A partida da 1/16 de final da Copa da Inglaterra entre Aston Villa e Tottenham acontecerá no dia 9 de fevereiro, no estádio Villa Park, em Birmingham. Aston Villa x Tottenham: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Aston Villa
Os birminghamenses avançaram com dificuldades na primeira fase da Copa da Inglaterra. Em casa, a equipe venceu o West Ham por 2 a 1, após estar em desvantagem no primeiro tempo. Curiosamente, essa foi apenas a segunda vitória do clube nos últimos 12 jogos deste torneio (1 empate e 9 derrotas). Vale mencionar que, na temporada passada, o time de Unai Emery chegou apenas até a 1/16 de final, onde perdeu para o Chelsea (0:0 e 1:3). Neste século, o clube só chegou à final da Copa da Inglaterra uma vez, na temporada 2014/15, quando perdeu para o Arsenal (0:4).
Devido a lesões, os defensores Tyrone Mings, Matty Cash e Pau Torres, além do meio-campista Ross Barkley, estão fora. Destacam-se as transferências do meio-campista Emiliano Buendía e do atacante John Durán para outros clubes. Além disso, foram contratados por empréstimo o atacante Marco Asensio do PSG, Marcus Rashford do Manchester United e o defensor Axel Disasi do Chelsea. Também foi adquirido o atacante Donyell Malen do Borussia Dortmund.
- O clube não marcou mais de um gol em 11 dos últimos 12 jogos neste torneio.
- O número "1" apareceu no placar final em 7 dos últimos 8 jogos do Aston Villa na Copa da Inglaterra.
- Nos últimos 20 jogos em casa neste torneio, os birminghamenses não tiveram empates (12 vitórias e 8 derrotas).
Escalação provisória do Aston Villa (4-2-3-1)
Robin Olsen – Ian Maatsen, Matty Cash, Ezri Konsa, Tyrone Mings – Boubacar Kamara, Youri Tielemans – Ross Barkley, Morgan Rogers, Leon Bailey – Ollie Watkins.
Tottenham
Os londrinos avançaram na fase anterior com grande dificuldade, vencendo o modesto Tamworth apenas na prorrogação (0:0, prorrogação 3:0). Na edição passada, a equipe foi eliminada rapidamente da Copa da Inglaterra, perdendo na 1/16 de final para o Manchester City (0:1). Vale ressaltar que o Tottenham não vence este torneio desde 1991 e, desde então, não chegou à final.
Devido a lesões, os defensores Radu Dragusin, Destiny Udogie e Cristian Romero, os atacantes Brennan Johnson, Timo Werner, Dominic Solanke e Wilson Odober, além do goleiro Guglielmo Vicario, estão fora. Destaca-se a contratação por empréstimo do defensor Kevin Danso do Lens e do atacante Mathys Tel do Bayern.
- Pelo menos uma equipe não marcou no tempo regulamentar nos últimos sete jogos do Tottenham na Copa da Inglaterra.
- Não mais que três gols foram marcados ao final dos 90 minutos nos últimos sete jogos do clube neste torneio.
- A equipe não marcou no primeiro tempo nos últimos cinco jogos fora de casa neste torneio.
Escalação provisória do Tottenham (4-2-3-1)
Antonin Kinsky – Sergio Reguilon, Radu Dragusin, Archie Gray, Pedro Porro – Pape Sarr, Yves Bissouma – Mikey Moore, Brennan Johnson, James Maddison – Timo Werner.
Árbitro
Anthony Taylor (Inglaterra)
Partidas – 21 (Premier League, 2024/25);
Mostrou cartões amarelos (incluindo segundos) – 70;
Média de cartões amarelos por partida – 3,3;
Mostrou cartões vermelhos – 2;
Faltas em média por partida – 22;
Penalidades – 33%.
Palpite do jogo Aston Villa x Tottenham
Os confrontos entre esses adversários têm sido intensos. Já são 21 encontros consecutivos sem empates em nível oficial: os birminghamenses venceram cinco vezes, enquanto os londrinos venceram 16. Destaco também os resultados dos confrontos no Villa Park – nas últimas 14 partidas da Premier League e da Copa da Liga Inglesa, os visitantes venceram 11 vezes (2 empates e 1 derrota). Portanto, acredito que a equipe de Ange Postecoglou conseguirá, no mínimo, não perder no tempo regulamentar no próximo confronto.
O Tottenham teve um desempenho ruim na Premier League e tenta compensar suas falhas com sucesso nas Copas inglesas. Vale mencionar que os londrinos têm jogado bem fora de casa na Copa da Inglaterra, onde perderam apenas uma vez nos últimos nove jogos ao final dos 90 minutos (3 vitórias e 5 empates). Já o Aston Villa geralmente ignora este torneio e, antes de vencer o West Ham, não havia vencido em seis jogos consecutivos em casa nesta Copa. A equipe de Unai Emery está focada na Liga dos Campeões e em terminar entre os quatro primeiros da Premier League.
Meu palpite – “Vitória do Tottenham ou empate”