O jogo da 15ª rodada da La Liga entre Osasuna e Levante será disputado em 8 de dezembro no estádio El Sadar, em Pamplona. Osasuna – Levante: palpite e aposta, odds, estatísticas.
Osasuna
Na semana passada a equipe mostrou caráter e conseguiu buscar o empate por 2:2 em Mallorca, depois de estar perdendo por 0:2, com ambos os gols do Osasuna saindo após os 80 minutos. Os pamploneses não deixaram o concorrente se distanciar, mas permanecem na 17ª colocação. Se não fosse a reação no final, o clube já estaria na zona de rebaixamento. De qualquer forma, a situação é tensa: a equipe acumula uma série de seis jogos sem vitória no Espanhol (2 empates e 4 derrotas). Desde o início da temporada o Osasuna soma apenas 3 vitórias e 8 derrotas na La Liga — todas as vitórias foram em casa. Além disso, nas 14 primeiras rodadas o time marcou apenas 12 gols, pior apenas que o Oviedo (7).
- A série de partidas com gols do clube em casa no Campeonato dura 27 jogos.
- A equipe sofreu gols em 9 dos últimos 10 jogos na La Liga.
- O Osasuna marcou no máximo 1 gol em 7 dos últimos 10 confrontos neste torneio.
Escalações provisórias da Osasuna (3-4-3)*
Sergio Herrera – Enzo Boyomo, Asier Osambela, Jorge Errando Oros – Jon Moncayola, Aimar Oros, Lucas Torró, Abel Bretones – Víctor Muñoz, Ante Budimir, Rubén García.
Os defensores Alejandro Catena e Íñigo Arguibide cumpriram suspensão. Por lesão o meia Íker Benito não está pronto para o jogo. A participação do lateral Valentín Rosier e do meio-campista Kike Barja é duvidosa.
Levante
Assim como o Osasuna, o Levante não vence há seis rodadas da La Liga. Antes de viajar a Pamplona, a equipe já acumulava quatro derrotas consecutivas no campeonato. Na última rodada os valencianos perderam em casa para o Athletic Bilbao por 0:2. Após esse jogo o Levante se tornou o segundo clube a demitir o treinador na atual temporada da Primera — o Oviedo foi o primeiro. No lugar de Julián Calero assumiu a dupla Álvaro del Moral, que vinha dirigindo as categorias de base, e Vicente Iborra, ex‑assistente de Calero. A missão da nova comissão é muito difícil: depois de 14 rodadas o Levante ocupa a 19ª posição, à frente do Oviedo apenas pelos critérios de desempate.
- Nesta temporada da Primera a equipe sofreu 26 gols — o pior número junto com o Girona.
- Os valencianos venceram com handicap (+1,5) em 5 dos últimos 6 jogos fora de casa no campeonato.
- O Levante marcou em 8 dos últimos 11 jogos na La Liga.
Escalações provisórias do Levante (4-4-2)*
Mathew Ryan – Jérémy Toljan, Unai Elgezabal, Alan Matturo, Manu Sánchez – Carlos Álvarez Rivera, Oriol Rey, Jon Ander Olasagasti, Kervin Arriaga – Karl Etta‑Eyong, Godyuën Koyalyipu.
Os defensores Matías Moreno e Adrián de la Fuente, o meia Pablo Martínez e o atacante Carlos Espi estão fora por lesão.
Palpite do jogo
Os adversários atravessam um momento muito difícil, mas o Osasuna pelo menos tem a vantagem do seu gramado. A equipe está invicta em 8 dos últimos 10 jogos em casa na La Liga, vencendo 7 dessas 10 partidas. Embora as duas últimas partidas tenham sido negativas, os pamploneses enfrentaram adversários mais sólidos — Celta e Real Sociedad. Outro ponto importante é que em cinco jogos consecutivos no estádio do Osasuna na La Liga houve sempre pelo menos 2 gols.
O Levante somou quatro derrotas seguidas no campeonato e a série sem vitórias alcançou seis partidas (1 empate e 5 derrotas), o que resultou na troca de treinador. É preciso destacar que, apesar de jogar melhor fora do que em casa, o time venceu apenas 2 dos 8 jogos como visitante nesta temporada. Quanto à produtividade, a linha de 2 gols foi ultrapassada em 7 desses 8 jogos.
Outro ponto relevante é que o Osasuna somou ao menos 1 ponto em 5 dos 6 últimos confrontos diretos na La Liga (3 vitórias e 2 empates). Palpite – 1X + Mais de 1,5 gols
* Para cada equipe é indicada a formação titular do último jogo naquele torneio.
