A partida da 1ª rodada da Premier League entre Leeds e Everton acontecerá no dia 18 de agosto, no estádio Elland Road. Leeds x Everton: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Leeds
Daniel Farke retorna à Premier League, agora com o Leeds, que esteve ausente da primeira divisão inglesa por dois anos. Este treinador, vale lembrar, anteriormente promoveu o Norwich. Na temporada passada, a equipe venceu o Championship, somando 100 pontos, assim como o Burnley. Destaca-se que o Leeds foi o clube mais produtivo no segundo campeonato mais forte da Inglaterra, marcando 95 gols. A equipe garantiu antecipadamente um lugar na Premier League graças a uma sequência de seis vitórias no final da temporada. Durante a preparação de pré-temporada, o Leeds realizou três jogos amistosos, nos quais empatou três vezes.
No verão, o clube se reforçou com os defensores Gabriel Gudmundsson e Jaka Bijol, o goleiro Lucas Perry e o atacante Dominic Calvert-Lewin, além dos meio-campistas Sean Longstaff e Anton Shah.
- O clube não venceu nos 9 jogos anteriores na Premier League (2 empates e 7 derrotas).
- Houve troca de gols nos últimos 13 jogos do Leeds na Premier League.
- Pelo menos 3 gols foram marcados em 6 das 7 partidas anteriores em casa na Premier League.
Escalação provisória do Leeds (4-3-3)
Lucas Perry – Isaac Schmidt, Joe Rodon, Pascal Struijk, Gabriel Gudmundsson – Ao Tanaka, Ethan Ampadu, Anton Shah – Deynan Nyon, Joel Piroe, Daniel James.
Devido à suspensão, o defensor Jaka Bijol está fora do jogo.
Everton
Os comandados de David Moyes terminaram o último campeonato na 13ª posição. Este é o melhor desempenho do clube nas últimas 4 temporadas. Também é importante mencionar que os liverpoolianos sofreram apenas 44 gols, o que foi seu melhor resultado nos últimos 8 anos (na última Premier League, apenas 3 equipes sofreram menos). Além disso, o Everton garantiu antecipadamente sua vaga na Premier League, tendo perdido apenas 3 vezes nos últimos 18 jogos (8 vitórias e 7 empates). Durante o verão, o clube realizou 6 amistosos, nos quais não conquistou nenhuma vitória (2 empates e 4 derrotas).
Na entressafra, a equipe perdeu os atacantes Neal Maupay e Dominic Calvert-Lewin, o meio-campista Abdoulaye Doucouré e o defensor Mason Holgate. Reforçaram o elenco os atacantes Thierno Barry e Jack Grealish, os meio-campistas Carlos Alcaraz e Kiernan Dewsbury-Hall, além do defensor Adam Aznou.
- A série invicta dos liverpoolianos no campeonato conta com 4 jogos (3 vitórias e 1 empate).
- No máximo dois gols foram marcados em 10 dos 12 jogos anteriores do Everton na Premier League.
- O clube não sofreu mais de 1 gol em 12 dos últimos jogos fora de casa na Premier League.
Escalação provisória do Everton (4-2-3-1)
Jordan Pickford – Vitaliy Mykolenko, James Tarkowski, Jake O'Brien, Jarred Branthwaite – Idrissa Gueye, James Garner – Carlos Alcaraz, Kiernan Dewsbury-Hall, Iliman Ndiaye – Thierno Barry.
Árbitro
Chris Kavanagh (Inglaterra)
Partidas – 25 (Premier League, 2024/25);
Cartões amarelos mostrados (incluindo segundos) – 112;
Média de cartões amarelos por partida – 4,5;
Cartões vermelhos mostrados – 5;
Faltas em média por partida – 21;
Penalidades – 12%.
Palpite do jogo Leeds x Everton
Os anfitriões da próxima partida passaram as duas últimas temporadas no Championship. Lá, a equipe teve um desempenho excelente, mas na Premier League será muito mais difícil manter esse nível e conquistar vitórias. Lembro que o Leeds foi rebaixado da Premier League com uma série de 9 jogos sem vencer, e em seu estádio, o clube venceu apenas 3 das 17 partidas anteriores na primeira divisão (7 empates e 7 derrotas).
O Everton, por sua vez, após a chegada de David Moyes como treinador, começou a jogar significativamente melhor. Se não fosse pelo desempenho ruim no primeiro turno, o clube poderia ter lutado por uma vaga na zona de competições europeias. A equipe melhorou ainda mais sua defesa e, nos últimos 12 jogos da Premier League, sofreu mais de um gol apenas duas vezes. Nas últimas 18 partidas da Premier League, o Everton perdeu apenas para Liverpool, Manchester City e Chelsea. Acredito que os visitantes manterão o bom ritmo e não perderão para o recém-promovido no primeiro turno.
Meu palpite é "Everton com handicap (0)"