O jogo da 7ª rodada da Ligue 1 entre Metz e Marseille acontecerá no dia 4 de outubro no estádio Saint-Symphorien. Metz x Marseille: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Metz
Os comandados de Stéphane Le Mignan são a única equipe que ainda não venceu na atual temporada da Ligue 1. No último fim de semana, o Metz empatou com o Le Havre (0:0), conseguindo assim seu 2º ponto no campeonato. O clube não sofreu gols pela primeira vez em 8 partidas na Ligue 1 e nos playoffs de promoção, mas outros aspectos positivos ainda não são visíveis. A equipe ocupa isoladamente a última posição na tabela, estando três pontos atrás do penúltimo colocado. Vale destacar as atuações não muito seguras na defesa: após 6 rodadas do campeonato, o Metz sofreu um total de 13 gols – apenas o Lorient tem um desempenho pior (14).
- O clube não marcou mais de 1 gol no tempo regulamentar em 7 dos últimos 9 jogos na Ligue 1 e nos playoffs de promoção.
- A série sem vitórias do Metz, sem contar prorrogações, dura 8 partidas nesses torneios (4 empates, 4 derrotas).
- Foram marcados pelo menos 2 gols no tempo regulamentar em 16 dos 19 jogos anteriores dos comandados de Stéphane Le Mignan na Ligue 1, Ligue 2 e nos playoffs de promoção.
Escalação provisória do Metz (3-4-3)
Jonathan Fischer – Koffi Kouao, Therry Yegbe, Jean-Philippe Gbamin – Boubakar Traore, Jessie Demenge, Morgan Bokelé, Yury-Michel Mboula – Gauthier Hein, Cheikh Sabaly, Habib Diallo.
A suspensão do principal defensor Sadibou Sané chegou ao fim. Outro jogador da defesa, Fodé Ballo-Touré, recuperou-se de lesão, mas ainda estão no departamento médico o defensor Yury-Michel Mboula e o meio-campista Benjamin Stambouli.
Marseille
A equipe cometeu alguns deslizes no início da temporada da Ligue 1, mas depois os comandados de Roberto De Zerbi ganharam ritmo e começaram a perseguir os líderes. Uma semana atrás, o Marseille derrotou o Strasbourg, alcançando sua 3ª vitória consecutiva no campeonato – uma sequência que o clube não tinha desde fevereiro deste ano. A série de jogos bem-sucedidos permitiu que os marselheses subissem para a 3ª posição na tabela, estando atrás apenas de Lyon e PSG.
- O Marseille marcou pelo menos 1 gol em 9 dos últimos 11 jogos na Ligue 1.
- A série de jogos sem empates da equipe neste torneio chegou a 8 jogos (6 vitórias, 2 derrotas).
- O clube sofreu gols em 14 dos 16 jogos anteriores no campeonato.
Escalação provisória do Marseille (4-2-3-1)
Geronimo Rulli – Amir Murillo, Leonardo Balerdi, Nayef Aguerd, Facundo Medina – Matt O'Riley, Pierre-Emile Højbjerg – Timothy Weah, Igor Paixão, Angel Gomes – Amine Gouiri.
O principal defensor Facundo Medina está lesionado. Pelo mesmo motivo, os meio-campistas Geoffrey Kondogbia e Amad Traoré não ajudarão a equipe.
Árbitro
Clément Turpin (França)
Partidas – 20 (Ligue 1, 2024/25–2025/26);
Cartões amarelos mostrados (incluindo segundos) – 62;
Média de cartões amarelos por partida – 3,1;
Cartões vermelhos mostrados – 3;
Faltas em média por partida – 23;
Penalidades – 25%.
Palpite do jogo Metz x Marseille
Após subir para a Ligue 1, o Metz ainda não conseguiu vencer e ocupa isoladamente a última posição na tabela. No entanto, agora a equipe jogará em casa, e isso é importante destacar, pois com o apoio da torcida, o clube não parece completamente sem esperanças. O Metz perdeu apenas uma das três partidas anteriores em casa no campeonato, nunca sofrendo mais de 1 gol. Considerando a Ligue 1, Ligue 2 e os playoffs de promoção, a equipe sofreu apenas 3 derrotas nos últimos 23 jogos, e nas raras partidas malsucedidas, o clube perdeu estritamente por uma diferença mínima no placar.
O Marseille sabe como esmagar os adversários no estádio em casa, mas fora de casa os comandados de Roberto De Zerbi parecem significativamente mais modestos. A equipe não venceu em 7 dos últimos 9 jogos fora de casa no campeonato – além disso, em 7 desses 9 jogos, o clube marcou no máximo 1 gol, e 6 dos 9 jogos terminaram em derrota. Não menos importante, os marselheses venceram apenas um dos sete últimos confrontos diretos com o Metz na Ligue 1. Além disso, a equipe pode estar em desvantagem em termos de frescor, pois durante a semana o Marseille gastou muita energia em um jogo da Liga dos Campeões.
Acredito que os anfitriões têm condições de manter o Marseille sob pressão até os últimos minutos. Meu palpite é "Metz com handicap (+1,5)"