Prévia do Campeonato Carioca

O ano de 2026 no Brasil começa com um torneio intrigante: em janeiro, o Campeonato Carioca está de volta. Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Botafogo e diversas equipes de menor expressão medirão forças para decidir quem é o dono do Rio de Janeiro.

Quem será o campeão do Campeonato Carioca em 2026? 

O estadual tem início no dia 14 de janeiro, com a grande decisão marcada para 8 de março, no Maracanã. Neste material, detalhamos o formato da competição, os principais favoritos e as estatísticas que merecem atenção.

Formato do Campeonato Carioca

Em 2026, o Cariocão retorna com um novo regulamento: agora, 12 clubes vão lutar pelo título, divididos em dois grupos. O ponto mais curioso é que os times da mesma chave não se enfrentam até o início do mata-mata: as equipes do Grupo A jogam as seis rodadas da primeira fase contra os integrantes do Grupo B, e vice-versa.

Para o mata-mata, classificam-se os quatro melhores de cada grupo:

  • O 1º colocado do Grupo A / B enfrenta nas quartas de final o 4º colocado do Grupo B/A;
  • O 2º colocado do Grupo A / B encara o 3º colocado do Grupo B/A.

Todas as séries de quartas de final serão decididas em jogo único — com o mando de campo para a equipe de melhor campanha na fase inicial. Os times eliminados nas quartas de final do Carioca seguirão na disputa pela Taça Rio, começando pelas semifinais.

Já as semifinais do Cariocão serão disputadas em confrontos de ida e volta, com cruzamentos definidos por sorteio. A finalíssima, no Maracanã, voltará a ser decidida em partida única.

Outra mudança importante: em caso de empate no tempo regulamentar em qualquer jogo do mata-mata, o vencedor será conhecido na disputa de pênaltis. Anteriormente, o regulamento previa que, em caso de igualdade, avançava a equipe com a melhor classificação geral.

Participantes do Campeonato Carioca

Grupo А

Grupo B

Fluminense

Flamengo

Vasco da Gama

Botafogo

Volta Redonda

Madureira

Sampaio Corrêa

Maricá

Portuguesa

Boavista

Bangu

Nova Iguaçu

Os principais favoritos Campeonato Carioca

O Flamengo desponta como o grande favorito para o próximo estadual, o que não é surpresa para ninguém. Primeiro, o clube vem de uma temporada espetacular, tendo vencido tanto a Série A quanto a Copa Libertadores. Segundo, o Rubro-Negro tem um histórico recente dominante no Rio: desde 2018, nunca ficou de fora da decisão, vencendo cinco das últimas sete edições.

Time

Seguro

Stake

Sportingbet

Flamengo

1.85

1.85

1.85

Botafogo

4.50

4.50

4.50

Fluminense

5.00

5.00

5.00

Vasco da Gama

5.50

5.50

5.50

Surpreende o fato de os analistas colocarem o Botafogo como o segundo favorito, já que o Glorioso decepcionou na última temporada — terminou em sexto no Brasileirão e foi eliminado nas oitavas da Copa do Brasil e da Libertadores. Fluminense e Vasco apresentaram um futebol mais consistente, pelo menos na reta final do ano.

Flamengo

O Flamengo viveu um ano de ouro, faturando o Brasileirão, a Libertadores, a Supercopa do Brasil e o próprio Carioca. No entanto, 2025 terminou com um gosto amargo: os brasileiros perderam para o PSG na final da Copa Intercontinental da FIFA, após defesas espetaculares de Matvey Safonov na disputa de pênaltis.

PSG vs Flamengo (2-1) Penalty Shootout | FIFA Intercontinental Cup Final 2025 

Certamente o clube quer dar uma resposta imediata à torcida. E o elenco permite isso, já que o Flamengo dificilmente perderá peças-chave nesta janela de transferências. O grupo está recheado de estrelas: Everton, Pedro, Samuel Lino, Emerson, Jorginho e outros. Sem esquecer do grande nome do time: Arrascaeta fechou a temporada com números fenomenais de 25 gols e 21 assistências, tendo anotado 2 gols e 2 passes decisivos no Carioca de 2025. A expectativa é de novos recordes para o uruguaio.

Fluminense

O Fluminense terminou o campeonato nacional em quinto lugar e chegou à final da Libertadores — um saldo positivo, apesar das várias trocas no comando técnico. Mano Menezes foi demitido logo na primeira rodada, Renato Gaúcho teve uma passagem curta e, após a queda na Copa Sul-Americana, Luis Zubeldía foi o escolhido. É ele quem deve comandar o Tricolor das Laranjeiras no Cariocão 2026.

No estadual do ano passado, o Flu chegou à final, mas acabou perdendo o título para o rival Flamengo por 2 a 1 no agregado. Um ano depois, o cenário se repete: o Fluminense continua sendo o principal desafiante do seu maior rival na briga pela taça.

Contudo, as chances podem ser impactadas pela saída do capitão Thiago Silva: aos 41 anos, o zagueiro ainda dava aula na defesa e acumulou títulos de peso. Se a retaguarda vai sentir a falta do seu líder e quem assumirá a braçadeira é uma questão que segue em aberto.

Vasco da Gama

O Gigante da Colina não foi bem no Brasileirão, terminando em 14º, mas o Vasco provou ser um time de chegada em mata-matas, capaz de segurar qualquer gigante em um dia inspirado. Mesmo com os problemas na liga, o Cruz-Maltino chegou à final da Copa do Brasil, eliminando pelo caminho Corinthians, Fluminense e Botafogo.

A grande aposta é a joia da base, Rayan, de 19 anos — o atacante balançou as redes 14 vezes este ano. Considerado um dos maiores talentos da América do Sul, ele já desperta o interesse de gigantes europeus. É provável que uma boa atuação no Carioca acelere sua transferência para centros como Espanha ou Inglaterra.

Leia também: