O confronto da 1ª rodada da La Liga entre Espanyol e Atlético de Madrid acontecerá no dia 17 de agosto, no estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona. Espanyol x Atlético de Madrid: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Espanyol
Os comandados de Manolo González terminaram a última temporada na 14ª posição. A equipe quase foi rebaixada para a Segunda Divisão, mas conseguiu se salvar graças à vitória na última rodada sobre o Las Palmas (2:0). Vale destacar que, antes disso, os catalães tinham uma sequência de 5 derrotas na La Liga. Também é importante mencionar que, em nenhuma de suas quatro últimas participações na primeira divisão espanhola, o clube terminou acima da 14ª posição. Na preparação para a temporada, o Espanyol disputou 6 amistosos e não perdeu nenhum (4 vitórias e 2 empates).
No período de transferências, o clube vendeu seu goleiro principal, Joan García. Por outro lado, contratou apenas o atacante Roberto Fernández. Além disso, alguns jogadores foram contratados por empréstimo ou chegaram como agentes livres.
- Foram marcados exatamente dois ou três gols em 6 dos 7 últimos jogos em casa dos catalães na La Liga.
- Em seu campo, o Espanyol não perdeu em 11 das 13 últimas partidas no campeonato (5 vitórias e 6 empates).
- A equipe não sofreu mais de 1 gol em 11 dos 13 últimos jogos em casa na La Liga.
Escalação provisória do Espanyol (4-3-3)
Ángel Fortuño – Omar El Hilali, Fernando Calero, Carlos Romero, Pablo Ramón – Ramón Terrats, Edu Expósito, Pol Lozano – Antonio Roca, Roberto Fernández Jaén, Javi Puado.
Devido a uma lesão, o meio-campista Javi Hernández está fora de jogo.
Atlético de Madrid
O clube da capital terminou novamente apenas em terceiro na La Liga. Nas últimas quatro temporadas, os comandados de Diego Simeone não conseguiram superar essa posição, ficando atrás de Real Madrid e Barcelona. Na última edição, a equipe se destacou pela defesa, sofrendo apenas 30 gols (segundo melhor desempenho, atrás apenas do Athletic). Além disso, o Atlético sofreu apenas 6 derrotas no campeonato (mesmo resultado de outros três clubes). No verão, a equipe participou do Mundial de Clubes, mas não conseguiu avançar além da fase de grupos, além de disputar dois amistosos. Os resultados foram: derrota para o Porto (0:1) e vitória sobre o Newcastle (2:0).
Durante o período de transferências, o clube emprestou ou vendeu vários jogadores: os meio-campistas Rodrigo De Paul e Arthur Vermeeren, além dos atacantes Samuel Lino, Rodrigo Riquelme e Ángel Correa. Reforçaram a equipe os defensores David Gantzko e Matteo Ruggeri, os meio-campistas Johnny Cardoso e Thiago Almada, além do atacante Álex Baena.
- Pelo menos uma equipe não marcou em 6 dos 7 últimos jogos dos madrilenos na La Liga.
- O Atlético não foi derrotado em 8 dos 10 últimos jogos no campeonato (6 vitórias e 2 empates).
- O clube não marcou mais de 1 gol em 7 das 10 últimas partidas fora de casa na La Liga.
Escalação provisória do Atlético de Madrid (3-4-3)
Jan Oblak – Javi Galán, Robin Le Normand, Clément Lenglet – Marcos Llorente, Koke, Conor Gallagher, Álex Baena – Alexander Sørloth, Julián Álvarez, Giuliano Simeone.
Devido a uma lesão, o defensor José María Giménez não está pronto para jogar.
Palpite para o jogo Espanyol x Atlético de Madrid
O clube da capital terá dificuldades para vencer este adversário. Apesar dos fracos desempenhos na temporada passada, os catalães se saíram bem em seu estádio, onde conquistaram 71% de seus pontos. Por outro lado, os madrilenos, na segunda metade da última temporada, tiveram um desempenho fraco fora de casa, vencendo apenas duas das 7 últimas partidas como visitantes na La Liga, e apenas uma dessas vitórias foi por uma diferença maior que um gol.
O Espanyol, por sua vez, em seus 21 últimos jogos em casa na La Liga, perdeu apenas duas vezes por uma diferença de dois gols. Além disso, nas 7 últimas partidas diretas no campeonato, o Atlético não venceu com um placar convincente. Vale destacar a estatística dos confrontos em Barcelona: nos sete últimos duelos no Cornellà-El Prat pela La Liga, os madrilenos venceram apenas duas vezes – e ambas com vantagem mínima.
Portanto, meu palpite é “Espanyol com handicap (+1)”