O jogo das oitavas de final da Copa do Rei entre Alavés e Rayo Vallecano será disputado em 14 de janeiro, no estádio Mendizorroza, em Vitoria-Gasteiz. Alavés – Rayo Vallecano: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Alavés
A equipe de Eduardo Coudet já sofreu goleadas no atual caminho da Copa do Rei contra Getxo (7:0) e Portugalete (3:0), e na fase anterior avançou ao eliminar o Sevilla por 1 a 0. Assim, o Alavés venceu no tempo regulamentar 7 das 9 últimas partidas nesta competição, e todas essas vitórias foram sem sofrer gols. O clube chegou às oitavas de final pela terceira vez nos quatro últimos anos, mas nunca conseguiu superar esta fase nesse período. A melhor campanha do time na Copa do Rei foi a final na temporada 2016/17.
- O Alavés marcou em 5 partidas seguidas na Copa do Rei.
- Em casa, no torneio, o clube não perdeu em 11 das 12 últimas partidas (8 vitórias, 3 empates).
- Em 13 das 15 últimas partidas em casa na Copa do Rei, o time não sofreu mais de um gol.
Escalações provisórias do Alavés (4-5-1)
Raúl Fernández-Cavada Mateos – Jon Pacheco, Nahuel Tenaglia, Jonny, Yussef Enríquez – Antonio Blanco, Carles Aleñá, Pablo Ibáñez, Aitor Mañas, Carlos Vicente – Toni Martínez.
O atacante Lucas Boyé e o meia Denis Suárez estão lesionados.
Rayo Vallecano
Os madrilenhos também avançaram por três fases, vencendo o Unikos (6:1), o Real Ávila (1:1, prorrogação 1:0) e a Granada (3:1). Vale destacar que todas essas partidas foram como visitante. O Rayo tem sofrido gols em seis jogos seguidos na Copa do Rei, mas a sequência com gols marcados é ainda maior, somando 12 partidas. O clube atingiu as oitavas de final pelo terceiro ano consecutivo, sem sucesso em superar esta fase até agora. Recentemente, na temporada 2021/22, o Rayo repetiu sua melhor campanha na competição, chegando às semifinais.
- Houve gols de ambos os lados nas 6 últimas partidas do Rayo Vallecano na Copa do Rei.
- Fora de casa, no torneio, o clube venceu 6 das 7 partidas anteriores (1 derrota).
- Em 9 das 11 últimas partidas fora na Copa do Rei, o time marcou ao menos dois gols.
Escalações provisórias do Rayo Vallecano (4-4-2)
Dani Cárdenas – Andrei Rațiu, Florian Lejeune, Alfonso Espino, Joshua Veltrood – Gerard Gumbau, Carlos Martín, Pedro Díaz, Fran Pérez – Óscar Trejo, Álvaro García.
O meio-campista Paté Ciss está em concentração com a seleção. Os defensores Luis Felipe e Abdul Mumin e o meia Unai López estão lesionados.
Palpite para o jogo Alavés x Rayo Vallecano
Os adversários se enfrentaram recentemente pelo Campeonato Espanhol, e o duelo de outubro terminou com vitória mínima do Rayo. Esse resultado não quebrou a série de confrontos de baixa produção de gols entre as equipes, que já dura oito jogos. Acredito que o próximo encontro deve seguir essa tendência: não houve mudanças significativas em nenhuma das equipes desde então, e ambas estão entre as de menor eficiência ofensiva nesta temporada.
O Alavés não consegue marcar mais de um gol em casa há cinco partidas oficiais. Os resultados positivos de Eduardo Coudet têm passado por uma defesa sólida: nas 8 partidas anteriores em casa, entre Campeonato e Copa do Rei, a equipe só sofreu mais de um gol diante do Real Madrid.
O Rayo marcou 5 gols nas duas últimas partidas oficiais, sendo três contra a Granada (que luta contra o rebaixamento na Segunda) e dois contra o Mallorca (em situação semelhante na La Liga). Antes disso, o Rayo havia marcado apenas duas vezes em oito jogos de campeonato. Mesmo fora de casa, a equipe de Íñigo Pérez raramente concede mais de um gol por partida.
Meu palpite – «Total menos de 2,5»
* Para cada equipe foi indicada a escalação titular do seu último jogo nesta competição.
