O jogo da 8ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2025/26 entre Ajax (Países Baixos) e Olympiacos (Grécia) acontecerá em 28 de janeiro na Johan Cruyff Arena, em Amsterdã. Ajax – Olympiacos: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Ajax
Os neerlandeses foram os piores da fase de grupos até a quinta rodada, perdendo todas essas partidas. No entanto, venceram os dois últimos jogos — ambos fora de casa — e voltaram à briga por uma vaga nos playoffs. Primeiro derrotaram o Qarabağ (4:2) e, na partida anterior, surpreenderam o Villarreal (2:1). Estão dois pontos atrás do top-24, portanto apenas a vitória no jogo final mantém a chance de classificação. É importante mencionar que, junto a outros dois rivais, o Ajax tem a defesa mais vazada: 19 gols sofridos.
- A série do Ajax nesta competição soma 14 partidas sem meio-termo (4 vitórias e 10 derrotas).
- Houve pelo menos três gols em 11 das 13 últimas partidas do clube na Liga dos Campeões.
- A equipe sofreu dois ou mais gols em 10 das 12 últimas partidas neste torneio.
Escalações provisórias do Ajax (4-3-3)
Vitezslav Jaros – Anton Goey, Aaron Baumann, Owen Wijndal, Juri Baas – Juri Regeer, Davy Klaassen, Jordy Mokhio – Oscar Gluh, Mika Godts, Kasper Dolberg.
O meio-campista Steven Bergwijn e o atacante Wout Weghorst estão lesionados.
Olympiacos
Os gregos também conquistaram as duas únicas vitórias da fase de grupos nas duas últimas rodadas. Após triunfar fora sobre o Kairat (1:0), surpreenderam ao vencer o Bayer Leverkusen em casa (2:0). O Olympiacos soma ainda dois empates, o que o mantém na zona de pontuação do estágio principal do torneio. No momento está em 24º, mas não pode perder pontos na 8ª rodada, já que corre risco de ficar fora dos playoffs.
- O clube não venceu em 9 das 11 partidas anteriores na Liga dos Campeões (5 empates e 4 derrotas).
- Houve no máximo dois gols em 5 das 7 últimas partidas do Olympiacos nesta competição.
- Os gregos marcaram em 6 das 7 últimas partidas fora de casa na Liga dos Campeões.
Escalações provisórias do Olympiacos (4-5-1)
Konstantinos Tzolakis – Kostinha, Lorenzo Pirola, Panagiotis Retsos, Francisco Ortega – Rodinei, Santiago Este, Schikinho, Christos Mouzakitis, Chiquinho – Mehdi Taremi.
Árbitro
François Letexier (França)
Partidas – 18 (Encontros internacionais, 2024/25–2025/26);
Cartões amarelos mostrados (incluindo segundos) – 77;
Média de cartões amarelos por partida – 4,3;
Cartões vermelhos mostrados – 4;
Faltas em média por partida – 21;
Pênaltis – 39%.
Palpite do jogo Ajax – Olympiacos
A motivação na tabela é enorme para ambos os times: somente a vitória mantém a chance de avançar, portanto não se espera jogo defensivo nem “controle” por um empate. Diante de adversários de força semelhante, a vantagem do mando de campo pode ser decisiva — mas o Ajax perdeu todos os cinco jogos anteriores em casa na Liga dos Campeões e, em cada um deles, sofreu no mínimo dois gols.
Acredito que os neerlandeses terão dificuldade para manter o zero no placar. O Olympiacos não vence com frequência fora, mas nas seis partidas anteriores neste torneio perdeu apenas para times de maior calibre como Arsenal e Barcelona, e marcou em 6 das 7 últimas partidas como visitante na Liga dos Campeões. Por isso, a opção mais adequada é apostar na troca de gols: ambos os clubes entrarão em campo buscando a vitória e lutarão até o apito final.
Meu palpite – Ambas equipes marcam — sim
