O primeiro jogo da semifinal da Carabao Cup entre Chelsea e Arsenal será no dia 14 de janeiro, no estádio St. James' Park. Chelsea – Arsenal: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Chelsea
O time foi beneficiado pelo chaveamento: nas três fases anteriores entre representantes da Premier League enfrentou apenas o franco-atrevado Wolverhampton, vencido por 4:3. Na fase anterior, os londrinos encararam o Cardiff longe de casa e, com a segunda equipe, superaram os galeses por 3:1. Na temporada passada o Chelsea decepcionou, sendo eliminado cedo pelo futuro campeão Newcastle. Em 2024 e 2022 o clube chegou à final da competição, mas foi derrotado pelo Liverpool (uma vez na prorrogação e outra nas penalidades).
- Nas 7 partidas anteriores nesta competição o clube sofreu apenas 1 derrota (5 vitórias e 1 empate).
- Em casa, o Chelsea não perde na Carabao Cup há 10 partidas (7 vitórias e 3 empates).
- Em 7 de suas 10 últimas partidas em casa neste torneio foram marcados no máximo dois gols.
Escalações provisórias Chelsea (4-2-3-1)
Filip Jørgensen – Benoît Badiashile, Josh Achiampong, Jorrel Hato, Tosin Adarabioyo – André Santos, Moisés Caicedo – Jamie Gittens, Facundo Buonanotte, Tyrique George – Marc Guéhi.
O novo treinador é Liam Rosenior, vindo do Strasbourg. O zagueiro Levi Colwill e os meias Romeo Lavia e outro volante estão fora por lesão.
Arsenal
A equipe de Mikel Arteta sofreu mais para avançar na fase anterior, eliminando o Crystal Palace apenas nos pênaltis (1:1, 8:7 nos penaltis). O gol sofrido foi o primeiro do Arsenal na edição atual, já que nas rodadas anteriores havia vencido seus adversários por 2:0. Curiosamente, no século XXI o clube ainda não conquistou a Carabao Cup e chegou à final apenas duas vezes nos últimos 15 anos. Na temporada passada o Arsenal foi parado pelo Newcastle nas semifinais (duas derrotas por 0:2).
- Exatamente dois gols foram marcados no tempo regulamentar em cinco dos últimos jogos dos londrinos nesta competição.
- Nas 12 últimas partidas fora de casa na Carabao Cup, o Arsenal sofreu apenas 2 derrotas (6 vitórias e 4 empates).
- Em 8 dos 9 últimos jogos fora do Arsenal nesta competição, pelo menos uma das equipes não marcou.
Escalações provisórias Arsenal (4-3-3)
Kepa Arrizabalaga – Myles Lewis-Skelly, Riccardo Calafiori, Jurrien Timber, William Saliba – Mikel Merino, Eberechi Eze, Christian Nørgaard – Gabriel Martinelli, Gabriel Jesus, Noni Madueke.
Os defensores Christian Mosquera e Riccardo Calafiori não jogarão por lesão. Pelo mesmo motivo, é provável que Piero Hincapié também desfalque a equipe.
Árbitro
Simon Hooper (Inglaterra)
Partidas – 9 (FA Cup e Carabao Cup, 2023/24–2025/26);
Cartões amarelos mostrados (incluindo segundos) – 20;
Média de cartões amarelos por partida – 2,2;
Cartões vermelhos mostrados – 0;
Faltas em média por partida – 21;
Penalidades – 0%.
Palpite do jogo Chelsea – Arsenal
Esta será a primeira partida oficial de Liam Rosenior como treinador principal. Considerando que o Chelsea dispõe de duas equipes competitivas, os jogadores vão buscar impressionar o novo comandante. Acredito que os donos da casa, pelo menos, não perderão na primeira mão da semifinal, ainda mais porque não perdem neste torneio em seu estádio desde outubro de 2019. Já o Arsenal, fora de casa na Carabao Cup, tem alternado vitórias com derrotas ou empates.
Os Gunners demonstram certa indiferença pela competição — não a vencem há 32 anos — e têm prioridades claras na Premier League e na Champions League; portanto, não seria uma tragédia para eles serem eliminados. Além disso, o Chelsea não perdeu para o rival em casa em 13 dos 16 últimos confrontos oficiais entre ambos. Os três duelos mais recentes entre as equipes em St. James' Park terminaram em empate.
Meu palpite — Vitória do Chelsea ou empate
* Para cada equipe, a escalação indicada corresponde à formação inicial do seu último jogo neste torneio.
