A partida da 10ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 entre as seleções da Itália e da Noruega acontecerá no dia 16 de novembro no estádio San Siro, em Milão. Itália x Noruega: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Itália
Os comandados de Gennaro Gattuso venceram a Moldávia fora de casa na última rodada (2:0). Esta vitória foi a sexta consecutiva da equipe neste ciclo de eliminatórias. No entanto, mesmo com essa excelente sequência, os italianos têm apenas chances remotas de classificação direta para a fase final da Copa do Mundo: a diferença de gols dos líderes noruegueses é significativamente melhor. A vaga na repescagem já estava garantida para a Itália antes da última rodada. Vale destacar que a seleção marcou pelo menos duas vezes em 6 jogos durante as eliminatórias para a Copa do Mundo.
- Não foram marcados mais de três gols em 18 dos 22 jogos anteriores da Itália nas eliminatórias para a Copa do Mundo.
- Em casa, nesta competição, a seleção não sofreu mais de um gol em 14 partidas consecutivas.
- A equipe abriu o placar em 6 dos últimos 8 jogos em casa nas eliminatórias para a Copa do Mundo.
Escalação provisória da seleção da Itália (4-4-2)
Gianluigi Donnarumma – Alessandro Buongiorno, Andrea Cambiaso, Gianluca Mancini, Raoul Bellanova – Riccardo Orsolini, Sandro Tonali, Bryan Cristante, Nicolo Barella – Francesco Esposito, Giacomo Raspadori.
Noruega
Os escandinavos continuam sem perder pontos. A vitória na última rodada sobre a Estônia (4:1) foi a sétima consecutiva dos comandados de Ståle Solbakken nesta qualificação. Nos três últimos jogos, os noruegueses marcaram pelo menos três vezes. No total, a seleção já marcou 33 gols, igualando o recorde de gols para grupos de 5 equipes. No grupo I, a Noruega está três pontos à frente dos italianos, e apenas uma derrota por uma margem de 9 gols ou mais tiraria a primeira posição dos noruegueses.
- Nos últimos 5 jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo, a equipe não sofreu mais de um gol.
- Fora de casa, os escandinavos venceram 7 dos 9 jogos anteriores nesta competição (1 empate, 1 derrota).
- Os noruegueses marcaram em 8 dos últimos 9 jogos fora de casa nas eliminatórias para a Copa do Mundo.
Escalação provisória da seleção da Noruega (4-3-3)
Ørjan Nyland – Thorbjørn Heggem, David Møller Wolfe, Julian Ryerson, Kristoffer Ajer – Oscar Bobb, Patrick Berg, Sander Berge – Erling Haaland, Alexander Sørloth, Antonio Nusa.
Árbitro
Alejandro Hernández Hernández (Espanha)
Partidas – 12 (Encontros internacionais, 2024/25 - 2025/26);
Cartões amarelos mostrados (incluindo segundos) – 31;
Média de cartões amarelos por partida – 2,6;
Cartões vermelhos mostrados – 1;
Faltas em média por partida – 20;
Penalidades – 25%.
Palpite para o jogo Itália x Noruega
A impossibilidade de superar os noruegueses foi mencionada por Gennaro Gattuso, que também expressou insatisfação com o atual sistema de qualificação. O técnico da seleção italiana pode ser compreendido: mesmo 21 pontos podem não ser suficientes para a classificação para a fase final, e uma goleada sobre a Noruega com o placar necessário, sejamos realistas, é praticamente impossível. Além disso, a equipe só conseguiu vencer a Moldávia na última rodada nos minutos finais do tempo regulamentar. Não estou certo de que a Itália terá grande motivação para conquistar a vitória a qualquer custo. É preciso evitar lesões e lembrar dos jogadores pendurados com cartões, pois os italianos ainda enfrentarão a repescagem.
Por outro lado, os noruegueses têm muita motivação. A seleção não participa da fase final da Copa do Mundo desde 1998, e garantir a classificação oficial com 100% de aproveitamento no grupo seria um feito histórico para a Noruega, que não está acostumada a grandes conquistas. Além disso, há a possibilidade de bater o recorde de gols, precisando marcar apenas uma vez. Erling Haaland, por si só, pode cumprir essa meta.
No primeiro turno, os escandinavos venceram os italianos por 3:0. Não ficaria surpreso com uma vitória agora, mas sugiro uma aposta mais cautelosa: "Noruega marca e não perde"
