A partida da 17ª rodada da Premier League entre Brighton e Sunderland será disputada em 20 de dezembro no estádio Amex, em Falmer. Brighton – Sunderland: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Brighton
A equipe de Fabian Hürzeler entrou em campo na última rodada do campeonato fora de casa contra o Liverpool e perdeu por 0:2. Foi o terceiro jogo seguido sem vitória (1 empate e 2 derrotas), algo que o clube não vivia na Premier League desde abril deste ano. Também vale destacar que, pela terceira vez nesta temporada, o time não conseguiu balançar as redes na competição, e em todas as ocasiões foi como visitante. O Brighton caiu para a 10ª posição, mas está apenas três pontos atrás da zona de vagas para competições europeias.
- O time não perdeu em 9 dos 12 jogos anteriores no campeonato – 5 vitórias e 4 empates.
- Houve troca de gols em 10 dos 14 últimos jogos do Brighton na Premier League.
- O clube marcou pelo menos dois gols em 6 de suas 7 últimas partidas em casa no campeonato.
Escalações provisórias do Brighton (4-2-3-1)
Bart Verbruggen – Lewis Dunk, Ferdi Kadıoğlu, Jan Paul van Hecke, Matt Targett – Jack Hinshelwood, Carlos Baleba – Diego Gómez, Brian Guda, Yankuba Minte – Jorginho Rutter.
Por lesão seguem de fora os zagueiros Adam Webster e Solly March, além do atacante Stefanos Tsimas. Cumprirão suspensão o defensor Lewis Dunk e o meio-campista Diego Gómez. O volante Carlos Baleba foi convocado para a seleção.
Sunderland
O time ainda não venceu nas duas partidas do campeonato disputadas fora de casa contra adversários de peso – Liverpool (1:1) e Manchester City (0:3). No entanto, ao retornar ao seu estádio, a equipe de Régis Le Bris já interrompeu a curta sequência sem vitórias ao bater o Newcastle por 1:0. Pela primeira vez em oito rodadas o clube não sofreu gols. Atualmente está na 8ª colocação, mas apenas dois pontos atrás da zona da Liga dos Campeões. Também vale notar que os jogos do Sunderland são os menos produtivos da Premier League – em média 2,25 gols por partida.
- O time conquistou apenas duas vitórias em seus 7 jogos anteriores na Premier League (3 empates e 2 derrotas).
- Fora de casa, o Sunderland não venceu em 6 dos seus 8 últimos jogos na Premier League (2 empates e 4 derrotas).
- O clube marcou mais de 1 gol em apenas 1 dos seus 8 últimos jogos como visitante no campeonato.
Escalações provisórias do Sunderland (4-2-3-1)
Robbin Ruiters – Omar Alderete, Nordi Mukiele, Daniel Ballard, Reynildu Mandava – Noah Sadiki, Granit Xhaka – Enzo Le Fee, Chemsdin Talbi, Bertrand Traoré – Brian Brobbey.
Segue cumprindo suspensão o meio-campista Luke O'Nien. Para a Copa das Nações Africanas foram convocados os meio-campistas Bertrand Traoré, Noah Sadiki e Habib Diarra, os defensores Arthur Masuaku e Reynildu Mandava, e o atacante Chemsdin Talbi.
Árbitro
Darren England (Inglaterra)
Partidas – 10 (Premier League, 2025/26);
Cartões amarelos mostrados (incluindo segundos) – 34;
Média de cartões amarelos por partida – 3,4;
Cartões vermelhos mostrados – 1;
Faltas em média por partida – 21;
Penalidades – 20%.
Palpite do jogo Brighton – Sunderland
Ambas as equipes ainda estão fora da zona de competições europeias, mas têm potencial para subir, inclusive ao grupo dos quatro melhores, se emplacarem duas ou três vitórias seguidas. Portanto, a motivação para este confronto será alta. Ainda assim, minha preferência vai para os donos da casa. O Brighton é muito forte em casa e, nas últimas 16 partidas da Premier League como mandante, perdeu apenas para o Aston Villa (duas vezes). Além disso, vem de um tropeço caseiro contra o West Ham (1:1) e certamente buscará a reabilitação diante de sua torcida.
Por melhor que esteja o Sunderland no campeonato, seus melhores resultados são em casa. Fora de casa, o clube soma apenas duas vitórias nesta edição da Premier League e tem grande dificuldade para marcar como visitante. É importante mencionar também que o Sunderland levará seis jogadores para a Copa das Nações Africanas, a maioria deles titulares. Para um elenco limitado, isso representa um golpe considerável.
Meu palpite – Vitória do Brighton
* Para cada equipe foi indicada a escalação inicial do último jogo na competição.
