A partida da 1ª rodada da La Liga entre Athletic e Sevilla acontecerá no dia 17 de agosto no estádio San Mamés, em Bilbao. Athletic x Sevilla: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Athletic
Os bascos terminaram a última temporada da La Liga na 4ª posição. O clube de Bilbao conseguiu entrar no quarteto dos melhores pela primeira vez desde a temporada 2013/14, o que lhe garantiu a participação na fase de grupos da Liga dos Campeões após 11 anos. Destaca-se que a equipe de Ernesto Valverde foi a melhor em termos defensivos, com apenas 29 gols sofridos. No entanto, na pré-temporada, o Athletic disputou 7 amistosos e decepcionou não só nos resultados, mas também no desempenho defensivo, com 1 vitória e 6 derrotas, e uma diferença de gols de 6:15.
No verão, a equipe se reforçou com o defensor Jesús Areso e o atacante Robert Navarro. Além disso, o clube emprestou o atacante Álvaro Djalo, o defensor Hugo Rincon e o goleiro Julen Agirrezabala.
- O clube não perdeu em 26 dos 29 jogos anteriores no campeonato (15 vitórias e 11 empates).
- Pelo menos uma equipe não marcou nos últimos 7 jogos do Athletic na La Liga.
- Na última rodada da temporada passada, os bascos perderam para o Barcelona, mas antes disso, tinham uma sequência invicta de 15 jogos no campeonato (10 vitórias e 5 empates).
Escalação provisória do Athletic (5-2-3)
Unai Simón – Yuri Berchiche, Daniel Vivian, Andoni Gorosabel, Adama Boiro, Lekue – Mikel Haurregui, Iñigo Ruiz de Galarreta – Nico Williams, Gorka Guruzeta, Iñaki Williams.
O defensor Unai Eguiluz está fora devido a suspensão. Por lesão, os meio-campistas Unai Gómez, Beñat Prados e Oihan Sancet, além do defensor Aitor Paredes, perderão o jogo.
Sevilla
A equipe terminou o último campeonato na 17ª posição, quase sendo rebaixada para a Segunda Divisão. Os sevilhanos superaram o adversário mais próximo da zona de rebaixamento por apenas 1 ponto. No século XXI, o Sevilla nunca terminou tão baixo na tabela. Vale ressaltar que o clube ficou próximo dos três últimos colocados devido aos maus resultados na primavera – nas últimas 11 rodadas, obteve apenas 1 vitória (2 empates e 8 derrotas). Neste verão, a equipe disputou 6 amistosos, nos quais perdeu apenas uma vez (2 vitórias e 3 empates).
Desde julho, o time é comandado pelo técnico Matías Almeyda, que anteriormente trabalhou no AEK. Curiosamente, o clube não comprou nem vendeu ninguém neste verão. Como agentes livres, chegaram o atacante Alfonso González e o defensor Gabriel Suazo.
- O Sevilla sofreu o primeiro gol em 6 dos 8 jogos anteriores na La Liga.
- Fora de casa, o Sevilla tem uma sequência de 5 derrotas no campeonato.
- A equipe não venceu no 1º tempo em 13 jogos consecutivos na La Liga (9 empates e 4 derrotas).
Escalação provisória do Sevilla (4-4-2)
Álvaro Fernández – Kike Salas, Marcão, José Carmona, Adrià Pedrosa – Rubén Vargas, Djibril Sow, Juanlu Sánchez, Nemanja Gudelj – Dodi Lukebakio, Rafa Mir.
Devido a lesões, o jogo será perdido pelos defensores Ramón Martínez, Loïc Badé e Tanguy Nianzou, os meio-campistas Joan Jordán e Stanis Idumbo-Muzambo, além do atacante Chidera Ejuke.
Árbitro:
Francisco José Hernández (Espanha)
Partidas – 19 (La Liga, 2024/2025);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 87;
Média de cartões amarelos por partida – 4,5;
Mostrou cartões vermelhos – 2;
Faltas em média por partida – 24;
Penalidades – 16%.
Palpite do jogo Athletic x Sevilla
Os sevilhanos quase foram rebaixados da La Liga por um motivo. Nas últimas três temporadas, o clube praticamente não investiu na compra de jogadores de alto nível, o que resultou em classificações abaixo do 10º lugar. Com base na política de transferências deste verão, ou melhor, na ausência dela, o Sevilla deve lutar novamente pela sobrevivência neste campeonato. Os visitantes chegam ao início da nova temporada com apenas uma vitória sobre o rebaixado Las Palmas nos últimos 11 jogos na La Liga.
Os bascos jogaram muito bem na última temporada em casa na La Liga, onde perderam apenas para Atlético de Madrid e Barcelona. A defesa do clube sofreu, em média, menos de 0,7 gol por jogo em casa no campeonato. Considerando que o Sevilla tem atacantes fracos, o Athletic pode manter sua defesa intacta novamente. Vale destacar que, nas últimas duas temporadas, o clube de Bilbao venceu este adversário três vezes sem sofrer gols e houve um empate.
Meu palpite é “Vitória do Athletic”