O duelo da 22ª rodada da Ligue 1 entre Lille e Brest será realizado no dia 14 de fevereiro, no estádio Pierre-Mauroy, em Villeneuve-d’Ascq. Lille x Brest: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Lille
A equipe não conseguiu superar o Metz, lanterna do Campeonato Francês, na rodada passada e ficou apenas no empate por 0 a 0. Ainda assim, o resultado encerrou uma sequência de quatro derrotas na Ligue 1. Por outro lado, a série sem vitórias chegou a cinco partidas — algo que o clube não vivia no torneio desde novembro de 2021. Além disso, nos últimos cinco jogos na Ligue 1, o Lille marcou apenas um gol. Essa queda de rendimento impactou diretamente a situação na tabela: o time caiu para o quinto lugar e já está a 6 pontos da zona de Liga dos Campeões.
- Em 6 dos últimos 8 jogos do clube na Ligue 1, ao menos um dos times passou em branco.
- Em 8 das últimas 12 partidas do Lille na Ligue 1, saíram no máximo dois gols.
- A equipe não perdeu em 13 dos últimos 16 jogos em casa no campeonato (11 vitórias e 2 empates).
Escalação provisória do Lille (4-5-1)*
Berke Özer – Aïssa Mandi, Romain Perraud, Thiago Santos, Alessandro – Benjamin André, Ayoub Bouaddi, Håkon Haraldsson, Noh Edjouma, Matias Fernandez-Pardo – Olivier Giroud.
Por lesão, o atacante Hamza Igamane (fora até o fim da temporada), os meio-campistas Ethan Mbappé e Nabil Bentaleb, os defensores Thomas Meunier e Ousmane Touré, além do goleiro Marc-Aurèle Caillard, seguem fora. Os zagueiros Aïssa Mandi e Natan Ngoy desfalcam o time por suspensão.
Brest
O Brest está há duas partidas sem perder na Ligue 1. Primeiro, empatou fora de casa com o Nice por 2 a 2 e, depois, venceu o Lorient por 2 a 0 diante da torcida. Além disso, o clube voltou a triunfar no campeonato pela primeira vez em quatro rodadas (nesse intervalo, ainda teve duas derrotas). É importante mencionar também que a equipe conseguiu sair sem sofrer gols pela quinta vez nesta edição. No momento, o Brest ocupa a 12ª posição, mas ainda mantém boas chances de brigar por vagas em competições europeias: a distância para o top-6 é de apenas 5 pontos.
- Pelo menos dois gols foram marcados nas últimas seis partidas do clube na Ligue 1.
- O Brest não venceu em 11 dos últimos 13 jogos fora de casa na Ligue 1 (3 empates e 8 derrotas).
- Ambos marcaram nas quatro últimas partidas do time como visitante na Ligue 1.
Escalação provisória do Brest (5-3-2)*
Grégoire Coudert – Romain Del Castillo, Brendan Chardonnet, Michel Diaz, Kenny Lala, Daouda Guindo – Joris Chotard, Kamory Doumbia, Hugo Magnetti – Rémi Labeau-Lascary, Ludovic Ajorque.
Por lesão, o atacante Mama Baldé e os defensores Soumaïla Coulibaly e Bradley Locko podem ficar fora. O meio-campista Kamory Doumbia não joga por suspensão.
Árbitro
Hakim Ben El Hadj (França)
Jogos – 6 (Ligue 1, 2025/26);
Cartões amarelos (incluindo o segundo) – 19;
Média de cartões amarelos por jogo – 3,2;
Cartões vermelhos – 2;
Faltas em média por jogo – 24;
Pênaltis – 33%.
Lille x Brest: palpite do jogo
Há muito tempo o Lille não vivia uma fase tão ruim no campeonato. Cotado para terminar entre os quatro primeiros, o time viu as chances de G-4 caírem consideravelmente depois de cinco jogos sem vencer — e, se mantiver esse nível de atuação, corre o risco de ficar até mesmo fora das competições europeias. Bruno Génésio terá de promover mudanças profundas para tirar a equipe da crise. A minha expectativa é de que os donos da casa levem a melhor neste confronto.
O Lille tem um bom histórico contra este adversário. Nos últimos nove duelos entre as equipes no Pierre-Mauroy pela Ligue 1, o time venceu 7 e empatou 2. Já o Brest apresenta números fracos como visitante: nas últimas 12 partidas fora de casa na Ligue 1, foram 8 derrotas, 2 empates e apenas 2 vitórias.
Além disso, espero um jogo mais aberto, com pelo menos dois gols. Esse número de gols apareceu nos cinco últimos compromissos do Brest fora de casa pela Ligue 1. E o Lille passou em branco no seu estádio apenas duas vezes nas últimas 52 partidas como mandante na Ligue 1. Por isso, meu palpite é Vitória do Lille e Mais de 1,5 gols
* Para cada equipe, está indicada a escalação titular do seu último jogo neste torneio.
