O jogo da 23ª rodada de La Liga entre Celta e Osasuna será disputado no dia 6 de fevereiro, no estádio Balaídos, em Vigo. Celta x Osasuna: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Celta
A última partida do clube em La Liga terminou em empate sem gols com o Getafe (0:0). O Celta não conseguiu vencer pelo segundo jogo seguido no campeonato, embora antes disso a equipe tenha vivido seu melhor momento na temporada, com cinco vitórias em seis partidas na competição. Ao mesmo tempo, é importante mencionar que, no fim de semana passado, os galegos não sofreram gols pela 6ª vez nas últimas 8 rodadas de La Liga. No geral, desde o início desta edição do Espanhol, o Celta sofreu 23 gols — só Real Madrid (18) e Atlético de Madrid (17) foram vazados menos. O time aparece na 7ª colocação, a dois pontos do top 5.
- Ao menos uma das equipes não marcou em 8 dos últimos 10 jogos dos galegos no Campeonato Espanhol.
- A sequência de resultados definidos do Celta em casa nesta La Liga já dura cinco partidas (3 vitórias e 2 derrotas).
- O clube marcou em 9 dos últimos 10 jogos como mandante em La Liga.
Escalação provisória do Celta (3-4-3)*
Andrey Radu – Carl Starfelt, Marcos Alonso, Javi Rodríguez – Younes El-Abdellaoui, Ilaix Moriba, Miguel Román, Óscar Mingueza – Fer López, Williot Swedberg, Borja Iglesias.
O atacante Bryan Zaragoza deixou o clube; por outro lado, o elenco foi reforçado com o zagueiro Álvaro Núñez e o meio-campista Matías Vecino.
Osasuna
O time de Pamplona não perde há três jogos no campeonato — é a maior sequência invicta do clube nesta temporada. Primeiro, o Osasuna conseguiu duas vitórias consecutivas pela primeira vez desde maio do ano passado; na sequência, somou um empate animado em casa com o Villarreal (2:2). Vale dizer que a equipe começou a ganhar forma ainda há alguns meses: em um recorte de nove partidas recentes de La Liga, os pamploneses sofreram apenas duas derrotas, com quatro vitórias. Com isso, o Osasuna ocupa a 9ª posição. Ainda assim, a situação na tabela segue delicada, já que a zona de competições europeias está a oito pontos — para comparação, a distância para o 18º lugar é de apenas quatro.
- A equipe marcou em 5 dos últimos 6 jogos de La Liga.
- O Osasuna vem vencendo com handicap (+1,5) há seis partidas nesta competição.
- Os pamploneses marcaram apenas 6 gols fora de casa nesta edição de La Liga — pior marca, empatada com a do Alavés.
Escalação provisória do Osasuna (4-2-3-1)*
Sergio Herrera – Valentin Rosier, Enzo Boyomo, Alejandro Catena, Javier Galán – Jon Moncayola, Lucas Torró – Víctor Muñoz, Raúl Moro, Rubén García – Ante Budimir.
O meio-campista Lucas Torró está suspenso. Por lesão, o também meia Iker Benito não está pronto para o jogo. O atacante Sheraldo Becker deixou o clube.
Palpite do jogo Celta x Osasuna
O Celta segue na briga por uma vaga em competições europeias. Mesmo que nas últimas semanas a equipe tenha dado uma leve queda depois do melhor momento na temporada, no recorte das últimas oito rodadas os galegos perderam apenas uma vez. Não menos importante: desde o início do inverno europeu, em La Liga o clube tem deixado pontos escaparem apenas como visitante. No geral, o Celta foi derrotado em só 3 dos 11 jogos anteriores em casa nesta edição do Espanhol (3 vitórias e 5 empates). Vale acrescentar que nessas partidas saíram regularmente ao menos dois gols, mas mais de três só aconteceu em 2 dos 11 jogos.
O Osasuna também chama atenção pela competitividade, mas mesmo agora, em meio a esse bom momento, a equipe precisa evoluir bastante atuando fora de casa. É verdade que, na última rodada, diante do Rayo Vallecano em crise, os pamploneses enfim encerraram uma sequência de 13 jogos sem vencer como visitante em La Liga, mas ainda é cedo para tirar conclusões sobre uma evolução consistente. Antes disso, ao longo da temporada, o clube havia somado apenas 2 pontos de 30 possíveis. Voltando à questão do número de gols, em 10 dos últimos 13 jogos fora do Osasuna no Campeonato Espanhol saíram no máximo dois gols.
Palpite: Vitória do Celta ou empate + total menos de 3,5
* Para cada equipe, foi indicada a escalação inicial do seu último jogo nesta competição.
