O confronto da 1/16 de final da Copa da Inglaterra entre Brighton e Chelsea acontecerá no dia 8 de fevereiro, no estádio Amex, em Falmer. Brighton x Chelsea: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Brighton
O time passou com confiança pela primeira rodada da atual edição da Copa da Inglaterra. Jogando fora de casa, o clube venceu facilmente o Norwich por 4 a 0. Vale lembrar que na temporada passada o Brighton chegou às oitavas de final, onde perdeu para o Wolverhampton por 1 a 0. O torneio mais bem-sucedido foi na temporada 2018/19, quando a equipe foi parada pelo Manchester City apenas na semifinal (0:1).
Os defensores Ferdi Kadioglu e Pervis Estupiñán, o goleiro Jason Steele, e os meio-campistas Solly March, James Milner e Mats Wieffer não jogarão devido a lesões. Destaca-se a transferência do atacante Evan Ferguson para o West Ham.
- O clube não perdeu no tempo regulamentar em 8 dos 9 jogos anteriores neste torneio (7 vitórias e 1 empate).
- Foram marcados pelo menos três gols nos 90 minutos em 7 dos últimos 10 jogos do Brighton na Copa da Inglaterra.
- Dois ou mais gols foram marcados no segundo tempo em 6 das 7 partidas anteriores da equipe em casa nesta Copa.
Escalação provisória do Brighton (4-2-3-1)
Jason Steele – Pervis Estupiñán, Jan Paul van Hecke, Adam Webster, Joël Veltman – Carlos Baleba, Yasin Ayari – Julio Enciso, Kaoru Mitoma, Yankuba Minteh – Jorginho Rutter.
Chelsea
Os londrinos também passaram facilmente pela primeira fase do torneio, goleando o Morecambe por 5 a 0 em casa. A equipe começou com confiança na edição passada e chegou à semifinal, onde perdeu para o Manchester City (0:1). Vale destacar que antes disso o Chelsea chegou à final três vezes, mas perdeu em todas. A última vez que venceram a Copa da Inglaterra foi na temporada 2017/18.
Devido a lesões, os meio-campistas Omari Kellyman e Romeo Lavia, assim como os defensores Wesley Fofana e Benoît Badiashile, estão fora de jogo. O atacante Mykhailo Mudryk continua suspenso devido a um teste de doping falhado. Vale também mencionar que o atacante João Félix, os defensores Axel Disasi e Ben Chilwell, assim como os meio-campistas Cesare Casadei e Carney Chukwuemeka, foram transferidos para outros clubes.
- O clube da capital não perdeu em 6 dos 7 jogos anteriores neste torneio (5 vitórias e 1 empate).
- Foram marcados pelo menos quatro gols em 6 dos últimos 8 jogos do Chelsea na Copa da Inglaterra.
- Os londrinos não perderam no segundo tempo em nove jogos anteriores neste torneio (6 vitórias e 3 empates).
Escalação provisória do Chelsea (4-1-4-1)
Filip Jorgensen – Renato Veiga, Axel Disasi, Tosin Adarabioyo, Reece James – Romeo Lavia – João Félix, Tyrique George, Christopher Nkunku, Pedro Neto – Mark Gui.
Árbitro
Jarred Gillett (Austrália)
Partidas – 6 (Premier League, 2024/25);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 28;
Média de cartões amarelos por partida – 4,7;
Mostrou cartões vermelhos – 0;
Faltas em média por partida – 23;
Penalidades – 17%.
Palpite do jogo Brighton x Chelsea
Os londrinos podem certamente contar com um resultado positivo neste confronto, já que têm uma boa estatística em confrontos diretos. Desde que o Brighton entrou na Premier League na temporada 2017/18, as equipes se enfrentaram 16 vezes no campeonato e na Copa da Liga Inglesa, com o Chelsea vencendo 10 vezes e empatando 4. Somente na temporada 2022/23 o Brighton venceu duas vezes.
Também acredito que o jogo será produtivo. Nos confrontos entre esses clubes, em média, são marcados cerca de três gols por partida. Em 7 dos 8 encontros anteriores na Premier League e na Copa da Liga Inglesa houve troca de gols. Também destaco que ambas as equipes marcaram em todos os seis últimos confrontos diretos no Amex no campeonato.
Meu palpite é "2X e Ambos Marcam – Sim"