O confronto da 1ª rodada da Ligue 1 entre Metz e Strasbourg acontecerá no dia 17 de agosto, no estádio Saint-Symphorien. Metz x Strasbourg: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Metz
O clube ficou em terceiro lugar na temporada passada da Ligue 2 e garantiu o direito de jogar no principal campeonato francês por meio dos playoffs. O Metz derrotou o representante da Ligue 1, Reims, no agregado das duas partidas, empatando duas vezes por 1 a 1 e vencendo o adversário na prorrogação do jogo de volta (2:0). A equipe retornou imediatamente à primeira divisão, tendo sido rebaixada na temporada 2023/24 também por meio dos playoffs. Vale destacar que, na última edição da Ligue 2, o Metz foi o segundo clube mais produtivo, marcando 64 gols, atrás apenas do campeão Lorient (68). Em casa, no segundo campeonato francês mais forte, a equipe não perdeu em 16 das 17 partidas (10 vitórias, 6 empates). A equipe disputou 6 jogos amistosos na pré-temporada, conquistando 4 vitórias e 2 derrotas.
No verão, o clube perdeu 2 goleiros principais — Alexandre Oukidja e Arnaud Bodart, sendo substituídos pelo dinamarquês Jonathan Fischer. Entre os que saíram também estão o defensor Mathieu Udol e o atacante Pape Diallo. O elenco foi reforçado com os meio-campistas Boubacar Traoré, Jean-Philippe Gbamin e os atacantes georgianos Giorgi Tsitaishvili e Giorgi Abuashvili.
- A equipe não perdeu em 8 dos 10 jogos anteriores na Ligue 2 (6 vitórias, 2 empates).
- Houve troca de gols nos últimos 10 jogos do Metz no segundo campeonato francês mais forte, com pelo menos 3 gols marcados em cada um.
- Em casa, o clube marcou pelo menos 2 gols em 7 das 8 partidas anteriores na Ligue 2.
Escalação provisória do Metz (3-4-3)
Jonathan Fischer – Yury-Michel Mbula, Kevin van den Kerkhof, Sadibou Sané – Jessy Demenge, Jean-Philippe Gbamin, Cheikh Sabaly, Boubacar Traoré – Ibu Sané, Idrissa Gueye, Giorgi Tsitaishvili.
O meio-campista Gauthier Hein não ajudará a equipe devido a suspensão.
Strasbourg
Os alsacianos conquistaram uma vaga para as competições europeias ao final do último campeonato francês, terminando na 7ª posição. O clube alcançou um progresso significativo, já que nas duas temporadas anteriores lutava para não ser rebaixado. No campeonato anterior, o Strasbourg não perdeu em 25 das 34 partidas (16 vitórias, 9 empates), sofrendo 9 derrotas, com menos derrotas apenas para 3 equipes. No entanto, fora de casa, o clube não foi tão consistente quanto em casa, somando apenas 22 dos seus 57 pontos como visitante. Na preparação para a nova temporada, os alsacianos disputaram 5 jogos de controle, conseguindo vencer apenas 2 vezes (1 empate, 2 derrotas).
O clube manteve os jogadores principais, entre as perdas na atual janela de transferências estão o goleiro Đorđe Petrović, que se transferiu para o Bournemouth, e o meio-campista Habib Diarra. Ao mesmo tempo, o Strasbourg reforçou significativamente o elenco, assinando com os defensores Lucas Hoysberg, Soumaïla Coulibaly, os meio-campistas Mathis Amugu, Pape Diop, Maxi Oyedele e o atacante argentino Joaquín Panichelli.
- A equipe não perdeu em 12 das 14 últimas partidas na Ligue 1 (9 vitórias, 3 empates).
- Pelo menos 3 gols foram marcados em 7 dos 9 jogos anteriores do Strasbourg neste torneio.
- Os alsacianos não sofreram gols em 5 dos 6 últimos jogos fora de casa no campeonato francês.
Escalação provisória do Strasbourg (3-4-3)
Mike Penders – Mamadou Sarr, Abakar Sylla, Ishe Samuels-Smith – Junior Mwanga, Samir El-Morabiti, Valentín Barco, Félix Lemarechal – Sam Amo-Ameyaw, Joaquín Panichelli, Emmanuel Emega.
O defensor Andrew Omobamidele está fora devido a suspensão.
Árbitro
Mathieu Vernice (França)
Partidas – 15 (Ligue 1, 2024/25);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 65;
Média de cartões amarelos por partida – 4,3;
Mostrou cartões vermelhos – 2;
Faltas em média por partida – 24;
Penalidades – 20%.
Palpite do jogo Metz x Strasbourg
O Metz, retornando à Ligue 1, enfrentará em sua partida de estreia do torneio o Strasbourg, que se reforçou bem na pré-temporada. Os alsacianos tiveram uma temporada passada de sucesso, terminando na zona de competições europeias, e pretendem se firmar entre as melhores equipes do campeonato, investindo uma quantia significativa em transferências neste verão. Na temporada anterior, a equipe teve uma excelente segunda metade, batendo seu melhor recorde de invencibilidade no torneio neste milênio, não perdendo por 12 jogos consecutivos. O Strasbourg poderia ter almejado mais do que uma vaga na qualificação para a Liga Conferência, mas uma conclusão ruim com 2 derrotas os prejudicou.
Acredito que o clube lutará pela distribuição das vagas europeias na próxima temporada. Já o Metz, por outro lado, a imprensa francesa prevê uma luta pela sobrevivência. Portanto, as odds dos bookmakers, que colocam os visitantes como favoritos para o próximo confronto, parecem lógicas. Os alsacianos venceram "sem sofrer gols" 4 dos 6 últimos jogos fora de casa na Ligue 1 (1 empate, 1 derrota), e não sofreram gols em 5 partidas neste período. Além disso, a equipe venceu o Metz nos últimos 5 confrontos diretos no campeonato francês.
Estou confiante de que os visitantes estarão mais próximos da vitória desta vez, meu palpite é "Strasbourg com Handicap (0)"