A partida da 18ª rodada da Premier League entre Burnley e Everton será disputada em 27 de dezembro, no estádio Turf Moor. Burnley - Everton: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Burnley
A equipe treinada por Scott Parker vinha de uma sequência de 7 derrotas no campeonato antes da rodada passada. Finalmente conseguiu interromper a série, embora tenha sido apenas com um empate fora de casa contra o Bournemouth (1:1). Porém permanece outra sequência negativa: o clube já não consegue manter a meta inviolada na Premier League há 9 partidas. O Burnley segue na zona de rebaixamento, com distância para a 17ª posição salvífica aumentando para 7 pontos. Além disso, a equipe sofre em média 2 gols por jogo, o terceiro pior índice da competição.
- Pelo menos dois gols foram sofridos em 6 das 8 partidas anteriores do clube na Premier League.
- Em casa, o Burnley acumula 4 derrotas seguidas na Premier League.
- Exatamente dois ou três gols foram marcados em 10 dos 14 últimos jogos em casa no campeonato.
Escalações provisórias Burnley (4-4-2)*
Martin Dúbravka – Hjalmar Ekdal, Joe Worrall, Josh Laurent, Lucas Paes – Leslie Ugochukwu, Jaydon Anthony, Kyle Walker, Josh Cullen – Jacob Bruun Larsen, Zian Flemming.
No departamento médico estão o atacante Zeke Amdouni, os zagueiros Maxime Estève, Connor Roberts e o meio-campista Lewis Bair. Além disso, o meia Annibal Mejbri cumpre suspensão por mais 1 partida. O atacante Lyle Foster e o defensor Axel Tuanzebe foram convocados para seleções nacionais.
Everton
O Everton não conseguiu balançar as redes e somar pontos em dois jogos consecutivos na Premier League. Primeiro, a equipe de David Moyes perdeu fora para o Chelsea (0:2) e depois, em Goodison Park, foi derrotada pelo Arsenal, sofrendo o gol decisivo de pênalti (0:1). Curiosamente, no atual campeonato o clube fica sem marcar dois jogos seguidos pela segunda vez. O Everton ocupa a 10ª posição, mas a zona de classificação para a Champions League está a apenas 5 pontos. Vale destacar também que as partidas do clube estão entre as menos produtivas do campeonato — média de 2,2 gols por jogo.
- Nas últimas 7 partidas da Premier League o time não teve empates — 4 vitórias e 3 derrotas.
- Exatamente dois ou três gols foram marcados em 9 dos 13 últimos jogos do Everton no campeonato.
- Ao menos uma das equipes não marcou em 6 das 7 partidas anteriores do Everton na Premier League.
Escalações provisórias Everton (4-5-1)*
Jordan Pickford – Michael Keane, James Tarkowski, Jake O'Brien, Vitaliy Mykolenko – James Garner, Tim Iroegbunam, Carlos Alcaraz, Jack Grealish, Dwight McNeil – Tierno Barry.
Por lesão estão fora os defensores Jarrod Branthwaite, Seamus Coleman e o meio-campista Kieran Dowell‑Hall. Para a Copa das Nações Africanas foram convocados o meia Idrissa Gueye e o atacante Ilye N'Diaye.
Árbitro
Craig Pawson (Inglaterra)
Partidas – 10 (Premier League, 2025/26);
Cartões amarelos (incluindo segundos) – 19;
Média de cartões amarelos por partida – 1,9;
Cartões vermelhos – 1;
Faltas em média por partida – 21;
Pênaltis – 20%.
Palpite do jogo Burnley – Everton
Os jogos do Burnley em casa tendem a ser pouco produtivos em comparação com as partidas fora, que costumam ser mais abertas e com troca de gols. Nas 8 partidas anteriores realizadas no Turf Moor, apenas uma teve mais de dois gols. Além disso, o time de Scott Parker não conseguiu marcar em 3 das 4 últimas partidas em casa na Premier League. Considerando que o Everton costuma sofrer poucos gols e tem média de cerca de 1 gol marcado por jogo, acredito que não veremos muitas redes balançando neste confronto.
Em cinco das últimas partidas do Everton fora de casa na Premier League foram marcados no máximo dois gols. O Burnley não consegue fazer dois ou mais gols em seis seguidas partidas como visitante no campeonato. Por outro lado, o Everton não sofreu mais de um gol em 16 das 20 últimas partidas fora de casa na Premier League. Também houve baixa produtividade em 3 das 4 confrontos recentes entre as equipes no Turf Moor.
Meu palpite — «Total Menos de 2,5»
* Para cada equipe foi indicada a escalação inicial na sua última partida nesta competição.
