A partida da 5ª rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 entre as seleções da Dinamarca e da Escócia acontecerá no dia 5 de setembro, no estádio Parken, em Copenhague. Dinamarca x Escócia: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Dinamarca
Os dinamarqueses iniciam a atual qualificação para a Copa do Mundo, enquanto na última eliminatória a equipe venceu seu grupo com segurança, conquistando nove vitórias em dez jogos, oito vezes sem sofrer gols. No entanto, no torneio principal, a seleção teve um desempenho ruim, ficando em último lugar no grupo com França, Austrália e Tunísia. Vale destacar que a única derrota da Dinamarca nos últimos 19 jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo foi justamente contra a Escócia.
- A seleção não perdeu no tempo regulamentar nos últimos nove jogos em casa nas eliminatórias para a Copa do Mundo (7 vitórias, 2 empates).
- A equipe marcou pelo menos dois gols em 90 minutos em 6 dos últimos 9 jogos em casa nesta eliminatória.
- Os dinamarqueses não sofreram gols no tempo regulamentar em 5 dos últimos 6 jogos em casa nas eliminatórias para a Copa do Mundo.
Escalação provisória da seleção da Dinamarca (4-3-3)
Kasper Schmeichel – Rasmus Kristensen, Joachim Andersen, Jannik Vestergaard, Patrick Dorgu – Mikkel Damsgaard, Pierre-Emile Højbjerg, Morten Hjulmand – Andreas Olsen, Rasmus Højlund, Jacob Bruun Larsen.
O meio-campista Christian Eriksen não foi convocado para os próximos jogos da seleção, e o atacante Gustav Isaksen está lesionado.
Escócia
Os comandados de Steve Clarke também farão seu primeiro jogo na atual eliminatória para a Copa do Mundo. Na qualificação anterior para este torneio, a Escócia ficou em segundo lugar no grupo com a Dinamarca e avançou para os playoffs, mas foi derrotada pelos ucranianos por 1:3 na primeira rodada e não se classificou para a Copa do Mundo. Essa derrota interrompeu uma sequência de 6 vitórias consecutivas da seleção nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Além disso, os escoceses não sofreram gols em 5 dos últimos 7 jogos nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Vale mencionar que a Escócia não se classificou para a Copa do Mundo no século XXI.
- A equipe não perdeu no tempo regulamentar em 6 dos últimos 7 jogos fora de casa nas eliminatórias para a Copa do Mundo (4 vitórias, 2 empates).
- Não foram marcados mais de dois gols em 90 minutos nos últimos cinco jogos fora de casa da seleção nesta eliminatória.
- Os escoceses marcaram exatamente 1 ou 2 vezes no tempo regulamentar em 5 dos últimos 6 jogos fora de casa nas eliminatórias para a Copa do Mundo.
Escalação provisória da seleção da Escócia (4-5-1)
Liam Kelly – Max Johnston, John Souttar, Grant Hanley, Andrew Robertson – Ryan Christie, Billy Gilmour, Scott McTominay, Kenny McLean, John McGinn – Che Adams.
O goleiro Craig Gordon não foi convocado para a seleção devido a uma lesão. O defensor Kieran Tierney também está fora devido a um problema físico.
Árbitro
Daniel Siebert (Alemanha)
Partidas – 15 (Encontros internacionais, 2024/25);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 69;
Média de cartões amarelos por partida – 4,6;
Mostrou cartões vermelhos – 5;
Faltas em média por partida – 23;
Penalidades – 13%.
Palpite para o jogo Dinamarca x Escócia
Em casa, os dinamarqueses jogam quase impecavelmente, frequentemente alcançando o resultado máximo. A equipe prefere um futebol ofensivo e marca regularmente: nos últimos nove jogos em casa nas eliminatórias para a Copa do Mundo, a seleção não conseguiu balançar as redes apenas contra os irlandeses, e em seis ocasiões durante esse período, os dinamarqueses superaram a defesa adversária pelo menos duas vezes. Além disso, em quatro partidas nesse período, a Dinamarca marcou não menos que quatro vezes.
Os escoceses também procuram atuar de forma ofensiva mesmo fora de casa: nos últimos sete confrontos fora de casa nas eliminatórias para a Copa do Mundo, a equipe só deixou o campo sem marcar em uma ocasião, e em três jogos balançou as redes adversárias pelo menos duas vezes. Nos últimos 11 jogos fora de casa nas eliminatórias para a Copa do Mundo, a Escócia jogou sem sofrer gols apenas quatro vezes e até sofreu contra Malta.
Espero um troca de gols neste confronto, e meu palpite é: "Ambas marcam – sim"
