O final da Copa da França entre PSG e Reims acontecerá no dia 24 de maio, no estádio Stade de France, em Saint-Denis. PSG x Reims: palpite e aposta, odds, estatísticas.
PSG
Os parisienses são os atuais campeões deste torneio, tendo derrotado o Lyon na final anterior por 2 a 1. Este foi o 15º título do PSG na Copa da França, sendo que 10 deles foram conquistados no século XXI. No caminho para a final deste torneio, a equipe venceu 4 de seus 5 adversários com uma vantagem de pelo menos 2 gols. Os problemas para os parisienses surgiram apenas na partida inicial, quando venceram o Lens nos pênaltis na 1/32 de final (1:1, nos pênaltis 4:3). Vale ressaltar que no torneio atual, o PSG marcou 18 gols e sofreu apenas 5.
- Houve troca de gols em 7 dos últimos 10 jogos dos parisienses na Copa da França.
- Pelo menos 3 gols foram marcados em 11 das 14 partidas anteriores do clube neste torneio.
- A equipe venceu com handicap (-1,5) em 8 dos últimos 11 jogos na Copa da França.
Escalação provisória do PSG (4-3-3)
Matvey Safonov – Achraf Hakimi, Marquinhos, Lucas Beraldo, Nuno Mendes – Warren Zaïre-Emery, Vitinha, João Neves – Désiré Doué, Ousmane Dembélé, Bradley Barcola.
Reims
O clube chegou à final da Copa da França pela primeira vez desde 1977. O Reims venceu este torneio pela última vez na temporada 1957/58. O caminho até a final foi mais difícil para a equipe em comparação aos parisienses. O Reims superou 3 de seus 5 adversários apenas nos pênaltis, derrotando assim o Monaco (1:1, nos pênaltis 3:1), o Bourgoin-Jallieu (0:0, nos pênaltis 3:2) e o Angers (1:1, nos pênaltis 5:3). No tempo regulamentar, o clube venceu dois adversários – o Still-Mutzig na partida inicial (3:1) e o Cannes na semifinal (2:1). Além disso, o Reims eliminou dois representantes da Ligue 1, enquanto o PSG eliminou apenas um.
- A equipe marcou em 24 dos últimos 25 jogos na Copa da França.
- O clube não perdeu no tempo regulamentar em 7 partidas consecutivas neste torneio (3 vitórias, 4 empates).
- O Reims não sofreu mais de 2 gols em 7 das últimas partidas na Copa da França.
Escalação provisória do Reims (4-5-1)
Yehvann Diouf – Hiroki Sakai, Cédric Kipré, Joseph Okumu, Sergio Akieme – Mory Gbane, Valentin Atangana Edoa, Junya Ito, Keito Nakamura, Mamadou Diakite – Hafiz Ibrahim.
Árbitro
Benoît Bastien (França)
Partidas – 7 (Copa da França, 2022/23–2023/24);
Cartões amarelos (incluindo segundos) – 14;
Média de cartões amarelos por partida – 2;
Cartões vermelhos – 1;
Faltas em média por partida – 24;
Penalidades – 14%.
Palpite do jogo PSG x Reims
O atual campeão do torneio e campeão da Ligue 1 chegou à final com relativa facilidade. Apenas o Lens conseguiu oferecer resistência aos parisienses. Vale mencionar que o PSG tem dominado a Copa da França nas últimas temporadas, conquistando 8 títulos desde 2010. Estou confiante de que o clube da capital está ansioso para adicionar mais um troféu à sua coleção. Sem dúvida, os parisienses estão focados no próximo final da Liga dos Campeões contra o Inter, mas terão tempo suficiente após este jogo para se preparar para o confronto com os milaneses, então é improvável que o PSG sacrifique a final da Copa da França. Pelo contrário, estou certo de que os parisienses têm disposição e profundidade de elenco suficientes para conquistar o título.
Além disso, o próximo adversário do campeão está em uma situação extremamente complicada. Devido ao final decepcionante na Ligue 1, o Reims terminou na zona de repescagem e agora está lutando pela sobrevivência, jogando partidas de transição contra o Metz, entre as quais ocorrerá o confronto com o PSG. Não acredito que o Reims tenha sérias intenções de tirar o troféu do adversário renomado, já que o principal objetivo é garantir a permanência na elite. No entanto, os visitantes têm capacidade de surpreender os parisienses. O Reims marca regularmente na Copa da França e balançou as redes em 24 dos últimos 25 jogos neste torneio. O próprio PSG joga de forma ofensiva e não possui uma defesa confiável: os parisienses sofreram pelo menos um gol em 7 dos últimos 10 jogos na Copa nacional.
Além disso, na Ligue 1, o campeão regularmente buscou bolas no fundo das redes e não conseguiu manter o zero no placar em 6 dos últimos jogos do campeonato. Não há dúvidas sobre o gol dos parisienses. Também adiciono que nos últimos 3 encontros diretos na Ligue 1, os próximos adversários marcaram gols entre si. Portanto, meu palpite é "P1 + Ambas as equipes marcam – sim"
* Para cada equipe, a escalação inicial no último jogo deste torneio está indicada.