A final da Supercopa da Itália entre Napoli e Bologna será realizada em 22 de dezembro, no estádio Mrsool Park, em Riade (Arábia Saudita). Napoli x Bologna: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Napoli
Na semifinal, a equipe de Antonio Conte superou o Milan por 2 a 0. Assim, o Napoli somou apenas a segunda vitória nos seis últimos jogos em edições da Supercopa da Itália. Além disso, a equipe conseguiu manter o zero no placar apenas pela segunda vez nas sete partidas anteriores em torneios italianos. Como consequência, os napolitanos disputarão sua segunda final da Supercopa da Itália em três temporadas; a última conquista do clube neste torneio foi em 2014.
- O time não perdeu no tempo regulamentar em 8 dos 10 últimos jogos entre Série A, Copa e Supercopa da Itália (6 vitórias, 2 empates).
- Foram marcados no máximo dois gols em 90 minutos em 7 das 9 partidas anteriores do clube em torneios italianos.
- Os napolitanos sofreram gols no tempo regulamentar em 5 das 7 últimas partidas no Campeonato, na Copa nacional e na Supercopa da Itália.
Escalações provisórias — Napoli (3-4-3)*
Vanja Milinković-Savić – Giovanni Di Lorenzo, Amir Rrahmani, Juan Jesus – Leonardo Spinazzola, Eljif Elmas, Scott McTominay, Stanislav Lobotka – David Neres, Rasmus Hojlund, Matteo Politano.
O goleiro Alex Meret e os meio-campistas André-Frank Zambo Anguissa, Billy Gilmour e Kevin De Bruyne não jogarão por lesão. É importante mencionar que o atacante Romelu Lukaku foi incluído na lista para o torneio, mas não está pronto para ser titular.
Bologna
O clube participa de sua primeira Supercopa da Itália e já alcançou a final ao eliminar o Inter (1:1, 3:2 nos pênaltis). Além disso, nessa sequência recente em competições italianas o Bologna dificilmente ficou sem marcar: em 7 das 8 partidas anteriores na Série A, Copa e Supercopa da Itália a equipe sempre balançou as redes. Contudo, o time também teve altos e baixos no aproveitamento em tempo regulamentar nas últimas partidas do calendário nacional.
- O time não perdeu no tempo regulamentar em 12 das 14 últimas partidas entre Campeonato, Copa nacional e Supercopa da Itália (7 vitórias, 5 empates).
- O clube não sofreu mais de um gol em 90 minutos em 8 das 9 partidas anteriores em torneios italianos.
- O Bologna marcou no tempo regulamentar em 7 das 8 últimas partidas na Série A, na Copa e na Supercopa da Itália.
Escalações provisórias — Bologna (4-5-1)*
Federico Ravaglia – Juan Miranda, Torbjorn Heggem, Jhon Lucumí, Emil Holm – Federico Bernardeschi, Nicola Moro, Jens Odgaard, Tommaso Pobega, Riccardo Orsolini – Santiago Castro.
O zagueiro Nicolo Casale e o meio-campista Remo Freuler não jogarão por lesão.
Napoli x Bologna: palpite do jogo
Ambos os rivais atuaram de forma ofensiva nas semifinais e, na minha avaliação, têm condições de proporcionar gols na decisão. As equipes mostram índices de produtividade interessantes: o Napoli deixou de marcar apenas três vezes nas 18 últimas partidas em torneios italianos, e em nove desses confrontos o clube marcou pelo menos duas vezes. O Bologna também tem sido eficaz na criação: nas 13 últimas partidas em competições italianas, só em duas ocasiões a equipe não balançou as redes no tempo regulamentar; em nove delas, marcou pelo menos dois gols. Ao mesmo tempo, o Bologna costuma ter dificuldades defensivas, sofrendo gols com certa frequência nessa amostra.
Espero troca de gols neste confronto; portanto, meu palpite: Ambas marcam — Sim
* Para cada equipe, a escalação indicada corresponde ao último jogo do clube nesta competição.
