O confronto da 1ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2025/26 entre Manchester City (Inglaterra) e Napoli (Itália) acontecerá no dia 18 de setembro, no estádio Etihad. Manchester City x Napoli: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Manchester City
O clube garantiu sua vaga na fase de grupos graças ao terceiro lugar na última edição da Premier League. O Manchester City é um participante constante da Liga dos Campeões e jogará na fase principal deste torneio europeu pela 15ª temporada consecutiva. Além disso, a equipe venceu o troféu da Liga dos Campeões em 2023. No entanto, a edição anterior deste torneio não foi bem-sucedida para os ingleses – o clube foi eliminado já na primeira rodada dos playoffs, perdendo para o Real Madrid no agregado (2:3, 1:3). Vale destacar que o Manchester City sofreu quatro derrotas nos últimos cinco jogos na Liga dos Campeões. Contudo, a equipe perdeu apenas uma vez nos últimos nove jogos em casa em competições europeias contra clubes italianos (4 vitórias, 4 empates).
Antes do início da Liga dos Campeões, o clube contratou o goleiro Gianluigi Donnarumma.
- A equipe não perdeu no tempo regulamentar em 36 dos últimos 37 jogos em casa na Liga dos Campeões (30 vitórias, 6 empates).
- Os jogadores do clube marcaram pelo menos duas vezes em 15 dos últimos 17 jogos em casa neste torneio europeu.
- Foram marcados pelo menos quatro gols no tempo regulamentar em 6 dos últimos 8 jogos em casa dos ingleses na Liga dos Campeões.
Escalação provisória do Manchester City (4-3-3)
Gianluigi Donnarumma – Abdukodir Khusanov, Rúben Dias, Nathan Aké, Matheus Nunes – Tijjani Reijnders, Rodri Hernández, Bernardo Silva – Jérémy Doku, Erling Haaland, Phil Foden.
O defensor Ryan Aït-Nouri, o meio-campista Mateo Kovacic, e os atacantes Omar Marmoush e Rayan Cherki não jogarão devido a lesões.
Napoli
A equipe foi a vencedora da última edição da Serie A e jogará na fase de grupos da Liga dos Campeões. Para o Napoli, esta é a nona participação na fase principal da Liga dos Campeões, e o melhor desempenho do clube neste torneio europeu foi chegar às quartas de final na temporada 2022/23, quando os napolitanos foram derrotados pelo Milan (0:1, 1:1). Vale mencionar que a equipe venceu apenas uma vez nos últimos cinco jogos na Liga dos Campeões (2 empates, 2 derrotas). Curiosamente, em dez confrontos europeus contra clubes ingleses, o Napoli nunca venceu (3 empates, 7 derrotas). Ao mesmo tempo, a equipe sofreu apenas uma derrota nos oito primeiros jogos na fase principal da Liga dos Campeões (5 vitórias, 2 empates). Também é importante mencionar que Antonio Conte nunca venceu clubes ingleses na Liga dos Campeões como treinador principal.
Antes do início da Liga dos Campeões, o clube contratou o atacante Rasmus Højlund.
- Não foram marcados mais de três gols no tempo regulamentar em 5 dos últimos 7 jogos fora de casa da equipe na Liga dos Campeões.
- Os jogadores do clube marcaram exatamente 1 ou 2 vezes em 5 dos últimos 6 jogos fora de casa neste torneio europeu.
- Os napolitanos sofreram gols no tempo regulamentar em 6 dos últimos 8 jogos fora de casa na Liga dos Campeões.
Escalação provisória do Napoli (4-5-1)
Alex Meret – Giovanni Di Lorenzo, Alessandro Buongiorno, Sam Beukema, Leonardo Spinazzola – Matteo Politano, Kevin De Bruyne, Stanislav Lobotka, André-Frank Zambo Anguissa, Scott McTominay – Rasmus Højlund.
O defensor Amir Rrahmani e o atacante Romelu Lukaku perderão o jogo devido a lesões.
Árbitro
Felix Zwayer (Alemanha)
Partidas – 16 (Encontros internacionais, 2024/25–2025/26);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 90;
Média de cartões amarelos por partida – 5,6;
Mostrou cartões vermelhos – 7;
Faltas em média por partida – 22;
Penalidades – 38%.
Palpite do jogo Manchester City x Napoli
As equipes que se enfrentam preferem um jogo ofensivo e não têm problemas com a produtividade, por isso espero um confronto com gols de ambos os lados. O Manchester City é muito eficiente em casa: nos últimos 18 jogos em casa na Liga dos Campeões, os jogadores do clube não conseguiram marcar apenas uma vez e em apenas três ocasiões marcaram menos de dois gols. Ao mesmo tempo, em apenas dois dos últimos oito jogos em casa neste torneio europeu, os ingleses mantiveram o zero no placar.
Os napolitanos também dedicam muito tempo ao ataque e, mesmo fora de casa, costumam marcar: nos últimos 12 confrontos fora de casa na Liga dos Campeões, a equipe deixou o campo sem marcar em apenas duas ocasiões. No entanto, na defesa, o Napoli nem sempre é impecável: em 9 dos últimos 12 jogos fora de casa neste torneio, os italianos sofreram gols, sendo que em cinco jogos sofreram pelo menos dois gols.
Meu palpite: "Ambas as equipes marcam – sim"
