O primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores 2025 entre Atlético Nacional (Colômbia) e São Paulo (Brasil) acontecerá no dia 13 de agosto, no estádio Gran Parque Central, em Montevidéu. Atlético Nacional x São Paulo: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Atlético Nacional
Os comandados de Javier Gandolfi se classificaram para os playoffs como segundo lugar no grupo F. A equipe venceu 3 partidas em casa, mas perdeu todas as 3 fora. Vale destacar que os colombianos preferem um futebol sem compromissos e, nas últimas 13 partidas na Copa Libertadores, não tiveram empates (5 vitórias e 8 derrotas). A última vez que o Atlético chegou aos playoffs do torneio foi em 2023, quando alcançou as quartas de final.
Na pré-temporada, o clube contratou vários agentes livres e alguns jogadores por empréstimo. Destacam-se o meio-campista Mateus Uribe e o goleiro David Ospina. O clube vendeu o atacante Oscar Perea e o zagueiro Edier Ocampo.
- Em pelo menos uma equipe não marcou no tempo regulamentar em 8 dos últimos 9 jogos dos colombianos na Copa Libertadores.
- O Atlético não perdeu no tempo regulamentar em 19 dos últimos 22 jogos em casa neste torneio (14 vitórias e 5 empates).
- Três ou mais gols foram marcados no tempo regulamentar em 6 dos últimos 8 jogos do clube em casa na Copa Libertadores.
Escalação provisória do Atlético Nacional (4-2-3-1)
Arlen Castillo – Joan Castro, Simon Garcia, Andres Salazar, Cesar Haydar – Jorman Campuzano, Elkin Rivero – Marlos Moreno, Juan Bausa, Billy Arce – Facundo Batista.
São Paulo
Os brasileiros venceram facilmente o grupo D, com 4 vitórias e 2 empates. Curiosamente, apenas o Palmeiras (18 pontos) teve melhor desempenho na fase de grupos do que o São Paulo (14 pontos). Vale também mencionar que a equipe sofreu apenas 4 gols, ficando atrás de apenas dois clubes na fase de grupos da atual Copa Libertadores. Os brasileiros chegam aos playoffs pelo sexto ano consecutivo. No ano passado, a equipe chegou às quartas de final, onde perdeu nos pênaltis para o futuro campeão do torneio, o Botafogo.
Em junho, a equipe foi assumida por Hernán Crespo. Também houve a venda do atacante William Gomes e do zagueiro Diego Costa. Foram contratados por empréstimo os meio-campistas Santiago Longo e Marcos Antonio, além do zagueiro Jamal Lewis. O clube também se reforçou gratuitamente com o zagueiro Wendell e o meio-campista Oscar.
- O clube não perde no tempo regulamentar na Copa Libertadores há 15 jogos (9 vitórias e 6 empates).
- Não mais que 2 gols foram marcados no tempo regulamentar em 10 dos últimos 12 jogos do São Paulo neste torneio.
- A equipe não sofreu gols no tempo regulamentar nas últimas 5 partidas fora de casa na Copa Libertadores.
Escalação provisória do São Paulo (3-5-2)
Henrique Rafael – Nahuel Ferraresi, Sabino, Alan Javier Franco – Damian Bobadilla, Maik, Rodriguinho, Marcos Antonio, Enzo Hernan Diaz – Andre Oliveira Silva, Lucas Ferreira.
Devido a lesões, os meio-campistas Oscar e Luis Gustavo, os zagueiros Robert Arboleda e Wendell, assim como os atacantes Ryan Francisco e Jonathan Calleri, não estão disponíveis para jogar.
Árbitro
Gustavo Tejera (Uruguai)
Partidas – 6 (Encontros internacionais, 2025);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 30;
Média de cartões amarelos por partida – 5;
Mostrou cartões vermelhos – 0;
Faltas em média por partida – 24;
Penalidades – 0%.
Palpite do jogo Atlético Nacional x São Paulo
Os bookmakers claramente subestimam o representante da Série A. Afinal, os brasileiros são participantes regulares da Copa Libertadores nos últimos anos e consistentemente chegam aos playoffs. Mesmo fora de casa, o clube é perigoso para qualquer adversário e, nas últimas 7 partidas como visitante neste torneio, não sofreu nenhuma derrota no tempo regulamentar – 5 vitórias e 2 empates.
Além disso, é importante mencionar que é muito difícil marcar contra o São Paulo. Nos últimos 7 jogos fora de casa na Copa Libertadores, o clube sofreu apenas 1 gol. Os colombianos também têm bons resultados em casa, mas nos últimos 11 jogos não conseguiram vencer no tempo regulamentar em 6 partidas (3 empates e 3 derrotas). Portanto, com segurança, proponho o palpite – "São Paulo com handicap (0)"
