O jogo das oitavas de final da Copa da Itália entre Roma e Torino será disputado no dia 13 de janeiro no Estádio Olímpico, em Roma. Roma – Torino: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Roma
A equipe dirigida por Gian Piero Gasperini fará sua estreia nesta edição da Copa da Itália. Na temporada passada, a Roma foi eliminada nas quartas de final pelo Milan (1:3). Em termos gerais, o clube não tem obtido grandes campanhas neste torneio e não supera esta fase desde 2017. Também vale destacar que, nas dez partidas anteriores da Roma na Copa da Itália, só em uma ocasião o time conseguiu manter o zero no placar.
- O clube não perdeu no tempo regulamentar em 6 dos últimos 7 jogos em casa na Copa nacional (5 vitórias, 1 empate).
- Ao menos três gols foram marcados em 10 das 11 partidas caseiras anteriores do time neste torneio.
- Ambas as equipes marcaram no tempo regulamentar em 8 dos 10 últimos jogos da Roma em seu estádio na Copa da Itália.
Escalações provisórias da Roma (3-4-3)*
Mile Svilar – Gianluca Mancini, Daniele Gilardi, Mario Hermoso – Zeki Çelik, Kwadjo Koné, Niccolò Pizilli, Konstantinos Tsimikas – Matías Soulé, Paulo Dybala, Evan Ferguson.
Os meio-campistas Lorenzo Pellegrini, bem como os atacantes Artem Dovbyk e Leon Bailey, vão desfalcar a partida por lesão. Além disso, a participação do atacante Evan Ferguson está em dúvida devido a um problema físico.
Torino
Caminho até as oitavas: o time de Marco Baroni superou duas fases ao eliminar Modena (1:0) e Pisa (1:0). Na edição anterior da Copa da Itália, o Torino avançou apenas uma fase, caindo na fase de 1/16 contra o Empoli (1:2). No século XXI, o clube só chegou às quartas de final em quatro ocasiões. Também é importante mencionar que, na Copa nacional, o Torino não foi derrotado no tempo regulamentar em 8 dos últimos 10 jogos (6 vitórias, 2 empates).
- A equipe não venceu no tempo regulamentar em 11 dos 12 jogos anteriores como visitante na Copa da Itália (3 empates, 8 derrotas).
- O clube sofreu pelo menos dois gols no tempo regulamentar em 7 dos 10 últimos jogos fora de casa neste torneio.
- Os turineses marcaram no máximo um gol em 10 das 12 últimas partidas fora de casa na Copa nacional.
Escalações provisórias do Torino (3-5-2)*
Alberto Paleari – Ardian Ismajli, Guillermo Maripán, Saúl Coco – Valentino Lazaro, Gvidas Gineitis, Nikola Vlašić, Zakaria Aboukhlal, Adrian Tamez – Duván Zapata, Cyril Ngonge.
O zagueiro Perr Schuurs ficará de fora por lesão. Também são dúvidas para a partida o defensor Markus Pedersen e o meio-campista Ivan Ilić.
Palpite para o jogo Roma – Torino
Em casa, a Roma tem apresentado bom desempenho na Copa da Itália, somando oito vitórias no tempo regulamentar em 11 jogos recentes (1 empate, 2 derrotas). Um traço marcante desse período é a alta produtividade ofensiva: em apenas três ocasiões a equipe não superou a marca de dois gols no tempo regulamentar. Além disso, nas últimas duas partidas em casa pela Série A, o time anotou cinco gols no total.
O Torino, por sua vez, tem dificuldades longe do seu estádio na Copa: desde 2010, o clube acumulou oito derrotas no tempo regulamentar em 12 jogos como visitante (1 vitória, 3 empates). Em apenas um desses confrontos, contra um adversário de menor nível (Siena), o Torino sofreu menos de dois gols em 90 minutos.
Espero uma atuação produtiva dos mandantes neste confronto, e meu palpite: Roma ITB 1,5
*As escalações indicadas referem-se ao último jogo de cada equipe.
