 3,6;
Cartões vermelhos – 8;
Faltas em média por partida – 25;
Pênaltis – 24%.
Palpite do jogo Mônaco x Le Havre
Um dos líderes do campeonato francês dos últimos anos receberá um dos times mais fracos do torneio. O Le Havre, após seu retorno, luta constantemente pela sobrevivência na Ligue 1. Não vejo surpresa quanto ao resultado do próximo confronto, o Mônaco é muito forte em seu estádio, onde venceu 7 dos últimos 8 jogos no campeonato francês, sem sofrer gols nos últimos 3. Além disso, o clube ficou ainda mais forte, reforçando significativamente o elenco na janela de transferências de verão. O mesmo não pode ser dito do Le Havre, que perdeu muitos jogadores principais e não fez reforços significativos.
Não acredito que o bom desempenho fora de casa no final da última temporada ajudará os visitantes contra um adversário tão forte. Perdendo muitos jogadores, o Le Havre teve um desempenho fraco nos amistosos. No campeonato francês anterior, o Mônaco venceu o próximo adversário por 3 a 1. Espero que no próximo jogo, os anfitriões conquistem 3 pontos, marcando pelo menos 2 vezes. Considerando seu desempenho eficaz nos jogos em casa da Ligue 1, onde marcaram pelo menos duas vezes em 10 dos últimos 11 jogos.
Portanto, meu palpite é "Vitória do Mônaco + Mais de 1,5 gols do Mônaco"