O final da Copa Libertadores 2024 entre Atlético Mineiro (Brasil) e Botafogo (Brasil) acontecerá no dia 30 de novembro, no estádio Monumental, em Buenos Aires. Atlético Mineiro x Botafogo: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
Partidas – 11 (Jogos Internacionais, 2024);
Cartões amarelos mostrados (incluindo segundos) – 47;
Média de cartões amarelos por partida – 4,3;
Cartões vermelhos mostrados – 1;
Faltas em média por partida – 25;
Pênaltis – 9%.
Escalações provisórias para o jogo Atlético Mineiro x Botafogo
Atlético Mineiro (3-4-3): Everson – Lyanco Vojnovic, Rodrigo Battaglia, Junior Alonso – Gustavo Scarpa, Alan Franco Palma, Fausto Vera, Guilherme Arana – Hulk, Paulinho, Deyverson.
Botafogo (4-2-3-1): John Furtado – Vitinho, Bastos, Adryelson, Alex Telles – Danilo Barbosa, Marlon Freitas – Tchê Tchê, Jefferson Savarino, Matheus Martins – Tiquinho Soares.
Para cada equipe, está listado o elenco inicial de seu último jogo neste torneio.
Atlético Mineiro
Os comandados de Gabriel Milito passaram com confiança pela fase semifinal, derrotando o River Plate. A equipe já havia nocauteado os argentinos no primeiro jogo em casa com um placar de 3:0, e no jogo de volta jogou tranquilamente para um empate sem gols. No caminho para o jogo principal, o clube brasileiro sofreu apenas duas derrotas, conquistando oito vitórias e dois empates. Para o Atlético Mineiro, esta é apenas a segunda vez que chega à final da Copa Libertadores – em 2013, a equipe venceu o torneio, derrotando o Olimpia do Paraguai nos pênaltis.
- Pelo menos uma equipe não marcou em 8 dos 9 jogos anteriores do clube na Copa Libertadores.
- No máximo dois gols foram marcados em 5 dos últimos 6 jogos do Atlético Mineiro neste torneio.
- Em 8 dos 9 jogos anteriores dos brasileiros na Libertadores, uma das equipes venceu com um "placar em branco" no segundo tempo.
Botafogo
A equipe teve um início ruim na atual edição da Copa Libertadores, sofrendo duas derrotas consecutivas. A partir daí, até a semifinal, o clube brasileiro não perdeu no tempo regulamentar, conquistando 4 vitórias e empatando outras 4 vezes. Na fase anterior, o Botafogo resolveu a questão da classificação para a final já no primeiro jogo, goleando o Peñarol em casa por 5:0. No jogo de volta, o clube permitiu-se perder com a diferença necessária – 1:3. Anteriormente, a equipe nunca havia chegado à final.
O defensor Mateo Ponte perderá o jogo devido a uma suspensão.
- O Botafogo não sofreu mais de um gol após 90 minutos em 9 dos 11 jogos anteriores na Copa Libertadores.
- Em 7 dos últimos 10 jogos do clube neste torneio, o primeiro tempo terminou em empate.
- A equipe abriu o placar em 7 dos 10 jogos anteriores na Libertadores.
Atlético Mineiro x Botafogo: palpite do jogo
Os bookmakers dão preferência aos visitantes nominais na próxima final, e com razão. A forma atual do Botafogo é muito melhor, liderando o campeonato brasileiro. Já o Atlético Mineiro está apenas no meio da tabela. Além disso, os comandados de Gabriel Milito não conseguem vencer há dez jogos oficiais consecutivos (Série A, Copa do Brasil e Libertadores). Por outro lado, a equipe de Arthur Jorge perdeu apenas uma vez nas últimas 20 partidas oficiais.
Há apenas 10 dias, os adversários se enfrentaram na Série A. O Atlético Mineiro jogou em casa, mas ficou apenas no empate sem gols, enquanto o Botafogo dominou completamente o adversário em todos os aspectos: chutes a gol – 27:3, escanteios – 11:1, posse de bola – 70:30, xG – 2,11:0,09. No primeiro turno do campeonato brasileiro, o Botafogo já havia derrotado os conterrâneos em casa por 3:0. Acrescento ainda que, nos cinco encontros anteriores na Série A, o Atlético Mineiro venceu apenas uma vez (1 empate e 3 derrotas).
Meu palpite é “Vencedor da Copa Libertadores – Botafogo”