A partida da 1ª rodada da La Liga entre Girona e Rayo Vallecano acontecerá no dia 15 de agosto, no estádio Montilivi. Girona x Rayo Vallecano: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Girona
Os catalães terminaram o último campeonato na 16ª posição, superando o adversário mais próximo da zona de rebaixamento por apenas 1 ponto. A equipe de Michel Sánchez perdeu exatamente metade das partidas na La Liga 2024/25 (apenas Las Palmas e Valladolid, que foram rebaixados para a Segunda Divisão, tiveram mais derrotas). Além disso, o Girona sofreu 60 gols, o terceiro pior desempenho defensivo na Primeira Divisão. Vale mencionar que, na temporada anterior, o clube ficou em 3º lugar no campeonato, o que garantiu sua estreia em competições europeias. O declínio nos resultados ocorreu não apenas devido ao compromisso com a Liga dos Campeões, mas também pela perda de quase todos os líderes antes do início da última temporada.
No período de transferências, o clube não fez contratações significativas. Destaca-se apenas o empréstimo do meio-campista Thomas Lemar do Atlético.
- Nos últimos 16 jogos do campeonato, os catalães venceram apenas 2 vezes (4 empates e 10 derrotas).
- Em casa, o Girona não venceu em 7 dos 8 jogos anteriores na Primeira Divisão (2 empates e 5 derrotas).
- A equipe não marcou mais de 1 gol nos últimos 6 jogos em casa na La Liga.
Escalação provisória do Girona (4-4-2)
Paulo Gazzaniga – Daley Blind, Ladislav Krejci, Alejandro Frances, Arnau Martinez – Yangel Herrera, Ivan Martin, John Solis, Yaser Asprilla, Viktor Tsygankov – Bojan Miovski.
O atacante Christian Stuani não jogará devido ao falecimento de seu pai.
Rayo Vallecano
Os madrilenos jogam ininterruptamente na Primeira Divisão desde 2021. Nesse período, a equipe ficou três vezes na segunda metade da tabela, mas na última temporada conseguiu uma alta 8ª posição, garantindo vaga na Liga Conferência. A equipe de Iñigo Pérez conquistou a vaga nas competições europeias graças a uma série invicta de 5 jogos no final do campeonato (3 vitórias e 2 empates). Vale destacar que o Rayo Vallecano foi o sexto melhor time fora de casa na liga. O clube sofreu apenas 19 gols fora de casa, o terceiro melhor desempenho defensivo em jogos fora de casa na Primeira Divisão.
Neste verão, a equipe não foi ativa no mercado de transferências. Não houve vendas nem compras. Destaca-se a chegada do defensor Luis Felipe, do Marseille (agente livre).
- A equipe não venceu em 11 dos 15 encontros anteriores na La Liga (5 empates e 6 derrotas).
- Pelo menos dois gols foram marcados em 10 dos últimos 13 jogos do Rayo Vallecano na La Liga.
- Os madrilenos marcaram em 10 dos 12 jogos anteriores fora de casa na Primeira Divisão.
Escalação provisória do Rayo Vallecano (4-4-2)
Augusto Batalla – Florian Lejeune, Andrei Ratiu, Ivan Balliu, Alfonso Espino – Pathé Ciss, Isi Palazón, Óscar Valentín, Unai López – Adrián Embarba, Jorge de Frutos.
Árbitro:
Javier Alberola Rojas (Espanha)
Partidas – 20 (La Liga, 2024/25);
Cartões amarelos mostrados (incluindo segundos) – 60;
Média de cartões amarelos por partida – 3;
Cartões vermelhos mostrados – 5;
Faltas em média por partida – 27;
Penalidades – 35%.
Palpite para o jogo Girona x Rayo Vallecano
No próximo confronto, é esperado um troca de gols. Ambas as equipes tiveram desempenhos ofensivos semelhantes na última temporada, marcando pouco mais de 1 gol em média por partida. Além disso, ambos os adversários tiveram problemas defensivos, especialmente os catalães, que mesmo em casa, em 19 partidas na La Liga 2024/25, sofreram 30 gols. No entanto, a equipe de Michel Sánchez se destacou frequentemente no Montilivi, com uma média de 1,4 gols por jogo.
Os madrilenos marcaram quase regularmente fora de casa – nos últimos 12 jogos fora na Primeira Divisão, não conseguiram marcar apenas contra Atlético e Barcelona. Com os problemas defensivos do Girona, é certo que o Rayo Vallecano marcará, mas a equipe catalã também não ficará sem gols, já que nos últimos três anos marcou consistentemente no primeiro jogo em casa no Montilivi, com pelo menos três gols.
Meu palpite é "Ambas as equipes marcam – sim"