O jogo da 6ª rodada da fase de grupos da Conferência League 2025/26 entre AZ Alkmaar (Países Baixos) e Jagiellonia (Polônia) será disputado em 18 de dezembro no estádio AFAS. AZ Alkmaar – Jagiellonia: palpite e aposta, odds, estatísticas.
AZ Alkmaar
Até recentemente o time ocupava a 27ª posição do grupo, somando apenas 3 pontos nas três primeiras rodadas da Conference League, mas a situação mudou. Na segunda metade da fase de grupos, o AZ venceu duas partidas seguidas, sendo a última uma goleada sobre a Drita (3:0). Assim, os alkmaarders subiram para a 13ª colocação; agora falta apenas 1 ponto para entrar no top-8. Se o clube superar a Jagiellonia, terá boas chances de classificação direta às oitavas. Caso contrário, os playoffs começarão nas eliminatórias. Cabe destacar que o AZ ainda não sofreu revés em seus jogos como mandante nesta competição. Além disso, as duas partidas em casa no torneio terminaram com classificação sem sofrer gols. Também é importante mencionar que o time teve descanso extra, já que o jogo do campeonato contra o Excelsior foi adiado dos últimos fins de semana para o próximo ano.
- AZ venceu suas 6 partidas anteriores em casa na Conference League.
- A sequência de confrontos do clube nesta competição alcançou 17 jogos (10 vitórias, 7 derrotas).
- A equipe marcou nos últimos 10 jogos em casa na Conference League.
Escalações provisórias do AZ Alkmaar (4-3-3)*
Rom-Jayden Owusu-Oduro – Wouter Goes, Mateo Chaves, Aléxandre Penetra, Mes de Wit – Kees Smit, Per Koopmeiners, Sven Mijnans – Wesley Paatati, Isak Jensen, Troy Parrott.
No departamento médico estão o meia Jordi Klass, os atacantes Mex Merdink e Lequincio Zefeyk, além dos laterais Denso Casius e Seiya Maikuma.
Jagiellonia
Na semana passada o clube foi derrotado em casa pelo Rayo Vallecano (1:2). Assim, a Jagiellonia viu sua longa série invicta na Conference League — que somava 11 jogos (6 vitórias, 5 empates) — chegar ao fim. Mais importante: o time caiu para a 18ª colocação da tabela geral, ficando com poucas chances de entrar no top-8. Mesmo com mais uma derrota, os poloneses provavelmente ainda permaneceriam na zona de playoffs, embora seja preciso acompanhar os resultados dos concorrentes. No torneio principal da Conference League, a Jagiellonia ainda não venceu fora de casa — as duas últimas viagens terminaram em empate. Contudo, independentemente do estádio, a equipe marcou em 12 jogos consecutivos nesta competição.
- Os poloneses não venceram em 5 dos últimos 7 jogos fora de casa na Conference League (3 empates, 2 derrotas).
- O clube vence com handicap (+1,5) em 12 partidas seguidas neste torneio.
- Ambas as equipes marcaram em 4 dos 5 últimos jogos como visitante da Jagiellonia na Conference League.
Escalações provisórias da Jagiellonia (4-3-3)*
Slawomir Abramowicz – Norbert Wojtuszek, Bernardo Vital, Dusan Stoinovic, Bartlomiej Wdowik – David Drachal, Leon Flak, Jesus Imas – Alejandro Poso, Oskar Petushevski, Afimiko Pululu.
Árbitro
Stefan Ebner (Áustria)
Partidas – 9 (Encontros internacionais, 2024/25–2025/26);
Cartões amarelos mostrados (incluindo segundos) – 34;
Média de cartões amarelos por partida – 3,8;
Cartões vermelhos mostrados – 2;
Faltas em média por partida – 24;
Penaltis – 11%.
AZ Alkmaar – Jagiellonia: palpite do jogo
O AZ costuma se destacar pelo jogo ofensivo, mas agora também mostra progresso nas ações defensivas. A equipe fez quatro jogos com clean sheet em 3 dos 4 últimos compromissos na Conference League, e em um recorte maior venceu sem sofrer gols em 7 dos 10 confrontos recentes neste torneio. Na fase de grupos, os holandeses ainda não sofreram gols jogando em casa; somando as seis partidas anteriores em solo próprio na Conference League, o clube sofreu apenas um gol. É importante mencionar que o AZ deve chegar mais descansado, já que, ao contrário do adversário, não atuou pelo campeonato no último fim de semana.
A Jagiellonia estendeu sua sequência de jogos com gols para 12 partidas na Conference League, porém marcou apenas um gol em 6 dos últimos confrontos desse período. A equipe não consegue fazer mais de um gol desde os jogos de qualificação no verão. Fora de casa, os poloneses fizeram ao menos 2 gols em apenas 1 dos 7 últimos jogos na competição, e já houve partidas em que o clube sequer balançou as redes.
Meu palpite – Jagiellonia ITM 1
* Para cada equipe é indicada a escalação inicial do seu último jogo nesta competição.
