O duelo das oitavas de final da Copa do Rei entre Burgos e Valencia será no dia 15 de janeiro, no estádio El Plantío. Burgos x Valencia: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Burgos
Um dos representantes da Segunda División iniciou sua trajetória na Copa com duas vitórias suadas na prorrogação: primeiro o Burgos superou o Atlético Tordesillas e, na sequência, eliminou o Zaragoza. Na fase anterior o time teve pela frente o Getafe, mas desta vez resolveu a vaga em 90 minutos. A equipe marcou três gols contra um adversário de meio de tabela da LaLiga, embora nas duas partidas anteriores tenha somado apenas um gol no tempo regulamentar. Assim, o Burgos igualou o melhor desempenho de sua história no torneio — a única outra vez em que chegou às oitavas foi na temporada 1972/73.
- A equipe não perdeu no tempo regulamentar em 6 dos 8 últimos jogos da Copa do Rei (4 vitórias, 2 empates).
- O Burgos sofreu gols em 7 dos 8 confrontos anteriores em seu estádio neste torneio.
- Ao menos 2 gols foram anotados em 5 dos 6 últimos jogos em casa do clube na Copa nacional.
Escalação provisória do Burgos (4-4-2)*
Ander Cantero – Aitor Buñuel, Aitor Córdoba, Grego Sierra, Florian Miguel – Víctor Mollejo, Iván Morante, Miguel Atienza, Iñigo Córdoba – Fer Niño, Curro.
Valencia
O clube da Primera também superou três fases da Copa. Embora tenha ameaçado cair já na fase de 1/32 contra a modesta Cartagena, a equipe se impôs e depois eliminou o Sporting de Gijón com autoridade. A trajetória começou com o atropelo ao Maracena por 5 a 0, em outubro. Vale destacar que o Valencia alcança as oitavas de final pela 21ª edição consecutiva. O clube conquistou a Copa do Rei oito vezes, sendo o último título há sete anos. Na temporada passada, a eliminação veio nas quartas de final com uma derrota pesada para o Barcelona (0:5).
- O Valencia marcou pelo menos 2 gols em 5 dos 6 últimos jogos fora de casa na Copa do Rei.
- O clube venceu 7 dos 8 confrontos anteriores nesta competição.
- A equipe está invicta há 18 partidas como visitante na Copa do Rei (14 vitórias, 4 empates).
Escalação provisória do Valencia (4-2-3-1)*
Stole Dimitrievski – Thierry Correia, César Tárrega, José Manuel Copete, José Luis Gayà – Filip Ugrinic, Pepelu – Diego López, Luis Rioja, André Almeida – Lucas Beltrán.
O goleiro Julen Agirrezabala e o zagueiro Muktar Diakhaby seguem fora por lesão.
Palpite para o jogo Burgos x Valencia
Na edição atual da Copa do Rei, o Burgos já chamou a atenção ao eliminar o Getafe; agora o representante da Segunda tentará derrubar mais um clube da LaLiga. Curioso notar que, no jogo da Copa anterior, a equipe não sentiu a diferença de nível e anotou três gols, apesar de ter marcado apenas um em 180 minutos antes disso — um claro reflexo da motivação para se apresentar bem diante de um adversário de maior prestígio.
O Valencia, por sua vez, tradicionalmente encara as partidas da Copa com máxima seriedade, chegando às oitavas pela 21ª vez seguida. Nas 23 partidas mais recentes do clube nesta competição, houve apenas 3 derrotas no tempo regulamentar. Jogos sem gols são ainda mais raros: fora esse período, os valência marcaram em praticamente todos os confrontos, à exceção da partida em casa contra o Barcelona. A sequência de jogos com gols fora de casa na Copa chega a 18 partidas.
É bastante provável que as equipes troquem gols. Palpite: Ambas marcam – sim
* Para cada equipe, a escalação indicada corresponde ao último jogo.
