O confronto da 17ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 entre Brasil e Chile acontecerá no dia 5 de setembro, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Brasil x Chile: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Brasil
Os comandados de Carlo Ancelotti garantiram sua participação na Copa do Mundo. Em junho, a seleção empatou fora de casa com o Equador (0:0) e, em seguida, venceu o Paraguai em casa por 1:0. A última vez que os brasileiros não sofreram gols em dois jogos consecutivos das eliminatórias foi em março de 2022. Como resultado, o Brasil, com 25 pontos, está na 3ª posição, apenas atrás do Equador, que está em 2º, nos critérios de desempate.
- O Brasil não perdeu em 7 das 8 partidas anteriores nesta eliminatória (4 vitórias e 3 empates).
- Foram marcados no máximo três gols em 13 dos últimos 15 jogos dos brasileiros nas eliminatórias para a Copa do Mundo.
- A seleção venceu 4 dos 5 jogos em casa no atual ciclo de eliminatórias.
Escalação provisória do Brasil (4-2-3-1)
Alisson Becker – Vanderson, Alex Sandro, Marquinhos, Alessandro – Casemiro, Bruno Guimarães – Raphinha Dias, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha – Richarlison.
Chile
Os chilenos perderam todas as chances de chegar ao mundial. Mesmo em relação à 7ª posição, que permite a classificação para a Copa do Mundo através dos playoffs, a diferença é de 8 pontos. Em junho, o Chile perdeu ambos os seus jogos das eliminatórias, sem marcar gols: em casa para a Argentina (0:1) e fora para a Bolívia (0:2). No total, a seleção não consegue marcar em 4 jogos consecutivos das eliminatórias para a Copa do Mundo.
Ricardo Gareca foi demitido em junho. Agora, a seleção é comandada interinamente por Nicolás Córdova.
- A equipe não venceu em 12 dos 13 jogos anteriores das eliminatórias para a Copa do Mundo (3 empates e 9 derrotas).
- A série sem vitórias do Chile fora de casa nas eliminatórias sul-americanas é de 9 jogos – 1 empate e 8 derrotas.
- Os chilenos não marcaram em 8 dos 9 jogos anteriores fora de casa neste torneio.
Escalação provisória do Chile (4-3-3)
Lawrence Vigouroux – Guillermo Maripán, Gabriel Suazo, Benjamín Kuscevic, Fabián Hormazábal – Rodrigo Echeverría, Felipe Loyola, Lucas Assadi – Lucas Cepeda, Ben Brereton, Bruno Barticotto.
O defensor Francisco Sierralta não jogará devido a uma suspensão.
Árbitro
Álexis Herrera (Venezuela)
Partidas – 21 (Encontros internacionais, 2024–2025);
Cartões amarelos mostrados (incluindo segundos) – 96;
Média de cartões amarelos por partida – 4,6;
Cartões vermelhos mostrados – 6;
Faltas em média por partida – 26;
Penalidades – 29%.
Palpite do jogo Brasil x Chile
Ambas as seleções perderam a motivação no torneio. Apenas os brasileiros têm interesse em terminar a qualificação sul-americana na segunda posição, e Carlo Ancelotti está focado em preparar ainda melhor seus novos comandados para a Copa do Mundo. Desde que chegou à seleção brasileira, o técnico italiano rapidamente ajustou a defesa, faltando apenas conquistar uma vitória convincente.
O Brasil raramente enfrenta problemas contra os chilenos. Nos últimos cinco confrontos diretos em nível oficial, os brasileiros venceram todos, sendo que 3 partidas aconteceram no Brasil e terminaram com vitórias "sem sofrer gols" para os anfitriões. Considerando que o Chile marcou apenas 1 gol nos últimos 9 jogos fora de casa das eliminatórias para a Copa do Mundo, acredito que o time outsider do torneio não só perderá, mas também não marcará novamente.
Meu palpite é "Vitória do Brasil sem sofrer gols"