O confronto da 21ª rodada da Premier League entre Manchester City e Brighton acontecerá no dia 7 de janeiro, no estádio Etihad. Manchester City – Brighton: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Manchester City
O início do novo ano civil tem desapontado Josep Guardiola. Seus comandados empataram fora com o Sunderland (0:0) e, em seguida, cederam um empate em casa diante do Chelsea ao sofrer um gol no minuto 94 (1:1). Com isso, mesmo mantendo a segunda posição, o City passou a ter seis pontos a menos que o Arsenal e foi alcançado na pontuação (42) pelo Aston Villa. Ainda assim, vale destacar a invencibilidade em Premier League que já chega a oito partidas (6 vitórias e 2 empates). Além disso, o clube permanece como melhor ataque do campeonato, com 44 gols.
- Exatamente dois ou três gols saíram em 5 dos 6 confrontos anteriores do City na Premier League.
- O Manchester City marcou pelo menos dois gols em 8 dos 9 últimos jogos em casa no Campeonato Inglês.
- A equipe venceu em 8 dos 9 jogos anteriores em seu estádio no campeonato (1 empate).
Escalações provisórias Manchester City (4-2-3-1)
Gianluigi Donnarumma – Matheus Nunes, Joško Gvardiol, Rúben Dias, Nico O’Riley – Bernardo Silva, Rodri – Ryan Cherki, Phil Foden, Tijani Reijnders – Erling Haaland.
Os defensores John Stones e Joško Gvardiol, assim como os meio-campistas Oscar Bobb e Mateo Kovačić, estão fora por lesão. O lateral Ryan Ait-Nouri e o atacante Omar Marmoush foram convocados para seleções. Por conta de problemas físicos, podem não jogar os laterais Niko González e Savinho, além do zagueiro Rúben Dias. Vale mencionar a contratação do atacante Antoine Semenyo, vindo do Bournemouth.
Brighton
A equipe de Fabian Hurzeler iniciou o ano com uma vitória: em casa, bateu o Burnley com tranquilidade (2:0), encerrando uma série de seis jogos sem vitória no campeonato (3 empates e 3 derrotas). Foi a quinta vez nesta edição em que o time manteve a meta sem sofrer gols. O Brighton ocupa a metade de cima da tabela, mas está apenas a seis pontos do quarteto líder. Também vale observar que o clube somou apenas 2 vitórias em 10 partidas como visitante nesta temporada.
- Não mais que três gols foram marcados em 9 dos 11 jogos anteriores do Brighton na Premier League.
- O Brighton não venceu em 6 dos 7 últimos jogos fora de casa na Premier League (3 empates e 3 derrotas).
- O clube perdeu o 1º tempo em 9 dos 11 últimos jogos como visitante no campeonato.
Escalações provisórias Brighton (3-4-2-1)
Bart Verbruggen – Joel Veltman, Lewis Dunk, Jan Paul van Hecke – Ferdi Kadıoğlu, Georginio Rutter, Bryan Gruda, Kaoru Mitoma – Yassine Ayari, Diego Gómez – Charalampos Kostioulas.
Por lesão, estão fora os zagueiros Adam Webster, o atacante Stefanos Tsimikas e o meio-campista Mats Viffer. O meia Carlos Baleba foi convocado para a seleção. A participação do meio-campista Solomon March no jogo está em dúvida.
Árbitro: Tom Bremell (Inglaterra)
Partidas – 11 (Premier League, 2025/26);
Cartões amarelos mostrados (incluindo segundos) – 35;
Média de cartões amarelos por partida – 3,2;
Cartões vermelhos mostrados – 1;
Faltas em média por partida – 21;
Pênaltis – 27%.
Palpite para o jogo Manchester City – Brighton
Sem dúvida, após as duas recentes escorregadas no campeonato, nas quais a equipe marcou apenas um gol em dois jogos e somou dois pontos, o Manchester City deve se apresentar mais focado diante de sua torcida e buscar a vitória. Antes do empate com o Chelsea, o time vinha de série de oito vitórias em casa na Premier League, período no qual marcou ao menos três gols em sete ocasiões. Acredito que o City não só conquistará os três pontos como também terá boa performance ofensiva.
Ao mesmo tempo, espero gols do Brighton. Apesar de números recentes pouco impressionantes, o time visitante costuma balançar as redes: marcou em 13 dos 16 últimos jogos fora de casa no campeonato. Observando confrontos diretos no Etihad, houve gols de ambos em 6 das 7 partidas anteriores realizadas lá. Além disso, o City venceu 7 dos últimos 8 duelos em seu estádio na Premier League, e ambos os times marcaram nas três últimas visitas do Brighton ao Etihad.
Meu palpite é P1 e Ambas marcam – sim
* Para cada equipe foi indicada a formação titular utilizada na sua partida anterior nesta competição.
