O confronto da 10ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 entre as seleções da República Tcheca e Gibraltar acontecerá no dia 17 de novembro, no estádio Andrův, em Olomouc. República Tcheca x Gibraltar: palpite e aposta, odds, estatísticas.
República Tcheca
Há um mês, a equipe surpreendentemente perdeu para as modestas Ilhas Faroe (1:2). Essa derrota mostrou que os tchecos estão em um período de declínio. Após uma série de três vitórias consecutivas no início deste ciclo de qualificação, a seleção venceu apenas 1 dos últimos 4 jogos (1 empate, 2 derrotas). Com apenas 4 pontos dos 12 possíveis, a equipe está fora da disputa por uma vaga direta na Copa do Mundo. Como resultado, após os jogos de outubro, Ivan Hašek deixou o cargo de técnico principal. Agora, como técnico interino, Jaroslav Köstl, que anteriormente trabalhava na equipe de Ivan Hašek, está no comando. Vale ressaltar que os tchecos não participaram da última rodada de qualificação, e após a vitória da Croácia sobre as Ilhas Faroe, a equipe garantiu o segundo lugar no grupo.
- A seleção marcou pelo menos 2 gols em 4 dos 5 jogos anteriores em casa nas eliminatórias para a Copa do Mundo.
- A série invicta em casa da República Tcheca neste torneio dura 8 partidas (5 vitórias, 3 empates).
- Não mais que 3 gols foram marcados em 8 dos últimos 10 jogos da equipe na qualificação para a Copa do Mundo.
Escalação provisória da República Tcheca (4-2-3-1)
Matěj Kovář – Vladimír Coufal, Martin Vitík, Jaroslav Zelený, David Jurásek – Tomáš Souček, Lukáš Červ – Adam Karabec, David Douděra, Lukáš Provod – Patrik Schick.
O zagueiro titular Ladislav Krejčí está suspenso.
Gibraltar
A seleção está muito perto de terminar sua campanha nas eliminatórias para a Copa do Mundo sem somar nenhum ponto. Recentemente, Gibraltar abriu o placar no jogo em casa contra Montenegro, mas o resultado final foi mais uma derrota (1:2). Assim, os comandados de Scott Wiseman perderam definitivamente as chances de alcançar o 4º lugar no grupo, embora seja preciso reconhecer que a probabilidade de superar qualquer adversário era praticamente nula desde o início. Gibraltar perdeu em cada um dos 27 jogos anteriores na qualificação para a Copa do Mundo, então o principal objetivo da equipe é conquistar os primeiros pontos históricos neste torneio.
- A seleção sofreu pelo menos 2 gols em 26 dos últimos 27 jogos nas eliminatórias para a Copa do Mundo.
- São marcados no mínimo 3 gols nas 13 partidas fora de casa consecutivas de Gibraltar neste torneio.
- A equipe venceu com handicap (+3,5) em 6 dos 8 jogos anteriores na qualificação para a Copa do Mundo.
Escalação provisória de Gibraltar (5-4-1)
Jaylan Hankins – Ethan Jolley, Kian Ronan, Bernardo Lopes, Jace Olivero, Kai Mauro – Liam Jessop, Nicholas Pozo, Dan Bent, James Scanlon – Dylan Borg.
O zagueiro titular Louie Annesley não ajudará a equipe devido a suspensão.
Árbitro
Sascha Stegemann (Alemanha)
Partidas – 10 (Encontros internacionais, 2024/25–2025/26);
Cartões amarelos mostrados (incluindo segundos) – 66;
Média de cartões amarelos por partida – 6,6;
Cartões vermelhos mostrados – 3;
Faltas em média por partida – 29;
Pênaltis – 30%.
Palpite para o jogo República Tcheca x Gibraltar
Claro, mesmo sem motivação de tabela, a República Tcheca simplesmente não pode perder pontos contra um adversário como Gibraltar. Mas atualmente é improvável que a seleção aplique uma goleada esmagadora sobre o oponente. Em primeiro lugar, a equipe venceu apenas 1 dos últimos 4 jogos na qualificação para a Copa do Mundo, o que resultou na mudança de treinador em outubro. Além disso, é importante mencionar que a República Tcheca conquistou apenas 1 vitória expressiva nos últimos 15 jogos nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Embora a seleção tenha vencido Gibraltar por 4:0, desde então, não conseguiu vencer com uma diferença de 5 gols em 16 jogos consecutivos neste torneio.
Gibraltar continua perdendo em todos os jogos na qualificação para a Copa do Mundo, mas as derrotas expressivas não são mais tão frequentes como antes. Por exemplo, nos últimos 4 jogos deste torneio, vimos apenas 1 goleada, e mesmo assim, os comandados de Scott Wiseman perderam para a Croácia por 0:3. Com uma diferença superior a 4 gols, a seleção perdeu apenas 1 dos últimos 8 jogos nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Jogando fora de casa, Gibraltar evitou derrotas por uma diferença de 5 gols em 7 dos últimos 9 jogos na qualificação para a Copa do Mundo.
Meu palpite é "Gibraltar com handicap (+4,5)"
