O jogo da 19ª rodada da Ligue 1 entre Metz e Lyon será disputado em 25 de janeiro no estádio Stade Saint-Symphorien. Metz x Lyon: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Metz
A equipe entrou em campo na última rodada fora de casa e perdeu por 2 a 1. Foi a quinta derrota em seis jogos no campeonato (além de um empate). Em consequência, a diretoria perdeu a paciência e tomou medidas drásticas — Stéphane Le Mignan foi demitido do comando técnico. É importante mencionar que o time já teve uma sequência sem vitórias mais longa nesta temporada: não venceu na Ligue 1 entre as rodadas 1 e 9. O Metz está entre os três últimos colocados e já tem 6 pontos a menos que a 15ª posição, que garante a salvação. Além disso, o clube tem a pior defesa do torneio, com 40 gols sofridos.
- Ambas as equipes marcaram em 6 dos 7 jogos anteriores do Metz na Ligue 1.
- Pelo menos três gols foram anotados em 5 dos 7 últimos jogos do Metz no campeonato.
- O clube não venceu em 9 dos 12 últimos jogos em casa na Ligue 1 (2 empates e 7 derrotas).
Escalação provisória do Metz (4-4-2)*
Jonathan Fischer – Sadio Mané, Fodé Ballo-Touré, Maxime Colin, Terry Yegbe – Jean-Philippe Gbamin, Gauthier Hein, Jessy Demenge, Georgiy Tsitaishvili – Malik Mbaye, Ibu Sane.
O treinador Stéphane Le Mignan foi demitido. Benoît Tavenot foi nomeado em seu lugar. Os atacantes Habib Diallo e Cheikh Sabaly voltaram das seleções e estão à disposição para o jogo. Fora por lesão: o atacante Joseph Mangondo e o goleiro Pape Sy.
Lyon
O Lyon venceu o Brest por 2 a 1 em casa na última rodada. Foi o terceiro triunfo consecutivo no campeonato — sequência que a equipe não tinha desde o início da temporada, quando também venceu as três primeiras rodadas. É importante mencionar que os lyonnais não sofreram mais de um gol em seis dos últimos confrontos na Ligue 1. O Lyon subiu para a 4ª posição, a dois pontos do Marseille, terceiro colocado. Além disso, o clube tem a terceira melhor defesa da liga, com apenas 18 gols sofridos.
- O clube não perdeu em 8 dos 10 últimos jogos na Ligue 1 (5 vitórias e 3 empates).
- Pelo menos três gols foram marcados em 5 dos 6 últimos jogos em casa do Lyon no campeonato.
- Nos seis últimos primeiros tempos em casa na Ligue 1, a equipe marcou apenas 1 gol.
Escalação provisória do Lyon (5-2-3)*
Dominik Greif – Abner Vinícius, Clinton Mata, Nicolás Tagliafico, Ruben Kluivert, Ainsley Maitland-Niles – Tyler Morton, Tanner Tessmann – Endrick, Pavel Schulz, Afonso Moreira.
Por lesão, ficam de fora os atacantes Ernest Nuamah e Malik Fofana, além do defensor Nicolás Tagliafico.
Árbitro
Éric Wattellier (França)
Partidas – 9 (Ligue 1, 2025/26);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 28;
Média de cartões amarelos por partida – 3,1;
Mostrou cartões vermelhos – 2;
Faltas em média por partida – 24;
Penalidades – 44%.
Palpite do jogo Metz – Lyon
Stéphane Le Mignan resistiu apenas meio campeonato no cargo. Com ele, o time somou apenas 3 vitórias no torneio, rendimento insuficiente para sair da zona de rebaixamento. O Metz se destaca pela fragilidade defensiva — sofre em média 2,2 gols por jogo. Considero que, mais uma vez, os donos da casa sofrerão pelo menos dois gols, já que o Lyon precisa se manter no grupo dos quatro primeiros.
A equipe de Paulo Fonseca não pode desperdiçar pontos contra adversários em situação delicada; terá de marcar mais do que o Metz. Porém, é improvável que mantenha o seu gol em zero: o Lyon levou gols em 14 dos 19 últimos jogos fora na competição nacional. O Metz, por sua vez, marcou seis gols nos três últimos jogos em casa na Ligue 1. Além disso, pelo menos três gols foram anotados em 8 dos 9 confrontos anteriores entre as equipes no Stade Saint-Symphorien pelo campeonato.
Meu palpite – "Total mais de 2,5"
* Para cada equipe é indicada a escalação titular de sua última partida neste torneio.
