O confronto da 1ª rodada do Mundial de Clubes 2025 entre Chelsea (Inglaterra) e Los Angeles (EUA) acontecerá no dia 16 de junho, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta (EUA). Chelsea x Los Angeles: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Chelsea
Os londrinos se classificaram para o Mundial de Clubes como vencedores da Liga dos Campeões da UEFA de 2021. Para os ingleses, esta é a terceira participação no torneio: em 2012, o time chegou à final, mas foi derrotado pelo Corinthians por 1 a 0, e em 2021, conquistou o troféu ao vencer o Palmeiras na decisão por 2 a 1. Nesta temporada, a equipe de Enzo Maresca terminou em 4º lugar na Premier League inglesa e também venceu a Liga Conferência.
No elenco dos londrinos, destaca-se Cole Palmer, que na última temporada da Premier League marcou 15 gols e deu 8 assistências.
- Exatamente dois ou três gols foram marcados no tempo regulamentar em 8 dos últimos 9 jogos dos ingleses na Liga dos Campeões da UEFA.
- Pelo menos uma equipe não marcou nos 90 minutos em 6 dos 8 jogos anteriores do Chelsea na Liga dos Campeões da UEFA.
- Os londrinos não perderam no tempo regulamentar em 15 dos últimos 20 jogos na Liga dos Campeões da UEFA e no Mundial de Clubes (12 vitórias e 3 empates).
Escalação provisória do Chelsea (4-2-3-1)
Robert Sánchez – Reece James, Levi Colwill, Tosin Adarabioyo, Marc Cucurella – Moisés Caicedo, Enzo Fernández – Cole Palmer, Pedro Neto, Noni Madueke – Nicolas Jackson.
Los Angeles
A equipe representa a América do Norte e faz sua estreia neste torneio. Em 2023, o Los Angeles chegou à final da Liga dos Campeões da CONCACAF, mas foi derrotado pelo León nas duas partidas (0:1 e 1:2). Vale destacar que os californianos ganharam a oportunidade de jogar no Mundial de Clubes após a desqualificação do León, que violou as regras da FIFA. A última vaga para o Mundial de Clubes foi conquistada pelos comandados de Steven Cherundolo ao vencerem o América do México em um jogo de playoff no dia 1º de junho (1:1, prorrogação 1:0).
Os últimos sucessos do clube estão associados a Steven Cherundolo, que comanda a equipe há mais de três anos. No elenco americano, vale destacar Denis Bouanga. O atacante californiano ficou entre os três melhores artilheiros da MLS nas duas temporadas anteriores.
- A série de jogos sem empate do clube no tempo regulamentar na Liga dos Campeões da CONCACAF conta com nove partidas (4 vitórias e 5 derrotas).
- Exatamente dois ou três gols foram marcados nos 90 minutos em 11 dos últimos 15 jogos do Los Angeles neste torneio.
- A equipe não perdeu no 2º tempo em 12 das 14 partidas anteriores na Liga dos Campeões da CONCACAF (9 vitórias e 3 empates).
Escalação provisória do Los Angeles (4-3-3)
Hugo Lloris – Ryan Hollingshead, Marlon, Eddie Segura, Sergi Palencia – Timothy Tillman, Mark Delgado, Igor Jesus – Denis Bouanga, Jeremy Ebobisse, Yo Yeboah.
Árbitro
Jesús Valenzuela (Venezuela)
Partidas – 18 (Encontros internacionais, 2024–2025);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 98;
Média de cartões amarelos por partida – 5,4;
Mostrou cartões vermelhos – 3;
Faltas em média por partida – 28;
Penalidades – 17%.
Palpite do jogo Chelsea x Los Angeles
Os londrinos chegaram à final deste torneio duas vezes e conquistaram o troféu uma vez. Apenas nestas duas edições havia sete participantes, e os ingleses jogaram apenas duas partidas por torneio. É importante mencionar que, em quatro de seus jogos no Mundial de Clubes, o Chelsea venceu apenas uma vez com uma vantagem de mais de um gol.
Será difícil para a equipe de Enzo Maresca vencer os californianos com um placar confortável. O Los Angeles está atualmente em 5º lugar na MLS e perdeu apenas 4 vezes em 16 rodadas, com apenas uma derrota por mais de um gol de diferença. Além disso, a equipe americana não perdeu por mais de um gol de diferença em 18 dos últimos 19 jogos na Liga dos Campeões da CONCACAF.
Na minha opinião, se o Chelsea vencer, será por um placar mínimo. A equipe venceu por dois ou mais gols de diferença em apenas quatro dos últimos 21 jogos na Premier League e na Liga Conferência. Além disso, o Mundial de Clubes acontecerá nos EUA, o que significa que a equipe de Steven Cherundolo certamente terá o apoio caloroso dos torcedores.
Meu palpite: "Los Angeles com handicap (+1,5)"